Sabe quando você está em frente ao computador realizando um trabalho, mas desvia a sua atenção lendo notícias em portais, olhando o feed das suas redes sociais e, quando se dá conta, percebe que perdeu muito tempo? Isso é procrastinar, pois está adiando o início ou o término de uma tarefa. Parece uma ação inofensiva e natural, contudo, quando se torna um hábito, pode comprometer gravemente a produtividade e, até mesmo, o bem-estar de um indivíduo.

Estima-se que 20% da população mundial sofra com a procrastinação crônica, que ocorre quando esse comportamento se torna a regra e não apenas uma exceção. Se informar e buscar se conhecer é a melhor maneira de repensar suas atitudes para se tornar uma pessoa mais produtiva e feliz. Continue acompanhando e entenda como parar de procrastinar de uma vez por todas.

Entenda melhor o que é a procrastinação

Se você pensa que procrastinar é uma ação comum da nossa época, saiba que isso já ocorre há séculos. Para se ter uma ideia, os filósofos Aristóteles e Sócrates, que viveram no período clássico da Grécia Antiga, criaram uma palavra para se referir a esse tipo de atitude: akrasia, que significa algo como agir contra o seu próprio julgamento, ou seja, desviar sua atenção para atividades sem importância quando sabe que deveria se concentrar em determinada tarefa.

Quem procrastina, geralmente afirma que parece haver uma força que lhe faz desviar o foco do que deveria para se ocupar com coisas que não possuem a mesma relevância. Geralmente, a tarefa importante se mostra cansativa e maçante, o que leva o indivíduo a buscar algo que seja mais prazeroso. Porém, o prazer desfrutado no curto prazo, acaba tendo um preço alto a ser pago em um futuro próximo, já que, se a atividade não for concluída em tempo hábil, as consequências certamente não serão as melhores.

Por que procrastinamos?

A explicação científica para a procrastinação se baseia em um conceito chamado inconsistência no tempo, que é a tendência do cérebro humano de valorizar mais as coisas que trarão recompensas imediatas do que futuras. Assim, uma pessoa que começa uma dieta para perder peso, por exemplo, pode cometer excessos por valorizar mais o prazer de saborear doces no presente do que a ideia de atingir o seu objetivo no futuro e emagrecer.

É como se cada indivíduo fosse formado por dois “eus”, o “eu presente” e o “eu futuro”. Aqueles que sabem exatamente o que desejam para o seu “eu futuro” conseguem manter o foco nas atividades que realizam para alcançar seus objetivos, diferente dos que consideram apenas o eu presente. É por isso que definir metas é tão importante, pois elas permitem que a visão desses dois “eus” permaneça alinhada e, assim, evitar a procrastinação.

Os principais perigos da procrastinação

PSC

Tornar-se um procrastinador crônico pode prejudicar uma pessoa de diversas maneiras. Veja quais são os principais aspectos da vida que esse hábito de deixar tudo para depois pode impactar.

Ansiedade No momento em que a tarefa está sendo adiada, o indivíduo pode até experimentar uma sensação de prazer. Por outro lado, quando não tem escolha e precisa realizar as atividades atrasadas, se vê com muito trabalho a ser feito em um curto espaço de tempo, o que pode torná-lo ansioso por temer não dar conta de tudo.

Baixa autoestima Se uma pessoa tem sete dias para concluir uma atividade, mas enrola e acaba tendo que fazer tudo em apenas dois, a qualidade do seu trabalho certamente será inferior. Com o desempenho prejudicado, ela passa a duvidar da própria capacidade, sentindo-se incapaz e desmotivada.

Gastos desnecessários – A procrastinação para realizar determinadas atividades pode gerar até mesmo prejuízos financeiros. Atrasar para concluir tarefas que envolvem dinheiro, como, por exemplo, pagar contas dentro do prazo de vencimento ou entregar a declaração do imposto de renda, pode levar ao pagamento de multas, custos que não precisavam existir se tudo tivesse sido feito dentro da data prevista.

