Empreendedor x administrador: você sabe qual é a diferença? No artigo de hoje, você vai compreender como cada uma das profissões atua na prática. Mais do que isso, você vai ver como a junção destas competências pode ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio. É só continuar lendo para conferir como cada perfil pode ajudar a potencializar o sucesso da organização!
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Empreendedor x administrador
Um empreendedor é uma pessoa que resolveu realizar seu sonho de ter seu próprio negócio e abrir sua própria empresa. Para isso, com certeza, precisa saber um pouco sobre administração para entender muitos dos processos que a organização tem.
Embora seja uma habilidade importante, a falta da formação em Administração não é um fator de limitação. Isso porque é possível que o empreendedor contrate um profissional, escritório ou consultoria do setor para realizar as atividades competentes.
Mesmo com a contratação de um serviço especializado, é importante que o empreendedor entenda superficialmente os procedimentos. Por isso, é essencial que que ele esteja em constante contato com esse fornecedor, questionando e analisando as soluções apresentadas.
Já um administrador geralmente é o indivíduo formado em Administração de Empresas. Este profissional possui todos os conhecimentos teóricos no assunto e trabalha para si ou para terceiros, atuando no gerenciamento de determinadas áreas ou departamentos de uma empresa.
Como o empresário como aprender mais
Confira dois conselhos fundamentais para quem está buscando entender mais sobre o tópico para não ficar perdido durante os processos da própria organização!
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Leia e estude
Além de absorver o conhecimento do serviço terceirizado, como eu disse acima, o empreendedor pode estudar por conta própria, investindo tempo em leitura. Bora trocar os seus livros de cabeceira?
A literatura essencial da administração, inclui diversos livros do austríaco Peter Drucker (1909-2005), que foi escritor, professor e consultor administrativo. Considerado uma autoridade quando se fala de administração moderna, o estudioso possui mais de 30 livros e diversos artigos no currículo. Com tanto material fica até difícil saber por onde começar, não é mesmo? Por isso, inicie pelo artigo “O Advento da Nova Organização”, que está na edição de janeiro e fevereiro de 1998 da Harvard Business Review, dos Estados Unidos.
O texto discorre sobre as mudanças que os processos administrativos vão sofrer ao longo dos anos nas empresas, considerando as mudanças da sociedade. É nesse material que ele faz a comparação do funcionamento de uma empresa com o de uma orquestra, o que seria uma das suas mais famosas ideias. os músicos são os profissionais que detém o conhecimento e as áreas da organização são as seções da orquestra, por exemplo. Pode parecer estranho, mas pense bem: o que acontece quando os instrumentos não estão na mesma sintonia? Imagine que o maestro não consegue sincronizar os violinos no mesmo ritmo dos violinos no momento certo! Por isso, é importante que todos estejam em harmonia.
Complete seu conhecimento com este artigo que sobre a vida de Peter Drucker, em que um pouco da sua história, frases e mais livros.
Sempre dá para estudar mais! A administração ainda possui diversos outras referências para você aprender. Confira essa super lista com 7 livros de administração que você precisa ler. Apesar de ser apenas uma parte da biblioteca importante do setor, já ajuda muito na sua introdução a esse mundo.
Se você tiver mais dicas interessantes de livros é só escrever nos comentários!
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Networking
Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, busque por outros profissionais da área dentro do seu círculo de relacionamentos interpessoais e até nos seus círculos de conexões em redes sociais.
Nesse sentido, converse com as pessoas em eventos do setor. Não se acanhe! Expanda suas conversas para ampliar seus conhecimentos. Além, é claro, de fazer novas amizades.
No LinkedIn, você pode procurar por grupos que debatem o assunto. Além de aprender com as discussões, é possível encontrar aqueles que são referências no ramo para passar a segui-los.
Outra plataforma interessante é o Facebook, que apesar de não ser voltada para o mundo dos negócios, pode proporcionar debates importantes nos grupos especializados.
Quer saber mais? Então, veja essas dicas preciosas para fazer um bom networking.
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Como o coaching pode impulsionar seus resultados
Atenção, pois esta recomendação é tanto para os empreendedores quanto para os administradores!
Ambos são profissionais destemidos, que buscam crescer em suas profissões e dar o melhor em suas organizações. Embora tenham obrigações e objetivos distintos, precisam desenvolver competências e habilidades essenciais a qualquer que um que deseja crescer e ser bem-sucedido.
Estou falando de: foco, planejamento, controle do tempo, capacidade de gerenciar as equipes, definir as metas e os objetivos com assertividade, administrar os recursos financeiros, liderar, organizar os processos, delegar, atender bem os clientes, negociar com os parceiros, criar um cultura organizacional positiva e mais.
Tudo isso, em maior ou menor proporção, faz parte do dia a dia de um empreendedor e de um administrador. Mas, então é preciso ter essas competências? Sim! Elas devem fazer parte do seu domínio, pois gerenciar bem uma empresa é papel de ambos. E neste sentido, especialmente no que tange o fator humano, o coaching é um método extraordinário de aceleração de resultados.
A metodologia é um processo com início, meio e fim que visa de forma planejada, objetiva e rápida e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Por ter esse procedimento, o coaching atua diretamente no desenvolvimento do empreendedor e do administrador, oferecendo todo o suporte e sabedoria necessários ao seu aprimoramento acelerado em todos os sentidos.
As técnicas e ferramentas relacionadas ao autoconhecimento, auto estima, inteligência emocional, comportamentos e liderança ajudam a moldar um novo mindset para você. Com o tempo, o método permite que o profissional encontre o seu caminho personalizado e ideal para fazer o gerenciamento de processos e recursos, construir uma visão estratégica do negócio e fazer a liderança de pessoas assertiva, eficaz e congruentemente.
Basicamente, você será uma versão melhor de si mesmo, sem perder a sua essência. No fim das contas, você se torna um profissional muito mais completo, pois está seguro e preparado o suficiente para encarar os desafios e constantes mudanças do mercado.
Está esperando o quê, então? Invista em seu autodesenvolvimento e leve seu negócio cada vez mais alto. A formação Professional & Self Coaching (PSC) é um ótimo exemplo para você conhecer mais. Surpreenda-se positivamente e conquiste resultados extraordinários!
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