Se você já tem alguma experiência com o assunto “redes sociais”, muito provavelmente já ouviu falar em engajamento. O conceito de engajamento se refere a todas as oportunidades de interação que o público tem com uma página, o que inclui as curtidas, os comentários, as mensagens, os compartilhamentos, os salvamentos, e por aí vai.
É importante ressaltar que alguns tipos de conteúdo geram mais engajamentos do que outros. Por isso, se você precisa do engajamento para fortalecer os seus negócios nas redes sociais, é importante conhecê-los. Neste artigo, você vai conferir os 5 tipos de conteúdo que mais se destacam na hora de engajar. Preparado? Então, siga em frente e boa leitura!
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Por que os engajamentos são importantes?
Quem trabalha com redes sociais acredita que conquistar a maior quantidade possível de seguidores é o que há de mais importante. Realmente, é essencial agir nesse sentido, mas também é necessário criar um relacionamento bacana com quem já segue a sua página.
Os engajamentos são um termômetro para que você avalie se o conteúdo que você publica de fato está sendo relevante para os seus seguidores. Curtidas, comentários e compartilhamentos demonstram que as pessoas não apenas estão acompanhando as suas publicações, como também dedicam algum tempo do seu dia para dar a sua opinião ou levar o seu conteúdo a outras pessoas que também possam se interessar por ele.
Todos esses aspectos fortalecem o seu nome na mente das pessoas e fazem com que você cresça nas redes. Além disso, é por meio do engajamento que você conseguirá construir uma relação mais próxima e humanizada com quem segue a sua página. De um relacionamento de proximidade, a venda é consequência!
Por fim, é fato que os próprios algoritmos das redes entendem que, se o seu post está recebendo muitas curtidas e comentários, é sinal de que ele é relevante. Quando a rede chega a essa conclusão, ela permite que o seu conteúdo seja visto por cada vez mais pessoas, o que aumenta o seu poder de alcance.
Por que ninguém engaja com os meus posts?
Quando você cria diversos posts, mas ninguém curte ou comenta aquilo que você posta, há algumas explicações possíveis. Pode ser que o seu conteúdo, mesmo que bem produzido, não esteja dialogando com as dores, desejos e necessidades do seu público.
Também pode ser que você esteja fazendo um mau uso das ferramentas de automação em seu perfil, como o agendamento de posts em horários incompatíveis com a rotina do seu público. Por fim, pode ser que os recursos que você utilizava para obter engajamentos (como sorteios e perguntas e respostas) estejam perdendo a eficácia.
Dessa forma, não tem jeito: para obter engajamentos, é preciso conhecer bem o seu público, produzir conteúdos relevantes e ser criativo, variando a utilização de formatos e recursos que cada rede oferece.
5 dicas de conteúdo que engajam com sucesso
Na sequência, você vai conferir 5 sugestões de conteúdo que costumam apresentar bons resultados quando o assunto é o engajamento nas redes sociais.
1. Referências culturais
As pessoas tendem a curtir ou comentar em posts em que existam referências culturais reconhecíveis. Portanto, se o seu público ama novelas, por exemplo, incluir alguma cena de sucesso (mas relacionando-a ao seu nicho) pode ajudar as pessoas a engajarem.
Esse tipo de conteúdo pode abordar basicamente tudo, como músicas, celebridades, desenhos animados, novelas, séries, filmes, reality shows e memes. Tudo é uma questão de conhecer bem os gostos e interesses das pessoas que o seguem e utilizar essas referências em seu conteúdo. Mas fique atento: se o seu público é muito jovem, talvez a utilização de referências de filmes da década de 1980 não seja a melhor ideia. Pesquise!
2. Histórias
O storytelling, ou a arte de contar histórias, é muito bacana para transmitir informações, ensinamentos e curiosidades. Desde a infância, as histórias prendem a atenção dos pequenos — o que continua na idade adulta, por meio das séries, filmes e livros. Por isso, contar histórias em sua página de redes sociais é sempre uma boa opção para emocionar, informar, entreter e engajar o seu público.
Por meio de textos ou vídeos, você pode compartilhar experiências suas ou mesmo pedir que algum cliente conte a história dele. Histórias que emocionam, inspiram e mostram superação são, geralmente, as que mais envolvem o público e despertam nele a identificação e a vontade de interagir.
3. Frases motivacionais
As frases são um clássico das redes sociais. Muitas vezes, poucas palavras podem transmitir mensagens profundas, “indiretas” e reafirmações de crenças com mais eficácia do que longos textos. As pessoas gostam desses pensamentos sucintos, o que gera muitas curtidas, salvamentos e compartilhamentos com os amigos e familiares.
Frases motivacionais ou que estimulem a reflexão sobre alguma questão são sempre eficazes, geralmente tendo sido proferidas por filósofos, políticos, escritores, cantores etc. Além disso, você também pode incluir as frases de autoria das pessoas relevantes na sua área, como ensinamentos. Apenas certifique-se de apurar a veracidade da frase, já que circulam pela internet muitas citações de autoria duvidosa.
4. Dicas e tutoriais
Quem é que não gosta de checar uma lista de dicas práticas não é mesmo? Ou aquele bom e velho passo a passo para aprender a fazer algo complexo? Esses formatos são muito instrutivos e úteis, de modo que posts do tipo geram curtidas, salvamentos e compartilhamentos.
Os formatos em carrossel e as listas de tópicos são muito úteis nesse sentido, pois facilitam a visualização da informação. Compartilhar conhecimento e dar sugestões aos seus seguidores são excelentes maneiras de colocar-se como um amigo deles, o que mostra utilidade e simpatia junto ao seu público.
5. Surpresas
Imagine que você esteja visualizando os posts de uma página sobre nutrição. De repente, você se depara com um post cujo título é “coma gordura!”. É claro que você não espera encontrar um conselho desses em uma página com essa temática, não é mesmo? Ao clicar no post, porém, você percebe que o objetivo do nutricionista é relacionar os alimentos com a chamada “gordura saudável”, que ajudam a controlar o mau colesterol, como castanhas e abacate.
Essas quebras de padrão, seja em textos ou mesmo no aspecto visual dos posts, causam surpresa, o que leva o público a comentar mais. Por isso, não tenha medo de inovar ou de abrir o post com uma frase polêmica, para depois dar explicações mais detalhadas.
Os cinco conteúdos acima são sugestões de ideias para aumentar o engajamento nos seus posts em redes sociais. Coloque-os em prática e dê asas à sua criatividade, sempre relacionando os tópicos sugeridos aos temas do seu nicho. Bom trabalho!
E você, querida pessoa, tem algum formato de conteúdo preferido? Qual das sugestões acima você acredita que tem mais potencial para gerar engajamento? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!