Cada indivíduo tem os seus próprios valores, ou seja, sua forma de enxergar o mundo e determinar se algo é certo ou errado. Contudo, há um consenso entre filósofos e especialistas em comportamento que existem determinadas virtudes humanas consideradas básicas, por fazerem parte da construção da personalidade das pessoas de uma maneira geral. No artigo de hoje falarei a respeito delas e de como influenciam nossas ações do dia a dia, continue acompanhando e utilize essas informações para se conhecer melhor e evoluir.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

As Principais Virtudes Humanas e Como Elas Se Manifestam

Existem características humanas que não podem ser mudadas, pelo menos não de maneira natural, como, por exemplo, a cor dos olhos, a altura, o biotipo. Entretanto, quando se trata de aspectos psicológicos e comportamentais, é possível, sim, buscar a evolução. Para isso, é necessário se conhecer, identificar os seus valores e viver de acordo com eles, desenvolvendo novas habilidades e fazendo escolhas positivas. Confira, a seguir, uma lista com os principais valores humanos para que reflita a respeito de cada um deles e o encontre dentro de si.

Autenticidade

Ser autêntico é ser fiel a si mesmo e aos seus valores, viver de acordo com aquilo que acredita ser o certo e não ter medo de demonstrar o que pensa para os demais.

Bondade

Aqueles que são bons estão sempre em busca de expressar o bem através de suas atitudes e palavras. São movidos por intenções positivas e agem sem a intenção de obter qualquer tipo de vantagem, simplesmente porque os faz bem ver as outras pessoas felizes.

Compaixão

Ser compassivo é compreender o estado emocional da outra pessoa e sentir o desejo de aliviar o sofrimento dela. Desse modo, a compaixão leva o indivíduo a agir, no sentido de ajudar aqueles que estão em necessidade.

Coragem

PSC

É sempre importante lembrar que a coragem não é a ausência do medo, e sim a força para avançar mesmo em face dele. Essa é, talvez, uma virtude indispensável para que uma pessoa possa se desenvolver e evoluir. Quando um indivíduo sente medo e age independente dele, está desenvolvendo a sua coragem para ir além.

Empatia

É a capacidade de deixar o ego de lado, se colocar no lugar de outra pessoa e experimentar as suas emoções, a empatia. Quando fazemos isso, criamos uma conexão poderosa que nos permite ver os demais com menos julgamento, de forma humanizada, da mesma maneira que gostaríamos que olhassem para nós.

Excelência

Envolve se esforçar para ser cada vez melhor em todos os aspectos da vida. É olhar para si mesmo e as próprias ações com orgulho do que fez e é, mas sempre com a ideia de que é possível melhorar ainda mais através de novas experiências.

Fidelidade

Quando se trata de fidelidade, muitos associam a não ter relacionamentos extraconjugais, porém, o significado dela vai além e pode envolver outros tipos de ligação, como as familiares e entre amigos, por exemplo. Significa permanecer fiel a si mesmo e ficar do lado de quem ama, mesmo quando enfrentarem adversidades.

Generosidade

A capacidade de abnegar-se das próprias vontades em prol das necessidades do outro. Ser generoso é valorizar os outros acima de você em determinadas situações com o único propósito de contribuir para um bem maior.

Gratidão

Ser verdadeiramente grato é considerar todos os dons que lhe foram dados e compreender que, não importa o que aconteça, há sempre algo pelo qual agradecer. Essa é uma virtude extremamente poderosa, pois tira o foco do que não se tem, para que seja possível valorizar aquilo que se tem.

Honestidade

É a base do caráter de uma pessoa e envolve ser tão bom quanto diz que se é, ou seja, buscar sempre a coerência entre palavras e ações, e sempre se pautar pela verdade e pelo que é certo.

Honra

Um indivíduo honrado é aquele que respeita os que estão acima dele e tem uma postura que o torna digno do respeito daqueles que estão abaixo dele. A honra é a reputação que se tem perante aqueles que você serve e aqueles que te servem.

Humildade

Ser humilde é reconhecer as próprias limitações e não ter problema algum com isso. A humildade é, acima de tudo, não ter vergonha de ser quem é, mesmo com diversos pontos a serem trabalhados e melhorados, e ouvir aqueles que têm mais preparo, a fim de aprender com eles.

Justiça

Para Platão, a justiça é formada através do equilíbrio entre o desejo, a honra e o espírito. Trata-se de um princípio básico da nossa sociedade que busca promover o bem para todos, sem distinção.

Paciência

Uma pessoa paciente é aquela que consegue controlar as suas emoções, suportando situações desagradáveis e irritantes sem perder a calma e o equilíbrio. É uma virtude bastante importante para lidar com crianças, por exemplo, pois elas estão em fase de desenvolvimento e ainda não conseguem discernir o que é certo ou errado.

Perdão

Quando você perdoa alguém que lhe causou algum mal, está demonstrando que desiste de cobrar aquela dívida moral, pois não deseja se vingar e fazer o outro sofrer como pagamento pelo que passou. Envolve se libertar de sentimentos ruins e deixar para lá aquilo que não agrega.

Prudência

Um indivíduo prudente é aquele que tem a capacidade de enxergar a realidade, sem permitir que as emoções ou o ego dominem as suas ações. Ter prudência envolve ter cautela para agir e optar por aquilo que é melhor para todos.

Respeito

O respeito que você demonstra em relação aos outros é um reflexo daquele que tem por si mesmo. Vale ressaltar que respeitar não significa concordar com todos sempre e incondicionalmente, e sim valorizar a si mesmo o suficiente para agir com os outros de maneira respeitosa.

Responsabilidade

Virtude daqueles que respondem por suas próprias ações e não culpabilizam terceiros pelos seus erros. Ser responsável permite que assuma o controle sobre sua vida e evite se tornar uma mera vítima das circunstâncias.

Agora que conheceu um pouco mais das principais virtudes humanas, poderá tomar para si esses conceitos e praticar aquelas que mais fizerem sentido para você. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas se inspirem e busquem se tornar sua melhor versão.

 

Copyright: 723397114 – https://www.shutterstock.com/pt/g/boris15