A inteligência emocional é uma das capacidades mais importantes que uma pessoa pode ter atualmente. Seja no ambiente pessoal ou no profissional, ela contribui para que tenhamos resultados verdadeiramente expressivos em nossa vida. Isso acontece, porque, através dela, conseguimos lidar, da melhor maneira possível, com as nossas próprias emoções e sentimentos, evitando que eles atrapalhem o nosso processo de evolução contínua. 

Mas não é só isso. A inteligência emocional é importante por nos levar à uma compreensão profunda de nossas emoções. Este processo acontece por meio de uma análise e uma reflexão sobre a origem de nossos sentimentos, tanto os bons quanto os ruins, uma vez que ambos têm impacto direto sobre a nossa vida, de uma forma geral. 

Mas o que acontece quando uma pessoa não tem esta capacidade bem desenvolvida? Um indivíduo com um índice baixo de inteligência emocional pode enfrentar algumas dificuldades em sua jornada, estando entre elas a construção de relações pouco saudáveis, inclusive consigo mesmo. 

Por isso, é essencial identificar os sinais de baixa inteligência emocional, para que, dessa maneira, seja possível realizar ações efetivas no dia a dia, que te ajudarão a ter um desempenho extraordinário em sua vida. 

Continue conosco nessa leitura e saiba quais são os principais sinais de baixa inteligência emocional. 

Sinais de baixa inteligência emocional

Um olhar apurado sobre nós mesmos, nossas características, bem como sobre a maneira como reagimos às mais diversas situações de nosso dia a dia, nos ajuda a entender se somos pessoas com baixa inteligência emocional ou não. 

PSC

Além disso, uma forma também eficiente de fazer esta identificação é analisar se alguns dos sinais abaixo estão presentes em sua personalidade:

Falta de empatia

O primeiro sinal que você vai identificar em uma pessoa com baixa inteligência emocional é a sua total falta de empatia. Trata-se de um indivíduo que não se esforça em nada para compreender as emoções e sentimentos daqueles que o rodeiam.

Por agir desta forma, este tipo de pessoa acredita, com toda convicção, que também não é compreendida por ninguém, o que a leva à exasperação e à irritação constantes. 

Discussões frequentes

Por serem irritadas, estas pessoas costumam discutir com frequência com aqueles com quem convivem. Aqui, nós voltamos àquele sentimento de incompreensão que elas levam consigo, e que citamos acima, sendo justamente isso o que origina este tipo de comportamento. 

Estas discussões frequentes ocorrem também, porque estamos falando de indivíduos com baixa habilidade para expressar suas emoções e sentimentos de maneira correta. O que eles fazem é transformar tudo em raiva e discussão, o que torna a convivência com eles mesmos praticamente inviável.

Insensibilidade

Como dissemos, as únicas coisas que as pessoas com baixa inteligência emocional enxergam são suas próprias necessidades. Isso quer dizer que elas sempre acham que o outro é muito sensível, quando reage aos seus acessos exagerados de raiva, tristeza ou chateação. 

Com isso, é comum observar a grande dificuldade que possuem de se relacionar, uma vez que são indivíduos sempre rodeados de conflitos, das mais variadas espécies.

Não aceitam o ponto de vista alheio

Já deu para perceber que estamos falando de uma pessoa com extrema dificuldade para estabelecer relacionamentos saudáveis, não é mesmo?! Uma das razões que faz com que isso aconteça é o fato que este perfil de indivíduo não aceita, de forma alguma, pontos de vista contrários aos seus. 

Elas defendem o que acreditam com unhas e dentes, principalmente se houver algum componente emocional envolvido em suas ideias e opiniões. Com isso, um diálogo ou um simples bate papo pode se tornar uma experiência verdadeiramente desagradável. 

Lidam mal com emoções fortes

Sejam as próprias ou a de terceiros, algo com o qual os indivíduos com baixo índice de inteligência emocional não conseguem lidar são com fortes emoções. Quando isso acontece, suas reações são totalmente imprevisíveis e exageradas. 

Geralmente, quando se veem de frente com situações em que seu emocional será muito exigido, esse tipo de pessoa tende também a fugir. Porém, quando não consegue realizar este movimento de fuga, acaba reagindo mal e de maneira completamente desproporcional. 

Vitimismo

A baixa ou completa falta de inteligência emocional leva o indivíduo a se vitimizar por tudo. Para ele, as pessoas o perseguem, não fazem a menor questão de compreendê-lo e muito menos de levar em conta suas razões e pontos de vista. Em sua cabeça, existe um grande complô, para fazê-lo se sentir mal e diminuído. 

Esta é uma questão sensível, pois, o que, na verdade, esta pessoa não enxerga, é que ela é vítima dela mesma, bem como da falta de controle de suas emoções e sentimentos. 

Têm poucos amigos

Este é um resultado que não poderia ser diferente, principalmente depois de tudo o que relatamos até aqui. Com tantas características negativas, é muito difícil para a pessoa que tem baixa inteligência emocional ter relacionamentos duradouros, sejam eles amorosos ou até mesmo de amizade. 

Isso porque uma relação, seja ela de que natureza for, necessita de resiliência, paciência, compreensão mútua, envolve dar e receber, entre diversos outros pontos, que este perfil de indivíduo é praticamente incapaz de oferecer a alguém. 

Diante disso, é comum vê-los com poucas pessoas ao seu redor, com poucos amigos, pois são justamente poucos que conseguem lidar com eles. 

Como vimos, a baixa inteligência emocional traz grandes problemas para a vida dos mais diversos tipos de pessoas. Diante disso, se você fez uma autoanálise e observou alguma destas características em sua personalidade, o ideal é encontrar formas de se desenvolver emocionalmente, para não passar por dificuldades, como as que relatamos ao longo deste conteúdo. 

E se você observou que este conteúdo pode ajudar outras pessoas, compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!