Quais as diferenças entre chefe x líder? Está é uma pergunta quer não quer calar e muito recorrente dentro e fora do universo corporativo. Não é para menos, estes dois personagens importantes em nosso dia a dia de trabalho chamam a nossa atenção por seus perfis e características que hora convergem e hora nada tem a ver.
O ponto em comum entre o chefe e o líder é que ambos ocupam cargos de liderança nas empresas e, ao seu modo, conduzem processos e pessoas nas organizações. Entretanto, a forma de cada um liderar é bem distinta, apontando para direções opostas na postura e forma de fazer sua liderança, mas com um objetivo comum: a conquista de grandes resultados para o negócio sempre.
Diferenças entre Chefe x Líder
Muito se fala nestes dois perfis profissionais e nas peculiaridades de cada um em sua função. É importante destacar que o chefe, mesmo estando numa posição de liderança, nem sempre é realmente um líder. Já o líder, independente do cargo ou posição hierárquica, se mostra naturalmente por sua forma de se comportar, ser e agir. Vamos conhecer outras diferenças.
O líder tem um papel agregador, um olhar diferenciado sobre as pessoas, ele sempre diz “vamos” ao invés de “vá”, ou seja, sempre apoia seus profissionais, acompanha seu desenvolvimento e busca crescer junto com sua equipe. Tem visão futura, automotivação, resiliência e foco nas pessoas. Isso quer dizer que ele entende que empresas são resultados de pessoas e que os resultados também e valoriza seus funcionários.
Já o chefe tem o foco nos resultados apenas, sem se importar se no meio, existem profissionais que impactam diretamente nisso. Egocentrado, não tem visão do que é a liderança e acha que a lógica do “eu mando e você obedece” é a melhor forma de segurar a equipe. Geralmente “delarga” o trabalho no colo das pessoas, não instrui o grupo e não concede feedbacks.
Centralizador, o chefe não gosta de incluir seus liderados na tomada de decisões, muito menos reconhecer suas boas ideias e que elas sejam importantes nas conquistas. Acredita que somente ele deve levar o mérito pelos sucessos, entretanto, quando algo sai errado, não pensa duas vezes antes de apontar para terceiros a culpa pelos erros.
O líder segue o caminho contrário, tem responsabilidade, é inspirador e faz sua liderança pelo exemplo, ou seja, suas ações inspiram seus liderados de forma positiva e produtiva. Isso faz os seus funcionários segui-lo espontaneamente, e não pela imposição do cargo. Ama o que faz, tem prazer em contribuir com seus conhecimentos e experiências e de ensinar o que sabe. Compreende a importância de delegar as tarefas, de instruir, motivar e reconhecer seus profissionais e, quando vê que eles estão evoluindo, sente-se feliz e realizado.
Como podemos perceber, existem sim, muitas diferenças entre ser chefe x líder. Entretanto, como podemos perceber, o líder sai na frente por seus exemplos e comportamentos frente à equipe e a empresa e demonstra na prática que o modelo certo de liderança é aquele que valoriza as pessoas e as reconhece como parte fundamental à conquista de resultados extraordinários.