Quando se fala sobre a prática esportiva, muitos logo associam ao preparo físico necessário para um bom desempenho, entretanto, é preciso lembrar que a mente também tem um papel muito importante na vida de um atleta. Vamos pegar como exemplo a Seleção Brasileira de Futebol, que participa de torneios de grande relevância, o que faz com que os jogadores precisem suportar uma grande pressão. É nesse ponto que entra a psicologia do esporte, que visa cuidar da parte emocional dos atletas e prepará-los para dar o seu melhor nas quadras, campos, piscinas e pistas de corrida.

Se deseja saber mais a respeito dessa vertente relativamente nova no âmbito esportivo, é só continuar fazendo a leitura do artigo.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

Entenda o Que é a Psicologia do Esporte

A psicologia do esporte estuda a influência dos aspectos psicológicos sobre o desempenho de um indivíduo ao praticar exercícios físicos. Existem psicólogos esportivos que trabalham com atletas e treinadores profissionais com o objetivo de melhorar o desempenho, já outros utilizam os exercícios e os esportes como ferramenta proporcionar bem-estar e desenvolvimento à pessoas comuns.

Os profissionais que realizam trabalhos com atletas, os ajudam a lidar com a pressão intensa que vem por conta das competições e a superar problemas ligados ao foco e à motivação, que costumam sofrer quedas principalmente após grandes derrotas. Lembra do famoso 7 a 1 que a Seleção Brasileira sofreu em 2014? Provavelmente os jogadores precisaram do apoio de psicólogos para recuperarem a confiança e seguirem com suas carreiras. O mesmo vale para atletas que sofreram lesões e estão se preparando para retornar ao esporte.

Trata-se de uma área relativamente nova dentro da psicologia, que surgiu em 1920, quando Carl Diem, o então secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha, fundou aquele que ficou conhecido como o primeiro laboratório de psicologia esportiva do mundo. Cinco anos depois, mais dois laboratórios foram criados, já que a demanda por esse tipo de serviço era grande. De lá para cá muitos estudos foram realizados, comprovando cada vez mais a relação entre a mente e a prática esportiva.

7 Benefícios da Psicologia do Esporte Para Atletas e Pessoas Comuns

PSC

A psicologia do esporte é bastante positiva, tanto para atletas profissionais quanto para pessoas que buscam mais qualidade de vida através da prática esportiva. A seguir, você verá os principais benefícios de contar com o suporte de um psicólogo com especialidade nessa área.

1 – Melhora no Foco

Ter atenção ao que está fazendo é essencial para alcançar os seus objetivos, e isso vale tanto durante a prática esportiva quanto em outras situações do cotidiano. Afinal, se um jogador de futebol começar a se atentar ao que a torcida está gritando, por exemplo, possivelmente perderá grandes jogadas. Assim, através da psicologia do esporte, atletas e pessoas comuns poderão evitar que seu foco desvie para direções erradas, mantendo-se concentrados no instante em que estão vivendo.

2 – Desenvolvimento da Confiança

Se sentir confiante e acreditar que pode vencer uma partida é fundamental para que um atleta tenha um bom desempenho. Afinal de contas, é da mente que vem a força para seguir firme em direção a uma meta. No caso das pessoas em geral, a psicologia do esporte pode atuar usando a prática de atividades físicas para fazê-las confiarem mais em si e na própria capacidade, levando essa segurança para outras áreas da vida.

3 – Aprender a Lidar Com Erros

Seja nas quadras ou fora delas, todos nós precisamos aprender a lidar com falhas, para que elas não se tornem um obstáculo e sim sejam fontes de aprendizado e de evolução. Mais uma vez citando o exemplo do 7 a 1 do Brasil na Copa do Mundo de 2014, certamente foi preciso que cada jogador trabalhasse mentalmente o ocorrido para que não perdessem a confiança e continuassem brilhando nos campos por onde jogam.

4 – Controlar as Emoções em Momentos Importantes

Muitas das situações vividas pelos atletas nas quadras e campos têm semelhança com coisas que podem acontecer na vida pessoal. A luta para fazer um gol ou um ponto antes da partida acabar, por exemplo, se assemelha com o esforço necessário para bater uma meta no trabalho ou cumprir qualquer objetivo. E a psicologia do esporte pode ajudar também nesse sentido, auxiliando os indivíduos a reconhecerem suas emoções para que possam assumir o controle sobre elas, mantendo a racionalidade e o equilíbrio, elementos indispensáveis para obter bons resultados.

5 – Identificação de Crenças Limitantes

Se existe alguém que pode impedir que uma pessoa enfrente desafios e se desenvolva é ela mesma. Assim, se o indivíduo se deixar levar por ideias limitantes e bloqueadoras, acabará não saindo do lugar, o que é prejudicial tanto para quem é atleta profissional quanto para outros tipos de situação, seja no trabalho ou na vida pessoal. Através da psicologia do esporte é possível ressignificar essas crenças e transformá-las em pensamentos edificantes, que fortaleçam a autoconfiança e a determinação.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

6 – Desenvolvimento de Confiança Pós-lesão

Atletas que sofrem lesões, principalmente as mais graves e que exigem um longo período de recuperação, precisam também de tratamento psicológico, isso porque, muitas vezes, têm sua confiança prejudicada depois do episódio. Então, para que possam voltar a praticar o esporte sem medo de sentirem dores ou se lesionarem, é necessário que trabalhem isso na mente, porque é nela que a realidade começa a ser construída.

7 – Construção da Motivação

Todo ser humano precisa se sentir motivado para agir, porque é isso que dá energia para que se realize qualquer atividade, desde levantar da cama pela manhã para trabalhar, até dar o seu melhor em uma partida de determinado esporte e conquistar o título. O profissional especializado na área irá atuar ajudando atletas e pessoas em geral a descobrirem mecanismos para se manterem motivados através da prática esportiva.

Uma forma bastante interessante de agregar a esse tipo de acompanhamento é procurar por um psicólogo do esporte que também tenha formação em Coaching. Assim, conseguirá obter resultados ainda mais satisfatórios, seja você um atleta ou alguém que deseja usar a prática esportiva para se desenvolver em todas as áreas de sua vida.

 Copyright: 1382725508 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chernishev+maksim