psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem é um campo da Psicologia que estuda o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social da infância até a vida adulta. Esta abordagem compreende, ainda, as mudanças comportamentais pelas quais passamos ao longo dos anos, e o entendimento das próprias origens.

Será que já nascemos prontos ou vamos acumulando experiências, de acordo com o momento da vida e o nosso grau de entendimento? Nosso desenvolvimento ocorre por meio do acúmulo contínuo de novos conhecimentos, de vivências práticas, ou é um caminho natural e inerente a tudo isso?

Estes são alguns dos questionamentos levantados pelos profissionais especializados nesta área. O acompanhamento das mudanças de comportamento que ocorrem ao longo de nosso processo evolutivo nos permite compreender melhor como nós somos em cada fase da vida.

Neste contexto, fica evidente a importância da Psicologia do Desenvolvimento Social como uma aliada para entender claramente como nos comportamos e lidamos com o nosso próprio processo de crescimento e amadurecimento físico, emocional e intelectual.

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A Teoria dos Setênios

Aos sete anos, chegamos a nossa primeira idade escolar. Aos 14, é permitido termos a primeira experiência profissional, como menor aprendiz. Aos 21, chegamos à maioridade penal e somos considerados adultos. Você já havia parado para pensar que estes ciclos marcam diferentes e importantes fases de nossa vida, e que ocorrem a cada sete anos?

Pois é justamente isso que defende a Teoria dos Setênios, desenvolvida pelo filósofo e educador austríaco Rudolf Steiner, criador da Medicina Antroposófica. Steiner defende que, a cada setênio, passamos por novas mudanças que evidenciam novos interesses, novas emoções, comportamentos e necessidades.

Fases da Teoria dos Setênios

PSC

0 a 7 anos: O Ninho. Integração entre características natas e hereditárias. Se dá entre o nascimento e pré-alfabetização (de um a dois anos após essa idade). Nesta fase, a criança apresenta reflexos hereditários – herdados pelos pais – para se defenderem dos perigos e no auxílio da obtenção de nutrição. Os bebês começam a obter capacidade de identificação visual, reconhecimento do tom de voz de sua mãe, rostos, etc. Uma evolução de poucos meses faz com que eles já adquirem a capacidade de reconhecimento dos pais através da visão. Conseguem avançar rapidamente neste sentido. Reconhecem objetos com maior facilidade, interagem com outras crianças fisicamente passando de movimentos sem coordenação para movimentos mais coordenados. Passando para a fase da infância, estes são marcados por grande avanço na linguagem e interação com outras crianças e família. Antes de aprenderem a falar essas crianças da fase infantil já sabem o significado das palavras. Usando uma combinação de duas ou mais palavras, ela vai progredindo na evolução da linguagem. Com quatro anos de idade, essa grande maioria já se comunica através de frases completas, passando para a fase de total compreensão e um bom domínio da gramática

7 a 14 anos: Incorporação dos valores e das mudanças físicas, características da puberdade. Na fase entre 7 a 14 anos de idade, começam a formar o raciocínio lógico, adquirindo uma compreensão de número e tempo e suas relações familiares, ou seja, vão adquirindo consciência de seus atos e emoções, tendo a capacidade de discernimento e identificação das emoções do outro, tornando-as mais empáticas – se colocar no lugar do outro. 

14 a 21 anos: Conflito de Identidade (Puberdade e Adolescência). Mudanças na forma de raciocinar moralmente, evitando o processo de culpa e autorecriminação, marca bem a transição da infância e adolescência para a fase adulta. Com todas essas mudanças emocionais, a criança vai adquirindo habilidades sociais e de funcionamento. A fase da adolescência se inicia aos 12 ou 14 anos, com a puberdade e termina entre 19 a 20 anos. Nessa fase da adolescência é onde há mais questionamentos pelo jovem devido já ter adquirido a capacidade de formular hipóteses ou questões. Nessa fase já sabem avaliar racionalmente, além de fazer deduções e ser sistemático em suas questões. A questão sexual é aflorada e ele começa a fazer esse controle físico nos seus relacionamentos. É nessa fase que eles se desvinculam emocionalmente de seus pais desenvolvendo seus próprios valores e princípios. Esse é o grande marco para a vida adulta. 

21 a 28 anos: Novas experiências e desafio aos limites / Conflito dos talentos. Nessa fase o indivíduo já tem uma capacidade intelectual, social, participativa, emocional em alto grau. É nessa fase da vida que eles definem carreira, casamento, filhos, etc. 

28 a 35 anos: Fase de Consolidação Profissional. Muitos profissionais da área da psicologia, avaliam os períodos e as transições do começo à metade da fase adulta, envolvendo crises, avaliação da via profissional, decisões sobre metas de vidas, etc. Em meados dos anos 30 o indivíduo desenvolve uma preocupação em estar perdendo tempo, ou seja, os anos se passaram e o que eu fiz de importante, tanto profissionalmente quanto na minha vida pessoal, familiar? 

35 a 42 anos: Conflito Existencial – Surgem os questionamentos: Qual é a minha missão na terra? Qual o sentido da vida que estou levando? Sou Feliz? Qual será o meu legado? O que estou construindo? São questionamentos da meia-idade, que é uma fase de ajuste entre as conquistas do passado e as limitações do futuro. Instala no indivíduo a questão do tempo que se passou seu muito maior do que o tempo que resta para ser vivido, ou seja, o tempo para fazer diferente, conquistar novos espaços, novos horizontes já está quase ao fim.  

42 a 49 anos: Doação ao próximo e necessidade de expandir os horizontes. As mulheres se deparam, nessa fase, com a menopausa, que é uma mudança drástica e que baixa sua estima. Sente-se menos mulher nessa fase. Começa a busca em cuidar do corpo, do visual. Nos homens, há o questionamento e autocobrança sobre o que fez até hoje, principalmente sobre a questão profissional e financeira

49 a 56 anos: Autoconhecimento. Nessa fase as pessoas tomam consciência de que precisam cuidar da saúde, mudança sua qualidade de vida. Muitos se desesperam por não aceitar bem essa fase de limitações físicas, entram em pânico a ponto de procurar ajuda psiquiátrica ou psicológica. Outros trabalham bem essa fase e procuram desacelerar nessa época, buscando outras realizações como viagens, estilo de vida mais tranquilo e saudável. 

56 a 63 anos (e adiante): Desapego/ Sabedoria / Arte/ Espiritualidade. Na fase da velhice, a capacidade motora, sensorial e de percepção, mudam. Muda também a resistência física, não fazem mais as mesmas coisas que faziam na fase jovem/adulta. Muitos chegam a se aposentar e acabam se tornando dependentes dos filhos – quem não se precaveu desse momento com economias – tanto emocionalmente como fisicamente e financeiramente. 

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Antroposofia

A Antroposofia é um conceito complexo e profundo, que demanda um entendimento maior de um conceito que parece contraditório: a Ciência Espiritual, que compreende a revelação do “Divino” que habita em cada um de nós, mas não está claramente manifestado.

Em resumo, a Antroposofia defende que Deus é a ligação do homem com o mundo espiritual. Entretanto, só é possível entender, perceber e viver isso verdadeiramente quando nos dispomos a acessar o nosso eu interior e conhecê-lo plenamente.

E você, em qual fase da Teoria dos Setênios está? E como tem se conectado com o “Divino” que habita em você? Compartilhe!

 

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