Superar desafios faz parte da vida de todo ser humano. Pouco tempo depois que chegamos ao mundo precisamos fazer isso por diversas vezes, para aprender a andar, correr, socializar. Depois, se inicia a fase escolar, a vida adulta e os desafios mudam de forma, mas continuam lá.
Cada indivíduo lida com seus próprios desafios e questões à sua própria maneira, alguns enfrentam, outros fogem. Ninguém é melhor ou pior do que o outro por isso, mas precisamos considerar que enfrentar é a escolha mais interessante a se fazer, porque é encarando que se vence, se fortalece a autoconfiança, se vai além.
Se quer saber quais atitudes precisa ter para superar os desafios que a vida colocar em seu caminho, continue a leitura!
Contents
A importância de superar desafios
São os desafios que tornam a vida interessante e é exatamente quando os superamos que as coisas passam a fazer sentido. Vencer uma insegurança, um sofrimento, um medo, superar os próprios limites, são experiências fundamentais para uma vida plena. Aqueles que se permitem paralisar frente a um obstáculo estão abrindo mão de conhecerem a própria força e de se desenvolverem.
Superar desafios tem mais a ver com se permitir tentar do que com o sucesso em si, é nesse movimento de tentativa que está o maior crescimento. Se a pessoa será bem sucedida ou não, já é outra questão, que também é relevante, mas que pode não acontecer. É no tentar sem saber se aquilo dará certo que mora a coragem, a ousadia e a autoconfiança.
5 Atitudes para superar desafios e ousar ir além
Se você deseja enfrentar os desafios que surgirem em seu caminho, sem se deixar paralisar pelo medo do fracasso, comece colocando as atitudes a seguir em prática. Faça isso mesmo com situações consideradas banais, quanto mais se permitir, mais coragem terá para enfrentar qualquer desafio.
1 – Adote uma postura positiva
Em primeiro lugar, é preciso que adote uma postura positiva em relação à vida, o que não significa ignorar os problemas e sim olhar para eles de outra maneira. Quando um obstáculo surgir, se questione se existe algo que possa fazer para ultrapassá-lo. Se a resposta for positiva, siga em frente e dê o seu melhor. Se, por outro lado, a resposta for negativa, pense no que pode fazer para se adaptar.
Essa diferenciação do que está ou não ao seu alcance é fundamental para que evite sofrer por coisas que você não tem o poder de mudar ou que deixe de agir por insegurança para resolver uma questão que seria possível consertar.
2 – Reconheça suas crenças limitantes
Comece a refletir sobre as crenças limitantes que carrega, aquelas ideias que te impedem de fazer coisas e te levam a se sentir incapaz. Pensamentos do tipo “tal coisa não é para mim” ou “não tenho esse dom”, não são verdadeiras, são mecanismos de defesa do cérebro para evitar a frustração.
Entretanto, se você se deixa levar por elas, corre o risco de se frustrar exatamente por não se permitir tentar. É por isso que reconhecer essas crenças é necessário, porque assim poderá desconstruí-las e ressignificá-las, substituindo-as por ideias positivas e que honrem o seu verdadeiro potencial.
3 – Tenha coragem para errar
Muitas pessoas acham que é necessário ter coragem para vencer, mas a verdade é que vencer é “fácil”, o grande desafio está em fazer algo em que há grandes chances de falha e seguir adiante mesmo assim. Se permitir tentar e errar é não ter medo de se mostrar vulnerável, imperfeito, como todo ser humano é.
Entenda isso, abrace sua humanidade e se permita tentar, obviamente, dando o seu melhor. Mas, caso as coisas saírem diferente do que desejava, evite se sentir inferior, um erro não te resume, apenas mostra que tentou, se permitiu e pode aprender lições de grande valor para tentar novamente.
4 – Identifique suas emoções e aprenda a gerenciá-las
Superar desafios tem muito a ver com a relação que temos com as nossas próprias emoções. Muitas pessoas ficam paralisadas frente aos desafios porque se deixam levar pelo medo, pela insegurança, pela vergonha de se mostrar vulnerável. Por isso, é preciso se conhecer, entender os próprios sentimentos e emoções e encontrar formas de gerenciá-los.
Veja que é para gerenciar e não ignorar ou tentar suprimir. O medo, por exemplo, é um sentimento importante, eles nos protege e permitiu que nossa espécie sobrevivesse. Contudo, devemos cuidar para evitar que eles no impeça de agir, usando-o como fonte de cautela, mas nunca de inércia.
5 – Defina metas
Ter metas é muito importante, tanto para situações corriqueiras, quanto para superar desafios. Sem ter um ponto à frente para nos nortear corremos o risco de desistir, abrir mão do nosso crescimento. Então, depois de se conhecer e identificar suas crenças limitantes, pense em tudo o que deseja realizar e que considera desafiador.
Faça uma lista com esses objetivos e transforme-os em metas, descrevendo as estratégias que vai adotar para chegar lá e um prazo para que cada desafio seja superado. Ter esse planejamento é essencial para que se mantenha motivado e evite desistir no meio do caminho.
Dentre as estratégias, talvez seja preciso incluir o aperfeiçoamento de alguma habilidade. Afinal de contas, mais do que coragem para superar desafios é preciso estar e se sentir verdadeiramente preparado. Se, para você, o desafio é falar em público, fazer um curso de oratória e pesquisar a fundo o tema que pretende abordar são ações valiosas para te dar confiança e permitir que realize uma grande apresentação.
Estratégias para controlar a ansiedade para superar desafios
Existem situações desafiadoras que mexem com as nossas emoções, gerando ansiedade, medo, estresse. Algumas estratégias para controlar esses sentimentos incluem:
- Fazer exercícios de respiração por alguns minutos, sentindo o ar entrando e saindo do seu corpo;
- Praticar alguma atividade física, como a corrida, por exemplo, para estimular a mente e se sentir melhor;
- Concentrar-se no momento presente, quando você direciona toda a sua atenção ao agora, os pensamentos ansiosos vão embora naturalmente;
- Listar suas qualidades e conquistas que alcançou ao longo da vida para reconhecer o seu potencial;
- Enxergar as coisas com objetividade, como elas realmente são, sem fantasiar e criar monstros que não existem.
E então, está pronto para superar os desafios e se tornar cada vez mais consciente da sua força? Aproveite para motivar outras pessoas a fazerem o mesmo, compartilhando o artigo em suas redes sociais!