Liderar e gerenciar são dois verbos que determinam poder, ou seja, que se referem a indivíduos que estão no comando de outros em determinados contextos, que podem ser famílias, empresas, comunidades, organizações, instituições religiosas, e por aí vai. Por mais que esses dois termos sejam parecidos e frequentemente empregados como sinônimos, há diferenças entre eles.

De forma geral, liderar se refere à capacidade de influenciar pessoas, ou seja, ao lado mais “humano” da função. Já a atividade de gerenciar, por sua vez, tem mais a ver com o ato de chefiar e supervisionar a execução de tarefas e o alcance de resultados, isto é, o lado mais “administrativo” da função. Neste artigo, você vai conferir definições mais detalhadas sobre o que é liderar e o que é gerenciar. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é liderar?

Liderar, portanto, significa assumir o comando de um grupo de pessoas, conquistando o seu respeito, admiração e confiança. Nem todo chefe é um líder, assim como nem todo líder é um chefe. A liderança é muito mais um estado de espírito do que um cargo ou posição específica. Entenda o que é liderar:

1. É lidar com pessoas

Um bom líder é um especialista em pessoas. Ele é um profundo conhecedor de cada indivíduo que compõe a sua equipe. Ele ouve de forma atenta as necessidades dos seus liderados e age para orientá-los no alcance dos objetivos coletivos. Ele resolve conflitos e extrai de cada pessoa o que ela tem de melhor.

Além disso, um líder competente comunica-se com muita clareza e uma boa dose de persuasão. Ele convence o time de que as suas ideias são boas e apresenta argumentos claros e sólidos. Assim, cria uma relação de confiança, estabilidade e lealdade junto aos membros do grupo.

2. É compartilhar conhecimento

Um líder não necessariamente alcance esse “status” porque alguém o colocou nessa função. O processo tende a ser mais natural e espontâneo. Se alguém assume a liderança de um grupo, é porque se sente confiante para tal e, principalmente, porque o grupo acredita que essa pessoa é uma referência naquele meio.

PSC

Para que isso seja constatado, o líder costuma demonstrar um conhecimento acima da média. No entanto, ele não demonstra essa sabedoria com arrogância e superioridade, mas sim com o intuito de compartilhar os seus saberes com os colegas, sempre tendo o alcance das metas em mente. Assim, a liderança também consiste em ensinar.

3. É influenciar e motivar

Como citamos, grandes líderes têm algum poder de persuasão. Isso não significa manipular ninguém, muito pelo contrário. Bons líderes são democráticos, incluem os colegas no processo de tomada de decisão, ouvem o que todos têm a dizer. Por fim, na hora de fazer a sua escolha, eles sustentam a decisão tomada com argumentos, e não com autoritarismo.

Eles sabem cobrar resultados, mas não fazem isso de forma ríspida. Muito pelo contrário: cobram melhores desempenhos justamente porque demonstram confiança nas capacidades dos colegas. Transmitem essa confiança com alegria, motivação e coragem, em um espírito de positividade que se espalha pela equipe.

4. É desenvolver pessoas

O líder sabe que os interesses coletivos superam os individuais. No entanto, por mais que sempre tenha os objetivos do grupo como prioridade, ele não descuida das necessidades individuais do grupo. Bons líderes desenvolvem pessoas, o que se faz por meio do conhecimento compartilhado, das palestras, dos cursos, dos treinamentos, dos conselhos no dia a dia, da ajuda durante as atividades, enfim, de tudo aquilo que ajude o indivíduo a progredir.

Além disso, um líder de sucesso compreende que o seu maior ensinamento é dar o exemplo. Por isso, ele é assíduo, pontual, empático, compreensivo, dedicado e empenhado em dar o melhor de si. Ele sabe que, quando as pessoas se inspiram no seu exemplo, elas também dão o seu melhor, o que lhes permite se desenvolver e crescer sempre e cada vez mais.

O que é gerenciar?

O gerenciamento, por sua vez, diz respeito à parte mais administrativa de uma posição de chefia. Ao contrário da liderança, que foca no relacionamento humano, o gerenciamento tem mais a ver com as funções, tarefas e resultados. Entenda o que é gerenciar:

1. É chefiar

Chefiar significa assumir o cargo de chefe. Infelizmente, nem todo mundo que ocupa esse cargo é um líder de verdade. A pessoa pode ser ótima para dar ordens, cobrar resultados e monitorar o desempenho, mas nem sempre tem o que é necessário para ajudar os colegas e manter a motivação em alta.

Nesse caso, gerenciar é assumir uma postura de comandante. Trata-se daquele que responde pelo departamento, que dá a palavra final, mas que não necessariamente faz isso de forma democrática e amigável. Um chefe pode ser simplesmente alguém que foi nomeado, mas não necessariamente alguém que sabe liderar.

2. É delegar funções

Assim como na liderança, o gerenciamento também envolve delegar funções. No entanto, o líder executa esse processo com muito mais clareza e sensatez, uma vez que conhece profundamente as competências de cada colaborador, atribuindo-lhes tarefas compatíveis com os seus saberes.

Já o chefe que exclusivamente gerencia, mas que não é líder, tende a distribuir as tarefas de forma arbitrária. Ele não se envolve com o desenvolvimento de cada colaborador e pode nem sequer prestar auxílio às pessoas durante a realização das atividades. Ele sabe dar ordens, mas não argumenta nem conquista pelo carisma, como fazem os líderes.

3. É monitorar resultados

Gerenciar, como citamos, é um processo que foca mais no lado administrativo dos processos da equipe. Se há algo que os gerentes sabem fazer bem é cobrar resultados e monitorar o desempenho das pessoas. Geralmente, esses indivíduos contam com técnicas, ferramentas e uma série de métricas que utilizam para identificar se os objetivos estão ou não sendo alcançados.

Essas pessoas são muito analíticas e interpretam os resultados obtidos no contexto. Se os resultados estiverem sendo positivos, basta dar continuidade às atividades. Se estiverem indicando um desempenho fraco, isso leva esses gestores a fazer correções em seu planejamento estratégico e a recalcular a rota.

4. É tomar decisões

Por fim, é fato que quem gerencia sabe tomar decisões. Em posse de tantos números e dados, o indivíduo que gerencia analisa o cenário em que está inserido e faz as suas escolhas depois de muito refletir.

Esse tipo de chefe sabe que nem sempre é possível agradar a todos. Aliás, frequentemente, as decisões que são tomadas em ambiente corporativo são complexas e delicadas. Com um olhar treinado e com um cérebro analítico, os gerentes conseguem, contudo, driblar as adversidades e tomar as melhores decisões possíveis no cenário que se apresenta.

Conclusão

Concluindo, não podemos dizer que é melhor liderar do que gerenciar, ou que é melhor gerenciar do que liderar. Existem chefes que são ótimos líderes, ou seja, que lidam muito bem com as pessoas, mas que pecam no gerenciamento, isto é, na administração dos dados, das tarefas e dos resultados. Da mesma maneira, há chefes que são excelentes gerentes, mas que ainda precisam desenvolver melhor as suas habilidades de liderança.

Nem todo gerente é líder, assim como nem todo líder é gerente. O ideal é que as pessoas que ocupam cargos de chefia desenvolvam os dois lados dessa mesma moeda para que sejam bem-sucedidos.

E você, ser de luz, se identifica mais com a postura de quem lidera ou de quem gerencia? Ou consegue equilibrar as duas forças? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!