Toda e qualquer empresa deve ter um propósito organizacional bem definido e que seja inspirador para seus colaboradores. Entender esse conceito e saber como desenvolvê-lo é essencial para ter um empreendimento de sucesso. Se você tem dúvidas, veio ao lugar certo, pois vamos esclarecê-las ao longo do artigo, acompanhe!
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O que é Propósito Organizacional?
Em linhas gerais, o Propósito Organizacional é a razão pela qual a empresa existe resumida em uma única frase. Ter esse propósito significa ter uma aspiração pela qual se existe. Essa aspiração deve inspirar os colaboradores e consumidores dos produtos/serviços do empreendimento em questão.
Antes, as companhias eram entendidas como meros objetos de produção de lucros. Porém, essa visão mudou e com ela surgiu o conceito de propósito organizacional. De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, toda empresa tem como objetivo criar um cliente.
Isso significa que as organizações existem para atender as necessidades e solucionar problemas das pessoas. Em outras palavras, as empresas existem para gerar valor para os consumidores. No entanto, se deve observar que esse valor não diz respeito somente aos clientes, mas também a outros públicos interessados (stakeholders), como parceiros, colaboradores, fornecedores e a comunidade em que o empreendimento é atuante.
O propósito organizacional de uma empresa deve ser capaz de sintetizar a essência do empreendimento e o valor que ela entrega à sociedade. O ideal é que esse propósito seja apresentado através de uma frase impactante.
Propósito Organizacional: como desenvolver?
Agora que já conceituamos propósito organizacional, chegou o momento de explicar como desenvolvê-lo e incorporá-lo à cultura da sua empresa.
1. Deve ir além da missão, visão e valores da empresa
Embora o propósito organizacional tenha uma ligação bastante estreita com a missão, a visão e os valores da empresa, não é um sinônimo deles. O resultado esperado pela companhia através de seus produtos e serviços é a missão. Por sua vez, a visão é onde ela deseja chegar no mercado. E os valores são os princípios em que o negócio se baseia para estabelecer uma trajetória.
O propósito organizacional é a razão que aparece por trás da missão, visão e valores. É essa definição que direciona a empresa no sentido de resolver os problemas do consumidor com mais eficiência. Também é o que corrobora para gerar valor para os grupos de interesse. Esse propósito deve ser atemporal e válido para todas as fases do negócio.
2. Utilize critérios para a definição
A construção do propósito organizacional deve considerar alguns critérios relevantes. O primeiro deles é que seja um reforço para a cultura do empreendimento. Deve apresentar claramente a contribuição do negócio para a sociedade, devendo estar traduzida a razão de existência da companhia.
O propósito organizacional ainda deve ter capacidade de inspirar públicos de interesse, levando-os à ação. Os colaboradores precisam conseguir extrair um significado dessa frase que os incentivem a fazer sempre mais. Por fim, deve ser fácil de se lembrar e falar.
3. Atente-se para eventuais erros
Formulou uma frase impactante como propósito organizacional seguindo os critérios acima? Então chegou o momento de verificar se não caiu em alguns erros que podem ser verdadeiras armadilhas. Abaixo listamos os erros mais comuns relacionados à formulação do propósito.
- O Propósito Organizacional deve contribuir para a sociedade e não para o produto/serviço da sua empresa.
- A frase deve responder satisfatoriamente ao questionamento de por que o trabalho da empresa é relevante.
- Essa frase deve utilizar palavras motivacionais e inspiradoras.
- Deve ser curta o bastante para ser facilmente fixada.
- O Propósito Organizacional deve ser amplo o bastante para que se encaixe em qualquer fase da companhia.
4. Envolvimento das lideranças
Os líderes de equipes devem ser envolvidos com o propósito organizacional para que possam levá-los para seus colaboradores. As lideranças devem estar totalmente envolvidas nesse processo de desenvolvimento. Além disso, é importante que haja concordância entre os líderes a respeito do propósito.
Nesse contexto de desenvolvimento e aplicação, os líderes se tornam verdadeiros embaixadores. Concordando e tendo participado do processo de desenvolvimento, é mais fácil para eles motivarem seus colaboradores.
5. O propósito deve ser enraizado na cultura
Tendo definido o propósito organizacional e se certificado da assimilação das lideranças, é necessário voltar o foco para a cultura. A frase do propósito deve ser enraizada na cultura da companhia desde sua base. Inclua essa frase nos treinamentos, eventos, orientações e outros momentos relevantes do empreendimento.
A ideia da frase deve ser fixada na mente dos colaboradores, tornando-se o direcionamento das suas ações. Essa frase deve ser sempre citada e respeitada, no sentido de ser inspiradora para as atividades dos colaboradores.
6. Confiança no propósito
O propósito organizacional deve ser uma base para construir mais confiança dentro e fora da companhia. Em um contexto em que há grande desconfiança em relação às organizações corporativas, é essencial evocar credibilidade e transparência. Para que seja possível construir um registro de maior confiança, é válido ter diálogo aberto com os colaboradores.
Se todos participam da construção do propósito organizacional se sentem integrados nele. Além disso, a partir desse processo de escuta de quem faz a empresa funcionar é possível chegar a uma frase que reflita a realidade. Deve ficar claro que se trata de muito mais do que apenas uma frase de motivação, é a razão pela qual a empresa existe.
7. Siga inspirando
Com o propósito organizacional devidamente assimilado pelos seus colaboradores, chega o momento de manter a inspiração. A frase deve ser usada como mote de para a fase atual e para todas as fases pelas quais a companhia passará. Inclusive, é por isso que ressaltamos a importância de ser uma frase com sentido amplo.
A partir dessa abrangência de diferentes contextos, fica mais fácil atuar com inspiração mesmo diante das dificuldades. Uma empresa que possui uma razão inspirada para existir tem mais ferramentas para superar barreiras e desafios. Dedique-se ao desenvolvimento do propósito organizacional para que ele seja realmente efetivo.
O propósito organizacional é a razão pela qual uma empresa existe. Considerando essa informação, qual é a razão do seu negócio? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos empreendedores para levar a informação e a reflexão adiante!