Problemas nos relacionamentos – Uma pessoa que não cumpre prazos, não é pontual e não honra suas promessas pode enfrentar grandes problemas em seus relacionamentos. Afinal, a confiança é algo muito importante para que as relações deem certo. E essas são coisas bastante comuns na vida dos procrastinadores crônicos. Mesmo que não tenham a intenção de magoar alguém, acabam o fazendo por não terem controle sobre o próprio tempo.

Prejuízos na carreira – A responsabilidade é uma característica imprescindível para quem deseja construir uma carreira de sucesso, o que envolve principalmente cumprir prazos. Os procrastinadores podem enfrentar muitos problemas graves, como: atrasos para entregar pedidos de clientes, para fazer relatórios pedidos pelo chefe, concluir projetos, entre outras situações.

Fadiga – O ato de procrastinar com frequência gera um efeito bola de neve na vida de uma pessoa, porque ela procrastina, se vê com pouco tempo para concluir suas tarefas, se desgasta para conseguir realizar tudo dentro do prazo, se sente fadigada, atrasa a próxima tarefa e assim por diante. Com o tempo, essa sucessão de atitudes descontroladas pode levá-la a um quadro de exaustão.

Como se pode ver, procrastinar é altamente prejudicial para a vida de uma pessoa, impactando em sua saúde, seus relacionamentos, suas finanças e carreira. Dar um basta nesse comportamento é a melhor coisa que pode fazer para o seu próprio bem e de todos aqueles que lhe cercam.

10 Dicas poderosas para parar de procrastinar agora

O filósofo Sêneca tem uma citação bastante marcante que fala sobre a procrastinação: “Enquanto perdemos nosso tempo hesitando e adiando, a vida está se esvaindo.”. Dessa maneira, mudar de atitude e parar de procrastinar é fundamental para que aproveite cada instante da sua vida de modo consciente, realizando coisas que agreguem e que contribuam para a sua satisfação.

A seguir, você irá conferir uma lista com dez atitudes primordiais para eliminar a procrastinação de uma vez por todas do seu caminho.

1 – Saiba qual é o seu período do dia de maior produtividade

Todo mundo tem um período do dia em que se sente mais produtivo. Existem aquelas pessoas que acordam cheias de energia e produzem mais pela manhã, enquanto outras sentem mais sono no início do dia e conseguem se concentrar mais à tarde ou à noite. Se observe para descobrir quando é o seu pico de produtividade, pois essa informação permitirá que planeje o seu dia de modo estratégico.

É importante dizer que aqueles que possuem um emprego formal muitas vezes precisam cumprir horários estipulados pela empresa. Então, se você sabe que seu pico de produtividade é à noite, mas trabalha durante o dia e não tem a possibilidade de mudar isso, basta que construa hábitos que te ajudem a se acostumar. Dormir mais cedo para acordar um pouco antes e realizar alguma atividade energizante antes de ir para o trabalho pode ser muito interessante.

2 – Faça uma lista com suas tarefas

Mesmo que tenha uma memória ótima e consiga se lembrar de tudo o que precisa realizar no dia seguinte, é imprescindível que tenha registros com essa lista, o que pode ser feito em uma agenda de papel ou em um aplicativo, fica a seu critério. Os benefícios de fazer isso são muitos, como:

  • Tirar o excesso de preocupação da sua mente e poder relaxar sabendo que todas as informações estão seguras.
  • Ter o prazer de riscar cada item cumprido ao longo do dia, o que dá motivação para continuar trabalhando.
  • Poder definir horários para cada tarefa de acordo com o nível de importância e dificuldade.

3 – Realize a tarefa mais desafiadora primeiro

A dica anterior irá permitir que ordene suas tarefas por ordem de prioridade e um critério bastante útil a ser considerado é realizar as mais desafiadoras primeiro. No início do dia, você está descansado e terá mais energia para atividades que exigem mais atenção e dedicação. Além disso, o fato de conseguir concluir esse desafio maior, te dará mais motivação para realizar os itens mais simples da lista e que não exigirão tanto de você.

4 – Defina metas específicas

Um ponto bastante importante a ser considerado é que seja específico ao escrever a sua lista de tarefas. Registrar apenas “concluir o relatório financeiro” é muito vago, pois não se sabe em que momento isso irá acontecer, o que abre uma brecha para que a sua mente deixe para depois. Nesse sentido, lembre-se de incluir detalhes, como o prazo para a tarefa ser concluída (estipulado pela empresa, cliente ou outro terceiro) e o seu prazo, que deve ser antes do outro. Assim, terá uma brecha para lidar com eventuais contratempos.

