Quando uma pessoa entra em uma empresa, muito provavelmente ela deseja crescer naquele meio, ou seja, desenvolver os seus conhecimentos e competências, alcançar cargos mais altos, ter aumentos salariais, enfim, obter promoções. Nem sempre é possível que isso ocorra apenas com as atividades do dia a dia, entretanto.

Por isso, existe o PDI, o Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta estratégica que tem o intuito de orientar o colaborador na definição dos seus objetivos e no alcance deles dentro da empresa. Mas como esse plano é feito? Quais benefícios ele tem a oferecer ao profissional? É o que você vai descobrir na leitura do artigo a seguir!

O que é um PDI?

Conforme citamos, o PDI é o Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta estratégica que permite o mapeamento das competências de um profissional, bem como a definição das novas competências a serem desenvolvidas para que ele possa utilizar todo o seu potencial para crescer em sua carreira. Os planos não têm durações específicas, mas costumam durar de 3 meses a 1 ano.

Esse plano é importante tanto para o desenvolvimento do colaborador como para o progresso da empresa, precisando conciliar os objetivos dos dois lados. Por isso, o PDI é um dos pilares das lideranças que desejam desenvolver as suas equipes, melhorando os seus desempenhos e alcançando melhores resultados.

Quais são os seus objetivos?

O principal objetivo do PDI é promover desenvolvimento pessoal e profissional ao colaborador, ajudando-o a compreender de que maneira ele deseja crescer em sua carreira e o que ele precisa fazer para que isso ocorra. Além do conhecimento e das habilidades, o PDI também identifica as forças e os pontos a serem desenvolvidos em cada funcionário, sempre fortalecendo a sua motivação e a sua capacidade de definir prioridades para acelerar a conquista de grandes resultados.

O ideal é que o PDI seja definido e colocado em prática em uma parceria entre o colaborador, o seu gestor e o profissional de recursos humanos. Esses três indivíduos são os responsáveis pelo planejamento e pela execução de todo o processo. Quando o colaborador é incluso nessa atividade, ele se sente mais motivado, afinal de contas, ajudou a traçar os seus próprios caminhos.

Quais são os principais benefícios que um PDI oferece?

O PDI é um instrumento essencial para o planejamento de carreira, ajudando o profissional a alcançar o seu objetivo específico (desenvolver um novo projeto, ser promovido etc.). Isso torna esse colaborador mais consciente da sua própria carreira, entendendo o momento que ele vive e aonde quer chegar. Além disso, a sua própria motivação aumenta, já que ele nota que a própria empresa está interessada em seu desenvolvimento.

Portanto, o PDI favorece o mapeamento de competências e ajuda o colaborador a dar um direcionamento à sua carreira, tornando-se autor da sua própria história profissional. Isso promove o seu senso de responsabilidade e autonomia. Quanto à empresa, os principais benefícios percebidos são:

  • Mais produtividade e motivação entre os funcionários;
  • Alcance de metas e objetivos;
  • Organização de cargos, tarefas e competências nos departamentos;
  • Estreitamento das relações entre gestores, colaboradores e profissionais de RH.

Quais etapas compõem um PDI?

O PDI, como você já deve ter percebido é um projeto de desenvolvimento profissional individual, mas que deve estar alinhado com os objetivos da organização. Para que isso ocorra, é importante que ele seja bem estruturado, de preferência subdividido nas 6 etapas a seguir.

1. Avaliação de desempenho

O primeiro passo é conhecer adequada e profundamente as pessoas que compõem o quadro de funcionários da empresa. Dessa forma, a avaliação de desempenho é o ponto de partida de um PDI. Ela ajuda os líderes da organização a identificar as competências que o indivíduo já demonstra, mas também as que ainda precisam ser desenvolvidas.

Esse conhecimento permite que os gestores, os profissionais de RH e o próprio colaborador identifiquem as possibilidades de melhoria e as ações que permitem que essas possibilidades se concretizem.

2. Definição de objetivos

A partir do diagnóstico obtido na etapa anterior, é possível definir objetivos, ou seja, que o colaborador defina aonde quer chegar em sua vida profissional. Ele deseja desenvolver uma habilidade particular? Trabalhar em algum projeto específico? Ser promovido em algum tempo? Desenvolver competências de liderança? De que maneira esses objetivos individuais podem ser conciliados aos objetivos da empresa?

Depois da definição desse grande objetivo, é interessante “desmembrá-lo” em metas menores, que possam ser conquistadas e acompanhadas aos poucos, favorecendo a motivação e o monitoramento da evolução do colaborador.

3. Análise financeira

Após definir os objetivos e metas do profissional, em sintonia com os da organização, é preciso considerar que algumas ações deverão ser feitas. Cursos, treinamentos, materiais de apoio, sessões de coaching corporativo, aquisição de novas tecnologias etc. são algumas das medidas que podem ser implantadas na empresa para a execução do PDI.

Naturalmente, isso demandará algum investimento por parte da empresa. Por isso, é preciso fazer orçamentos e, para aprová-los, calcular o ROI, ou seja, o retorno que esse investimento tende a produzir.

4. Acompanhamento dos funcionários

Em complemento ao mapeamento de competências e às avaliações de desempenho, é importante que os gestores e os profissionais de RH façam observações nos departamentos da empresa, observando, sobretudo, os conflitos, problemas, desmotivações, dificuldades etc.

Essa observação mais próxima permite diagnosticar os problemas que possam estar ocorrendo, como: desmotivação, sobrecarga de trabalho, incompatibilidade de funções, incompatibilidade com a cultura organizacional etc. Assim, os líderes conseguirão identificar o que pode e deve ser melhorado na vida desse profissional, por meio de ações que o façam alcançar o seu máximo potencial.

5. Criação de um cronograma de ações

Depois de definir todos os objetivos do PDI, diagnosticar os problemas, mapear as competências e definir as ações que precisam ser adotadas para que o profissional alcance os seus objetivos, é hora de definir um cronograma para essas ações.

Sempre respeitando o calendário da empresa, é preciso definir onde, como e quando o colaborador vai desenvolver cada atividade do seu plano, incluindo reuniões, cursos, treinamentos, participações em projetos, e por aí vai.

6. Feedback

Os feedbacks são as reuniões entre os líderes e os colaboradores, avaliando tudo aquilo que está surtindo bons resultados, bem como aquilo que ainda precisa melhorar. Esses momentos são fundamentais para que o funcionário esteja ciente do seu progresso, bem como para que as rotas sejam recalculadas, caso seja necessário.

Um bom PDI é sempre pautado em reuniões com os colaboradores, e não imposto de forma arbitrária pela diretoria. Quanto mais cooperativo for o processo, maiores serão as chances de que ele produza bons resultados.

Como é possível perceber, o PDI é uma ferramenta fundamental para que os colaboradores desenvolvam as suas competências profissionais e, com isso, motivem-se a permanecer na empresa, onde têm a oportunidade de alcançar aquilo que tanto desejam para as suas carreiras. Do ponto de vista das organizações, é também a chance de obter mais qualidade e produtividade nas atividades que ali são desenvolvidas.

E você, querida pessoa, já fez ou tem vontade de fazer um PDI para obter um direcionamento em sua vida profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!