Você sabe o que Steve Jobs, Martin Luther King Jr. e o Papa Francisco têm em comum? Todos são exemplos de liderança carismática, ou seja, indivíduos que exercem (ou exerceram) o seu poder em seu respectivo ramo de atuação ao conquistar as pessoas, por meio de uma postura amigável e simpática.

Entretanto, nem só de simpatia vive um líder carismático. Neste artigo, você compreenderá melhor quais são as características que permitem que alguém em posição de liderança seja carismático, sem perder a firmeza que a posição exige. Ficou curioso? Então, siga em frente e boa leitura!

Os traços de um líder

Antes de falarmos em liderança carismática, é preciso compreender o que é um líder, de maneira geral. Os líderes são pessoas que possuem autoridade para coordenar os outros, exercendo influência sobre seus pensamentos e comportamentos. Há líderes em empresas, departamentos, escolas, grupos de estudos, comunidades, projetos específicos, famílias e até mesmo nos círculos de amizade.

A liderança não necessariamente coincide com um cargo de chefia. Há profissionais, por exemplo, que não são os chefes da seção, mas que são muito mais ouvidos e respeitados do que o coordenador da divisão. Isso significa que liderar é assumir um estado de espírito, que envolve organizar o que precisa ser feito, determinar objetivos, distribuir tarefas, prestar auxílio, motivar e avaliar constantemente o desempenho de cada membro da equipe.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

As características de uma liderança carismática

Os líderes carismáticos precisam dar contar de todas as tarefas citadas, mas conseguem fazer isso sem que seu poder seja confundido com autoritarismo ou arrogância. Essas pessoas atuam muito mais pelo poder do exemplo do que pela força das palavras de ordem. Dessa forma, conquistam a simpatia, a admiração e a amizade de seus liderados.

PSC

Confira, a seguir, as 7 principais características de um líder carismático:

1. Empatia

A empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Muitos líderes deixam de fazer isso e, por conta dessa falta de empatia, cobram aquilo que eles mesmos jamais seriam capazes de dar. Exigem coisas que, na prática, não são possíveis de serem realizadas, estipulam metas surreais e não têm noção das dificuldades que seus liderados enfrentam no dia a dia.

O líder carismático, porém, é um grande ouvinte. Ele sabe que ninguém melhor do que os membros de sua equipe para dizer quais são os problemas que enfrentam, quais são as expectativas que possuem e quais são as sugestões que essas pessoas têm. Ao colocar-se no lugar de seus liderados, o líder passa a lutar por seu bem-estar e pelas questões de interesse coletivo. Assim, todo o trabalho é conduzido com mais harmonia e cooperação.

2. Acessibilidade e comunicação

Em desdobramento do item anterior, fica fácil concluir que esse tipo de líder desenvolve uma excelente comunicação interpessoal. Eles conseguem expor cenários, relatar problemas, demandar soluções e dar ordens de uma forma extremamente clara, objetiva, humilde, empática e humana.

Além disso, colocam-se sempre à disposição para ouvir o que o outro tem a dizer, com total respeito e paciência. Também se prontificam a ajudar e a prestar assistência aos liderados nas dificuldades que surgirem, ao contrário de líderes que deixam suas ordens e depois simplesmente “desaparecem do mapa” sem nenhum acompanhamento.

3. Motivação

O terceiro item da lista é provavelmente a mais notável das características de um líder carismático: a motivação. Em primeiro lugar, esse tipo de líder é naturalmente muito automotivado a executar suas atividades, pois realmente acredita na diferença que está fazendo no mundo.

Além disso, o líder carismático tem a impressionante habilidade de transferir a sua própria motivação às pessoas que fazem parte de sua equipe. São mestres na arte de oferecer uma palavra amiga, especialmente quando se deparam com alguém desanimado ou pouco confiante em si mesmo. Assim, ajudam a construir um clima leve, animado e de muita união.

4. Confiança recíproca

Com seu estilo mais humilde, atencioso e humano, os líderes carismáticos rapidamente conquistam a confiança de seus liderados. Cada pessoa da equipe se sente segura de que aquele líder fará o melhor para o bem de todos, sem pensar exclusivamente em benefício próprio.

Quando essa confiança é estabelecida, cria-se uma via de mão dupla, já que o líder também descobre que poderá contar com a responsabilidade e a dedicação de todas as outras pessoas. Quem confia em seu líder faz o possível para que o trabalho transcorra da melhor maneira possível, e isso se vê nas empresas mais bem-sucedidas, independentemente de seu porte ou segmento.

5. Tendência à informalidade

Uma característica interessante que os especialistas apontam é que os ambientes que são governados por lideres carismáticos tendem a ser um pouco mais informais. A formalidade é tradicionalmente associada aos lugares mais sérios e rígidos, mas geralmente fica em segundo plano nos lugares onde o carisma é o protagonista.

Isso, entretanto, não quer dizer que “vale tudo”. Existem regras que precisam ser respeitadas, além do bom e velho bom senso. O que pode ficar mais flexível nesses ambientes são os cumprimentos mais calorosos, algumas conversas triviais quando for possível, entre outros detalhes que dispensam a formalidade.

6. Transparência e inclusão

A liderança carismática é, por essência, uma liderança transparente. Esse tipo de líder não age por baixo dos panos, nem esconde informações importantes dos demais. As ações implementadas, os objetivos definidos e os resultados obtidos são sempre divulgados da forma mais clara possível. Além disso, por meio de feedbacks constantes, cada funcionário tem noção de como está seu desempenho.

Em consequência disso, ocorre um processo de inclusão, em que todos os liderados sentem-se membros da equipe. Eles participam do processo de tomada de decisões, votam, deixam suas opiniões e adquirem uma postura mais ativa, mesmo que a palavra final seja do líder. Todos têm voz e vez.

É importante ressaltar, porém, que isso não acontece em todas as lideranças carismáticas, embora apareça na maioria delas. Há líderes que, apesar do carisma, são autoritários.

7. Estímulo à inovação

Por fim, outra característica que também é observada em muitas lideranças carismáticas é o estímulo à inovação. A formalidade e a tradição podem perder força diante desse tipo de liderança, que fomenta a criatividade, a liberdade e o trabalho cooperativo.

Diante de um líder carismático, as pessoas sentem-se mais à vontade para propor novas soluções aos velhos problemas e novas maneiras de executar os processos de sempre. Líderes muito severos, entretanto, tendem a ignorar ou discordar desse comportamento.

 

Há alguma desvantagem?

Nesse mar de características positivas, você pode estar se perguntando: “ok, mas será que não há nenhuma desvantagem na liderança carismática?”. Como em tudo na vida, há sim um lado B.

Um líder carismático, se não cuidar para manter a firmeza de sua posição, pode acabar se tornando excessivamente permissivo e tolerante, fazendo vista grossa sobre os erros cometidos por seus liderados. Isso pode conduzi-los a certo abuso de sua boa vontade, tendo diminuída a produtividade e a qualidade do trabalho da equipe. Portanto, é bom ficar atento.

E você, possui as características de uma liderança carismática? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que também possam se beneficiar deste conteúdo, por meio de suas redes sociais.