5 – Separe tarefas grandes em etapas

Grande parte das pessoas procrastina quando se vê em meio a uma tarefa muito longa e cansativa, simplesmente porque o seu “eu futuro” não consegue enxergar a conclusão de algo tão grande. Por essa razão, é interessante que separe essa atividade em etapas menores, para que se organize e conclua uma a uma, mantendo sua motivação e evitando que corra o risco de perder o prazo.

Essa é uma medida bastante interessante também para objetivos pessoais, como emagrecer ou poupar para comprar um bem, por exemplo. Assim, o seu “eu futuro” irá considerar cada degrau subido, o que te ajudará a se manter firme durante todo o trajeto, sem pensar em desistir.

6 – Limite as distrações

A procrastinação é algo realizado há séculos, porém, nunca tivemos tantas opções de distrações disponíveis ao nosso redor. O celular, o computador, a TV, cada um desses aparelhos oferece uma infinidade de formas de se distrair e é preciso estar atento para evitar que tomem a sua atenção quando estiver realizando uma tarefa importante. Algumas medidas simples e eficazes incluem:

  • Desabilitar as notificações sonoras do celular, principalmente de aplicativos de mensagens e redes sociais.
  • Deixar o celular longe enquanto estiver realizando uma tarefa importante.
  • Retirar do menu de favoritos do navegador atalhos de redes sociais e portais de notícias (o fato de precisar digitar o endereço permitirá que pense melhor antes de desviar sua atenção).
  • Encontrar um local tranquilo para estudar ou trabalhar quando estiver em casa.
  • Pedir para que familiares ou colegas de trabalho não te chamem enquanto estiver concentrado.

7 – Liberte-se da necessidade de perfeição

Perfeccionismo e procrastinação andam juntos, pois, muitas vezes, uma pessoa tende a procrastinar por achar que não possui as condições perfeitas para realizar determinada tarefa. Mas saiba que é muito melhor ter uma atividade devidamente concluída, mesmo que tenha detalhes a serem melhorados, do que algo que busca ser perfeito, porém pela metade. Busque, sim, dar o seu melhor, mas utilizando as ferramentas que tem ao seu alcance, porque as condições perfeitas podem nunca chegar.

8 – Defina recompensas para se manter motivado

Uma forma simples de se manter motivado ao longo do dia para realizar suas tarefas sem procrastinar envolve definir pequenas recompensas para si mesmo. Não precisa ser nada grandioso ou mirabolante. Você pode, por exemplo, se premiar com 10 minutos olhando suas redes sociais a cada duas horas de trabalho, por exemplo. Contudo, tome cuidado para não se distrair e exceder esse tempo.

9 – Evite ser rígido demais consigo mesmo

Mesmo que se esforce e coloque todas essas dicas em prática, é natural que vez ou outra acabe procrastinando. Se isso acontecer, mantenha-se tranquilo e evite ser rígido demais consigo mesmo. Tenha em mente que a procrastinação não é nenhum crime e é natural de acontecer, só é importante manter a atenção para evitar que se transforme em um hábito e comece a te prejudicar.

10 – Desfrute da satisfação de realizar suas tarefas dentro do prazo

Conseguir entregar todas as tarefas dentro do prazo é extremamente recompensador. Faça isso e comprove o quanto é prazeroso entregar o relatório que o seu chefe pediu na data prevista, ter suas contas pagas em dia, chegar no horário para encontrar uma pessoa especial, ter a sua casa limpa e organizada no tempo que você definiu. Esses pequenos detalhes deixarão a sua vida mais tranquila e feliz.

Espero que tenha gostado e que todas essas dicas e informações te ajudem a superar a procrastinação e se tornar uma pessoa muito mais produtiva. Aproveite para enviar o artigo para os seus amigos e incentivá-los a fazerem o mesmo.

 

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=Mivz8Qh-DwI

https://jamesclear.com/procrastination

https://leaderonomics.com/personal/10-tips-to-beat-procrastination

Copyright: 1486224029 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ntkris