Uma empresa inovadora é aquela que cria um produto ou serviço novo ou aquela que promove modificações benéficas e vantajosas naquilo que já existe. Se, por algum tempo, as empresas tradicionais acreditavam que reduzir custos era a única maneira de aumentar a sua margem de lucros, hoje em dia a inovação também tem aparecido nessas estratégias de aumento nas receitas das corporações.
Como o mercado atual é marcado por uma competitividade acirrada em basicamente todo e qualquer segmento, criar diferenciais deixou de ser um detalhe para tornar-se uma verdadeira exigência entre as empresas que querem ser vencedoras. A inovação, nesse sentido, tornou-se o grande diferencial.
As empresas inovadoras apresentam algumas características em comum. Neste artigo, reunimos 6 delas. Você seria capaz de deduzir alguma? Confira-as a seguir.
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1. Consideração com a voz do cliente
Toda empresa surge no mercado com o objetivo de atender a algum desejo ou necessidade da população. Por isso, para que a instituição seja bem-sucedida, é fundamental ouvir o que o público tem a dizer, isto é, compreender as suas expectativas, desejos, medos, sonhos, reclamações, e por aí vai.
Nesse sentido, as empresas inovadoras realizam pesquisas de mercado para compreender exatamente a forma como podem ajudar o seu respectivo público. Além das pesquisas, também mantêm abertos diferentes canais de comunicação, como ouvidorias, SAC, redes sociais, formulários em websites, entre outros.
Opiniões, reclamações e sugestões são bem-vindas nessas empresas, pois elas compreendem que ninguém é melhor do que o próprio cliente para afirmar o que seria uma boa ideia de produto, serviço, atendimento, campanha etc. Portanto, é importante ouvir o que o público tem a dizer e considerar a sua voz antes de tomar decisões estratégicas essenciais ao negócio.
2. Valorização dos profissionais
As empresas inovadoras costumam ter um olhar atento aos profissionais talentosos e criativos já durante os processos seletivos. Em entrevistas e dinâmicas de grupo, destacam-se aqueles que encontram as soluções eficazes e que demonstram uma abertura de mentalidade àquilo que é novo.
Além da seleção, já no dia a dia de trabalho, essas empresas valorizam esse profissional e estabelecem com ele uma relação de confiança e autonomia. Isso significa que esses colaboradores têm liberdade de atuação criativa, não se limitando a fazer o que lhes é pedido por seus supervisores.
Nas reuniões de trabalho, por exemplo, qualquer profissional tem voz e vez para dizer o que pensa, fazer as suas críticas construtivas, dar sugestões de melhorias, entre outros. A participação coletiva e democrática é o que impulsiona a liberdade de criar e inovar, o que não acontece nos ambientes autocráticos.
3. Aquisição contínua de conhecimentos e habilidades
Outro aspecto que une as organizações mais inovadoras é a aquisição contínua de conhecimento. Nesses ambientes, todo funcionário, independentemente do cargo que ocupe, é estimulado a compreender que adquirir novos saberes e reciclar os conhecimentos já adquiridos é tarefa constante.
Por isso, não é coincidência que as empresas em que a inovação se destaca são também as que mais promovem treinamentos de desenvolvimento e capacitação profissional. Palestras, cursos e workshops trabalham com as equipes as habilidades técnicas de cada profissão, bem como as competências comportamentais mais apreciadas no mercado de trabalho — como criatividade, organização, administração do tempo etc.
Além disso, essas empresas investem muito em pesquisas, acompanhamento de tendências nacionais e internacionais e monitoramento das ações dos concorrentes. Assim, a informação é a matéria-prima para a inovação dessas organizações, sempre identificando de que maneira podem utilizar os seus saberes em suas respectivas áreas de atuação.
4. Aprendizado com os erros
Nessas empresas, o erro não é algo desejável, mas também não é um crime passível de punição. Toda estratégia que não surtiu o efeito esperado pode e deve ser analisada com mais cuidado, de modo que as causas da falha sejam apuradas e que esses erros não ocorram novamente.
Portanto, fazer dos erros grandes fontes de aprendizado é uma característica das empresas desse tipo. Elas compreendem que toda escolha inovadora traz riscos que, desde que sejam calculados, podemos correr. Se as ações derem certo, ótimo. Se derem errado, é preciso extrair do momento o que houver a ser aprendido e, enfim, recalcular a rota.
É o oposto do que ocorre em empresas muito tradicionais, que evitam o erro a todo custo e que punem os funcionários quando ele ocorre. É claro que errar não é legal, mas, sem correr alguns riscos, não existe aprendizado e, consequentemente, não existe inovação.
5. Engajamento das equipes
Outro aspecto fundamental nas empresas inovadoras é o espírito de motivação e engajamento das equipes. Os colaboradores são unidos e ajudam-se uns aos outros diante das dificuldades do caminho. Não há uma competição entre eles, mas sim uma colaboração constante, sendo que os interesses coletivos aparecem em primeiro lugar em relação aos individuais.
Esses profissionais têm ideias ousadas, mas também não têm medo de colocar a mão na massa na hora de transformar essas ideias em realidade. Eles compreendem que as ações de um funcionário vão impactar as ações de todos os outros, o que desperta no grupo a consciência de que todos são responsáveis por todos.
Times engajados são aqueles em que as pessoas são proativas, colaborativas, criativas e realizadoras. Sempre com líderes que orientam e que se fazem presentes, as equipes têm liberdade, mas também a responsabilidade de colocar em prática os projetos que se levantam em teoria.
6. Desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à inovação
Por fim, como uma consequência natural dos itens anteriores é fácil concluir que a organização será capaz de instituir uma cultura organizacional voltada à inovação. Assim, esse processo torna-se uma característica típica da empresa, ensinada e estimulada entre todos os seus colaboradores.
Dessa forma, é importante que essas instituições verifiquem se as suas regras e regimentos internos promovem ou punem o pensamento inovador, de modo que ele seja adotado de forma contínua. Assim, as práticas que favorecem a inovação tendem a ser tornar um traço típico do DNA da empresa, para ela seja facilmente reconhecida por conta disso.
Os 6 traços acima são as características que as empresas inovadoras têm em comum: consideração com o cliente, valorização dos profissionais, desenvolvimento contínuo, aprendizado com os erros, engajamento das equipes e desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à inovação. Se você deseja ser mais inovador, siga os 6 aspectos acima.
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