Prudência é uma orientação ao futuro, uma forma de raciocínio prático e autogerenciamento que ajuda o indivíduo a atingir objetivos de longo prazo, de forma efetiva, e por meio da ponderação das consequências das suas ações realizadas ou não.
A pessoa prudente não sacrifica objetivos de longo prazo por prazeres em curto prazo, pelo contrário, mantém-se focada naquilo que no final das contas lhe trará maior satisfação. O prudente não deve ser confundido com medroso, paralisado, exageradamente cauteloso, tenso ou tímido.
Contents
Benefícios da Prudência
- Pessoas prudentes são mais assertivas em suas decisões, pois analisam as situações antes de tomá-las. O indivíduo prudente consegue focar em seus objetivos de longo prazo de forma coesa e tem mais paciência para esperar o momento certo de alcançá-los.
- A virtude confere à pessoa um nível maior de sensibilidade para identificar situações de risco, e isso possibilita ao indivíduo um senso maior de autopreservação e o cuidado com o outro.
- A pessoa prudente tem uma visão de futuro maior.
- A prudência confere ao indivíduo mais perspectivas sobre um mesmo assunto e maior assertividade nas ações.
O Que isto Significa Sobre o Indivíduo Prudente
O indivíduo que tem como força pessoal a prudência consegue ter mais paciência e estabilidade e controle emocional para esperar o momento certo de os seus objetivos serem plenamente alcançados. Toma suas decisões de forma preventiva, focando em eliminar problemas que podem surgir em decorrência de atos impensados. Sua prudência é representada às vezes por um excesso de medo de se expor a riscos, o que, em certos momentos pode transformar-se em um fator de limitação.
Refletindo sobre a Ponderação
- Como a sua prudência influencia as suas ações cotidianas?
- Que elementos evidenciam que você é uma pessoa prudente?
- O que sente quando se depara com pessoas imprudentes?
- Como a sua prudência influencia as pessoas a sua volta?
- Qual a importância da ponderação em sua vida?
- Quais características da sua sensatez mais se destacam em sua personalidade?
Subutilização da Força
Esta pessoa se reconhece como alguém prudente e, que essa força pessoal é importante para direcionar, assertivamente, suas atitudes ao alcance de suas metas e objetivos. Entretanto, às vezes, este indivíduo pode subutilizar sua prudência quando, em determinados contextos (bebe e dirige ou não respeita a sinalização de trânsito, por exemplo), assume riscos desnecessários que podem prejudicar tanto sua integridade física e emocional como também a de terceiros.
Formas de Usar a Prudência
- Mostre sua prudência através de seus exemplos e não apenas de palavras.
- Busque conciliar sua ponderação também com ações de curto prazo.
- Mantenha-se prudente mesmo que as condições não sejam as mais favoráveis.
- Esteja próximo das pessoas que considera exemplos de bom senso e procure em seus exemplos reforçar sua força e poder pessoal.
- Mostre às pessoas a sua volta como a prudência é importante para realizar projetos de longo prazo.
Viu como a prudência é uma virtude extremamente positiva e que nos ajuda a conquistar grandes resultados? Exercite mais a sua e conquiste ainda mais em sua vida pessoal e profissional!