Quando se fala em hipnose, muitos imaginam aquele tipo de prática bastante mostrada em programa de auditório na televisão, com pessoas que ficavam completamente à mercê dos comandos do hipnólogo. Na realidade, existem outros métodos com tipos de transe mais modernos, como é o caso da Hipnose Ericksoniana, em que cliente e profissional trabalham juntos, cocriando e buscando as respostas desejadas no inconsciente, considerando as características e as vontades do indivíduo.

Permita-se conhecer mais a respeito da hipnose e entenderá que se trata de uma abordagem séria e que pode promover diversos benefícios para o desenvolvimento, autoconhecimento e bem-estar daqueles que procuram esse tipo de procedimento.

O Que é o Transe na Hipnose Ericksoniana?

O transe dentro da Hipnose Ericksoniana nada mais é do que um estado alterado de consciência, em que a pessoa submetida ao processo é conduzida, de forma a manter o foco nas memórias que deseja revisitar. Nesse sentido, ela deixa de se atentar a detalhes do ambiente, como a roupa que está vestindo ou a cadeira sobre a qual está sentada, por exemplo, para se concentrar em lembranças que pareciam estar esquecidas, mas que estavam todas guardadas ali, em seu inconsciente.

Diferente do transe na hipnose clássica, em que o indivíduo fica completamente dominado e sem a possibilidade de expressar suas vontades, dentro da abordagem Ericksoniana sua participação voluntária é essencial. A entrega do cliente durante o processo é um elemento de grande importância para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. Assim, é realizado um trabalho colaborativo e completamente personalizado de acordo com as necessidades de cada um.

Os Principais Tipos de Transe

Na hipnose de matriz ericksoniana existem dois tipos principais de transe, que devem ser usados de acordo com as necessidades de cada cliente. Veja, a seguir, maiores informações a respeito de cada um deles.

Transe Conversacional

Como o próprio nome sugere, é um estado de atenção focada em que o cliente continua se comunicando como o hipnoterapeuta. Nesse sentido, uma parte de sua mente está relaxada para buscar as memórias inconscientes, enquanto a outra está em alerta, possibilitando que reaja aos estímulos do profissional. Vale lembrar que não é necessário estar com os olhos fechados, pois isso comprometeria a ideia de cocriação.

PSC

Basicamente, é uma conversa realizada de uma forma mais focada, algo que é bastante utilizado no processo de Coaching, a fim de torná-lo ainda mais efetivo. Quando há um estado de transe conversacional, o coachee consegue se sentir mais à vontade para se entregar ao processo e absorver com muito mais eficácia o conteúdo abordado.

Transe Hipnótico

Para Milton Erickson, psiquiatra americano criador da Hipnose Ericksoniana, dependendo do objetivo que se tem com o processo, como no caso de regressões de idade, por exemplo, pode ser necessário utilizar um modo mais completo de transe, chamado de hipnótico. É importante lembrar que completo é diferente de intenso, pois a participação do cliente continua sendo de extrema relevância para o sucesso da prática.

É bem provável que você já tenha entrado em um estado de transe hipnótico sozinho, mesmo sem perceber. Quando está completamente focado em algo, seja realizando alguma atividade ou olhando fixamente para um objeto, por exemplo, mesmo que de forma inconsciente, está em transe. A diferença na hipnose é que há um profissional guiando esse processo, para que o cliente aproveite o momento para buscar respostas que estão dentro da sua mente.

Os Benefícios do Transe Dentro da Hipnose Ericksoniana

Como se pode ver, o estado de transe dentro da Hipnose Ericksoniana é bastante diferente da abordagem clássica e existe uma participação efetiva do indivíduo durante todo o processo. Os benefícios que podem ser alcançados através dessa técnica são muitos, o que faz com que diversos profissionais, como psicólogos e coaches, por exemplo, utilizem o método nas sessões com os seus clientes. Aproveite e confira quais são os principais benefícios do transe dentro da hipnose de matriz ericksoniana.

1 – É uma Ferramenta Altamente Eficaz de Autoconhecimento

Sempre costumo dizer que quanto mais uma pessoa se conhece mais ela pode se curar e se potencializar. Nesse sentido, a Hipnose Ericksoniana permite que o indivíduo se conheça por inteiro, incluindo suas memórias inconscientes, que podem até mesmo estar dificultando seu desenvolvimento e resultados. Afinal, elas têm uma grande influência sobre os pensamentos e comportamentos e, portanto, conhecê-las é de grande importância para o processo de desenvolvimento, ressignificação, autoconhecimento, amadurecimento e evolução.

2 – Desenvolvimento da Inteligência Emocional

O autoconhecimento promovido pela Hipnose Ericksoniana leva ao desenvolvimento da inteligência emocional, que é a capacidade de controlar suas emoções. Isso acontece porque, ao entrar em contato com seus sentimentos mais profundos, o indivíduo consegue entender a razão para cada um deles existir e, assim, aprender a controlá-los e utilizá-los ao seu favor.

3 – Abordagem Personalizada de Acordo Com Cada Cliente

Um dos grandes fatores que diferencia a Hipnose Ericksoniana da clássica é o fato de que a primeira não tem técnicas pré-estabelecidas ou uma receita pronta para levar o cliente ao estado de transe, que também é diferente e contempla a participação efetiva do indivíduo. Dessa forma, a abordagem permite que sejam realizadas adaptações de acordo com as necessidades e os objetivos de cada um.

4 – Mudança de Hábitos e Comportamentos Indesejados

Através dessa conexão com o inconsciente é possível identificar e alterar comportamentos indesejados. Isso pode acontecer porque o estado de transe permite que se chegue à origem dessas atitudes. Então, ao voltar para o seu estado normal, o indivíduo irá levar essas informações para o seu consciente, sabendo como deverá proceder para mudar os hábitos que deseja.

5 – Melhoria na Comunicação e na Habilidade de Ouvir na Essência

Para que a sessão de hipnose atinja os objetivos do cliente, é fundamental que ele dê total atenção ao que o profissional lhe diz. Assim, poderá desenvolver e habilidade de ouvir na essência, como também uma comunicação mais assertiva, pois como sabemos as palavras têm poder e sempre revelam sentimentos e intenções. Entender seus códigos é essencial para eliminar as fontes de sabotagem e potencializar as formas de se comunicar com o outro.

Desenvolver estas competências certamente traz benefícios fantásticos à vida do cliente, bem como a do especialista em Linguagem Ericksoniana. Escutar com total atenção o que os outros dizem promove o entendimento e fornece informações valiosas para conhecer profundamente as pessoas e, a assertividade na comunicação, torna possível lidar com cada ser humano de maneira personalizada.

Espero que as informações aqui compartilhadas tenham lhe ajudado a entender melhor o transe dentro da Hipnose Ericksoniana e a desmistificar esse assunto. Aproveite e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso!

Copyright: 511277248 – https://www.shutterstock.com/pt/g/grinvalds