Há dias em que simplesmente não queremos sair da cama. Parece que tudo é cinza, que nenhum esforço vale a pena e que o melhor a se fazer é desistir. Desistir de estudar, desistir de trabalhar, desistir da dieta, desistir do exercício físico, desistir do namoro, desistir dos objetivos financeiros, e por aí vai.

Quando esses pensamentos passam pela cabeça, é natural que as pessoas definam o seu estado como o de desmotivação. Mas, afinal de contas, o que significa estar desmotivado? Como a desmotivação surge? O que é possível fazer para vencer esse sentimento? É o que você vai conferir neste artigo. Boa leitura!

O que é a motivação e o que é a desmotivação?

A motivação é uma palavra composta por duas: motivo + ação. Sendo assim, o significado de motivação refere-se a uma força interna, que surge em cada um de nós, a partir de um motivo que nos leva à ação. Em outras palavras, estar motivado significa encontrar motivos para agir.

Por exemplo: quando você resolve matricular-se em uma academia para iniciar a prática de exercícios físicos, convenhamos que levantar cedo diariamente para suar e sentir dores pode não ser a experiência mais agradável de todas. No entanto, a motivação para se submeter a essa atividade surge quando percebemos que o que temos a ganhar supera os sacrifícios que teremos que fazer.

Assim, aspectos como saúde física, bem-estar mental, oportunidade de fazer amigos e um corpo mais atraente atuam como os fatores motivacionais desse caso, ou seja, os benefícios que despertam no indivíduo essa força interna para exercitar-se diariamente.

A desmotivação é o oposto da motivação. Portanto, uma pessoa está desmotivada quando não sente essa força interna que o leva a agir. Isso ocorre quando a percepção das dificuldades e sacrifícios que a pessoa tem em seu caminho é maior do que a percepção dela acerca dos benefícios a serem obtidos lá na frente. Quando essa conta não tem um saldo positivo, o indivíduo entra em estado de desmotivação.

Motivação e alegria são a mesma coisa?

PSC

Não. Ao contrário do que muita gente pensa, motivação não é sinônimo de “alto astral” 24 horas por dia. Uma pessoa motivada pode sentir o peso das adversidades da vida. Voltando ao nosso exemplo, acordar às 6h da manhã numa segunda-feira chuvosa e fria para suar na academia não vai deixar alguém verdadeiramente alegre. A pessoa pode resmungar, ficar com preguiça e até enfraquecer na sua força de vontade, mas ela sabe que o sacrifício vale a pena e, por isso, não perde a motivação.

Assim, uma pessoa motivada não é alguém completamente imune às dificuldades ou que jamais se entristece ou desanima. Essas pessoas sabem que a vida é cheia de desafios e que alcançar objetivos é algo desgastante. Ter motivação não significa enxergar a vida como um mar de rosas, mas saber que, apesar das dificuldades, as vantagens que serão obtidas no futuro fazem os sacrifícios do presente valer a pena.

3 principais causas da desmotivação

Em geral, há três razões principais para que uma pessoa perca a motivação no meio do caminho, ou deixe de desenvolvê-la. Conheça-as a seguir.

  1. Falta de objetivos

Quais são os seus objetivos? É importante que as pessoas, de tempos em tempos, visualizem aquilo que desejam para as diferentes áreas da sua vida (pessoal, profissional, financeira etc.). Desde que esses objetivos sejam realistas, eles têm um poder enorme de nos levar à ação.

No entanto, há pessoas que simplesmente passam pelos dias sem se preocupar em como construir um futuro mais feliz. Para elas, tanto faz se as coisas mudarem ou não. O desânimo e o comodismo as impede de sonhar e de planejar o alcance dos seus sonhos. Por isso, não se acomode onde você está. Mesmo a pessoa mais feliz do mundo encontrará objetivos a serem alcançados. Determine os seus, sempre confiando na sua capacidade de concretizá-los.

  1. Falta de produtividade

A produtividade é a capacidade que uma pessoa tem de agir e de realizar coisas em um determinado tempo. Por isso, a produtividade está profundamente associada à ideia de ação. Assim, para que uma pessoa esteja verdadeiramente motivada, não basta que ela determine os seus objetivos, mas que aja no sentido de alcançá-los.

Quando estamos no meio de uma tarefa difícil, vale a pena olhar para trás para ver tudo aquilo que já superamos. Monitorar o progresso no meio do processo é um fator motivacional, pois isso nos mostra o quanto somos fortes, inteligentes e capazes de superar os desafios. Essa motivação do meio do percurso potencializa a nossa produtividade e nos oferece aquele “gás” para a reta final.

  1. Pessimismo

O pessimismo é uma tendência de pensamentos que nos leva a crer que os resultados sempre serão negativos. Uma pessoa pessimista não confia nas suas próprias capacidades ou acredita que a vida dará um jeito de bagunçar os planos e impedir que os seus objetivos sejam alcançados.

Como citamos anteriormente, uma pessoa motivada não é ingênua, ou seja, ela sabe que existem diversos obstáculos no caminho do sucesso. No entanto, isso é ser realista, e não pessimista.

A pessoa realista reúne as suas forças, os seus conhecimentos, a sua inteligência e a sua resiliência para enfrentar os problemas, sem permitir que a possibilidade de dar errado tome conta da sua mente. Portanto, monitore os seus pensamentos: será que a chance de dar errado é mesmo tão grande?

Dicas para superar a desmotivação

Com base nas causas apontadas acima, é possível cortar o mal pela raiz e desenvolver pensamentos e atitudes que colaboram com a motivação. Confira algumas dicas a seguir:

  • Determine os seus objetivos nas diferentes áreas da sua vida;
  • Se estiver infeliz, utilize esse sentimento negativo para promover mudanças;
  • Reconheça os desafios que têm pela frente, mas foque nos benefícios que você tem a ganhar quando alcançar as suas metas;
  • Desconfie da sua mente: ela é programada para proteger você (o que inclui economizar energia e criar visões pessimistas para que você não saia do lugar);
  • Invista em autoconhecimento: quanto mais você conhecer a si mesmo, mais conseguirá definir objetivos realistas e alinhados com o que ser feliz significa para você;
  • Desenvolva a sua inteligência emocional, de modo que aprenda a lidar com os momentos negativos, e não a desistir quando eles surgirem;
  • Aprenda a descansar: fazer pausas é essencial para recuperar as energias;
  • Não dê ouvidos às opiniões alheias, exceto às críticas construtivas que partem daqueles que você sabe que realmente querem o seu bem;
  • Ouça os seus pensamentos. Se você os ouvisse da boca de um amigo, você continuaria a ser amigo dessa pessoa? Seja gentil consigo mesmo;
  • Lembre-se constantemente das suas forças pessoais, da sua inteligência e das suas qualidades em geral. Pense em todas as situações difíceis que você foi capaz de superar;
  • Agradeça diariamente por tudo aquilo que você tem ou que conquistou. A gratidão nos torna mais autoconfiantes e otimistas, vendo a vida sob uma ótima mais positiva.

Coloque as dicas acima em prática e fortaleça a sua motivação. Lembre-se de inspirar-se nas pessoas que você admira, mas evite comparar a sua vida com as de outras pessoas. Você é você, e a sua trajetória é única. Conheça a si mesmo e confie nas suas capacidades. Você é capaz de ir muito mais longe do que imagina. Dê a si mesmo esse voto de confiança!

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhá-lo com os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!