Você já percebeu que existem empresas que oferecem condições para que os funcionários permaneçam ali por décadas, sem querer trabalhar em outro lugar? Por outro lado, há organizações em que os profissionais sempre passam pouco tempo, havendo constantes desligamentos e contratações. Esse segundo caso consiste na rotatividade de funcionários.

A rotatividade profissional, também conhecida como turnover, é um problema para as organizações, pois fazer demissões e contratações constantes é um processo cansativo, que demanda investimentos financeiros e que compromete a produtividade da organização — considerando o período de adaptação do novo contratado até que ele pegue o ritmo de trabalho.

Por isso, a rotatividade é algo a ser evitado. As organizações devem se preocupar no sentido de satisfazer os seus colaboradores, de modo que eles não pensem em sair dali para trabalhar em empresas que pareçam mais atrativas. Dessa forma, o primeiro passo para resolver a questão é conhecer as principais causas da rotatividade. Você vai conferir 8 delas na sequência!

1. Contratações inadequadas

Tudo começa já no próprio processo seletivo. Se a empresa não for muito criteriosa, pode acabar colocando em determinadas funções profissionais que não têm as habilidades e conhecimentos adequados. Outro problema é contratar profissionais que até são competentes, mas cujas crenças pessoais não são compatíveis com a cultura organizacional. Quando o processo seletivo é pobre ou impreciso, contratações inapropriadas podem ser feitas, o que pode gerar desligamentos e novas seleções.

2. Falta de feedbacks

O feedback é aquela reunião em que o líder avalia o desempenho do liderado. Ele serve para que o colaborador seja reconhecido pelos seus pontos positivos e alertado quanto aos pontos de melhoria. Essa ferramenta serve, portanto, para motivar o colaborador e para ajudá-lo a progredir continuamente, o que revela uma preocupação real da empresa com cada funcionário. Ao perceber que há muito a aprender ali, o colaborador provavelmente pensará duas vezes antes de querer sair da empresa.

3. Pouca ou nenhuma iniciativa de capacitação

Um dos aspectos mais interessantes dos feedbacks é que os líderes façam recomendações para que os liderados progridam nos pontos de melhoria. Isso pode ser feito por meio de leituras, eventos, cursos e treinamentos de capacitação profissional. Algumas empresas fazem parcerias com instituições de ensino, enquanto outras constroem os seus próprios programas de treinamento. Contudo, se uma empresa não oferece nenhum recurso de crescimento, isso desmotiva o colaborador.

4. Ausência de planos de carreira

Há organizações em que o colaborador afirma ter entrado como estagiário, passando depois pelos cargos de analista junior, analista pleno, analista sênior, coordenador e diretor de área. Saber que essa possibilidade de crescimento existe motiva o profissional a permanecer na empresa. Contudo, se a organização não dá sinais de que o funcionário pode crescer ali, ele provavelmente vai procurar essas oportunidades em outras instituições, elevando também o turnover da empresa.

5. Clima organizacional negativo

O clima organizacional de uma empresa pode ser negativo por uma série de questões: líderes omissos ou autoritários, competição desmedida entre colegas, falta de reconhecimento, fofocas, “panelinhas”, falta de regras internas, comportamentos preconceituosos e/ou abusivos, desorganização, e por aí vai. Empresas em que o funcionário sofre com atitudes negativas de colegas e com a falta de um regimento interno claro tendem, obviamente, a ter uma rotatividade de funcionários maior.

6. Remuneração e benefícios inferiores

Esse é um dos aspectos mais conhecidos da rotatividade de colaboradores. As empresas precisam se manter competitivas não apenas para atrair clientes, mas também para atrair funcionários de qualidade.

Se um colaborador começa a pesquisar a faixa salarial do seu cargo em outras organizações e percebe que o que ele recebe está abaixo da média ou do que ele poderia receber em outros lugares, esse também é um impulso para que ele saia, e a empresa terá que contratar um novo funcionário. O mesmo vale para os benefícios oferecidos, que são diferenciais competitivos.

7. Rigidez estrutural

Especialmente no que diz respeito às gerações de trabalhadores mais jovens, as empresas muito rígidas também favorecem a rotatividade. Estruturas hierárquicas rígidas, burocracia excessiva, inflexibilidade de horários, formalidades no dia a dia (vestuário, normas etc.) e a falta de inclusão do colaborador nas tomadas de decisão (ele está ali apenas para obedecer às ordens, e nada mais) são aspectos nada atrativos ao trabalhador contemporâneo, o que também eleva o turnover.

8. Pouca qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho é um resultado de todos os itens anteriores: flexibilidade, autonomia, respeito, reconhecimento, remuneração adequada, feedbacks, capacitação, possibilidade de crescimento e contratações adequadas. Somam-se a isso dois fatores importantes: oferecer infraestrutura adequada ao trabalho (respeitando a saúde física do colaborador) e equilibrar a quantidade de demandas distribuídas aos funcionários (respeitando a saúde mental de cada um).

Nas empresas em que esses fatores de qualidade de vida não são colocados em prática, problemas de saúde, tanto do corpo quanto da mente, podem acontecer, o que certamente afastará o indivíduo do trabalho e o levará a procurar empresas que respeitem mais a sua própria saúde. Não demande que o seu funcionário trabalhe 12 horas por dia e espere mantê-lo por muito tempo.

Conclusão

Para concluir, podemos afirmar com alguma segurança que a rotatividade de funcionários nas empresas é multifatorial. Para evitar o problema, o que toda organização precisa fazer é verificar se alguma das causas acima está ocorrendo no ambiente de trabalho, agindo no sentido de resolvê-la.

A ideia é tornar o ambiente o mais atrativo possível, de modo que a empresa não tenha que demitir os colaboradores e também que eles não manifestem o desejo de sair por conta própria. Para que isso seja possível, invista em remuneração e benefícios, infraestrutura, capacitação profissional (inclusive dos líderes), motivação e qualidade de vida no trabalho, compondo um clima organizacional positivo!

E você, ser de luz, já passou por alguma empresa com elevada rotatividade de colaboradores? Conseguiu identificar essas ou outras causas para esse problema? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!