Todo mundo precisa ser autoconfiante, isto é, acreditar nas suas próprias capacidades e talentos para vencer e conquistar aquilo que deseja. Entretanto, ser autoconfiante é muito diferente de subestimar as capacidades dos outros e de considerar-se superior a eles. Nesse caso, já estamos entrando em outro contexto, que é o da prepotência.

O indivíduo prepotente abusa do seu poder e exibe uma postura marcada pela arrogância. Mas como saber se estamos sendo prepotentes? Bem, o fato é que esse comportamento dá alguns indícios. No artigo a seguir, você vai conferir 9 deles. Fique atento e evite os comportamentos abaixo. Boa leitura!

1. Interrupções frequentes às falas dos outros

É comum que algumas pessoas interrompam com frequência o que os outros dizem. Isso revela duas características básicas. A primeira e mais óbvia delas é a falta de educação, tendo em vista que esperar o outro concluir a ideia dele para que você fale é um ensinamento que deve ser compartilhado desde a infância.

A segunda característica é a prepotência. Se uma pessoa interrompe a outra, ela acredita que aquilo que ela tem a dizer é mais importante do que o que o outro está dizendo, ou então que o outro está errado. No entanto, como julgar as palavras ouvidas se você sequer permitiu que o seu colega completasse o raciocínio dele?

2. Crença na própria superioridade

O exemplo acima é uma clássica atitude de desprezo ao outro. Isso revela que a pessoa acredita ser superior aos demais, o que geralmente envolve diversos aspectos. A pessoa prepotente enxerga as suas habilidades e qualidades como maiores do que as de todos os outros: mais bonito, mais rico, mais inteligente, mais bem-sucedido, e por aí vai.

Nem sempre isso é verdade. A pessoa pode ter apenas uma visão distorcida em relação a si mesma, acreditando estar sempre certa e na melhor posição. Nesses indivíduos, jamais há humildade para reconhecer que o outro pode ter qualidades acima das suas.

3. Apego ao protagonismo

PSC

As pessoas prepotentes têm certo apego ao protagonismo. Isso quer dizer que elas gostam de ser o centro das atenções. Sentem-se confortáveis quando são “paparicadas”, quando os outros ouvem o que elas dizem, quando os outros concordam com as suas ideias e quando percebem que os outros estão falando delas.

É claro que todo mundo gosta de pessoas que admirem as nossas próprias qualidades, mas isso é diferente de envaidecer-se por virar o assunto da rodinha de amigos. Se você sente prazer quando isso acontece ou se fica entediado/incomodado quando você não é o centro das atenções, esse pode ser um sinal de prepotência.

4. Existência de “inimigos”

Para o indivíduo prepotente, qualquer pessoa é um potencial rival. Essas pessoas geralmente são muito competitivas e frequentemente enxergam nos outros possíveis ameaças à sua posição. Isso se vê nas amizades do namorado, entre irmãos ou outros familiares, em relação a um amigo bem-sucedido e até mesmo com o colega novo, que acabou de entrar na empresa.

Esse incômodo gera estranhamentos entre as pessoas. O prepotente percebe que o outro não gosta dele e encara isso como uma afronta. Na visão dele, ele está sempre certo, enquanto o outro está sempre errado.

5. Dificuldade em lidar com as diferenças

O prepotente não entende que as pessoas são diferentes umas das outras. Na visão dele, existem as pessoas “certas” — que são as que concordam com ele — e as pessoas “erradas” — que manifestam opiniões contrárias.

Para essas pessoas, todo mundo deve concordar com elas, já que elas são as únicas corretas. Alguém que expressa uma ideia diferente é visto como um “mal” a ser combatido ou convertido, já que aquelas ideias estão completamente equivocadas, na visão do indivíduo.

6. Afastamento de pessoas

Muitas vezes, o prepotente não se vê como alguém prepotente, mas apenas como uma pessoa de “personalidade forte”. Contudo, analisando os traços já descritos, é fato que conviver com gente assim pode ser muito desafiador. Como consequência disso, pode acontecer de as pessoas se afastarem de alguém assim.

Por isso, verifique se os seus amigos e familiares têm apreciado a sua companhia. Será que eles estão evitando a sua presença? Ninguém gosta de permanecer ao lado de alguém que se acha superior a todo mundo. Por isso, se o seu círculo social se renova com frequência (“entra e sai” de pessoas da sua vida), fique atento.

7. Comunicação ofensiva

As pessoas prepotentes geralmente não se preocupam muito com o nível de linguagem que empregam. Isso não quer dizer que elas utilizem xingamentos (embora às vezes os usem), mas podem ser extremamente agressivas, mesmo com palavras teoricamente inofensivas.

Pode ser também que as pessoas não se ofendam exatamente com o que se diz, mas com a maneira como a ideia é expressa. Olhares, expressões faciais, tons de voz e linguagem corporal podem comunicar desprezo ou superioridade, mesmo que a pessoa não tenha essa intenção.

8. Excesso de extroversão

Não há absolutamente nada de errado em ser extrovertido. Na verdade, a psicologia entende a extroversão como a característica das pessoas que renovam as suas energias na companhia de outras pessoas, preferindo o contato com o outro ao estado de solidão.

No entanto, as manifestações excessivas de extroversão, como a falta de respeito ao espaço alheio, as interrupções constantes, o volume da voz alto demais e a “forçação” da intimidade podem ser retratos da prepotência e da necessidade de ser o centro das atenções.

9. Fragilidades escondidas

Por fim, também é importante pontuar que muitas pessoas se comportam de maneira prepotente justamente porque são inseguras. Parece paradoxal, mas, ao refletirmos sobre esse mecanismo de defesa, perceberemos que ele faz sentido.

A pessoa é insegura e tem necessidade de aprovação alheia. Por isso, veste uma “máscara” de arrogância para tentar convencer a si mesma e aos outros de que ela é alguém repleto de qualidades, muitas vezes superiores às das outras pessoas.

Os 9 traços acima são possíveis indícios de que você está sendo prepotente. Não necessariamente uma pessoa prepotente tem todas essas características. Contudo, se você perceber que há muitos desses traços no seu jeito de ser, talvez seja melhor refletir um pouquinho sobre a sua postura.

Agora, responda, querida pessoa: como você lida com pessoas prepotentes no seu dia a dia? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!