O conceito de aprendizagem organizacional se refere aos meios formais e informais pelos quais os membros de uma organização adquirem conhecimento. Quando falamos nesse processo, é natural que nos venham à mente os cursos e treinamentos que compõem os programas de capacitação profissional. Contudo, há vários métodos que permitem que as pessoas aprendam nesses ambientes.

Neste artigo, você vai entender o conceito de aprendizagem organizacional, as maneiras pelas quais ela ocorre e os pilares essenciais que a tornam possível nas empresas. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Aprendizagem organizacional: o que é?

A aprendizagem organizacional é um conceito que vem sendo estudado progressivamente pela administração de empresas. Ela se refere aos diferentes mecanismos pelos quais as pessoas que fazem parte de uma organização adquirem conhecimento e o aplicam no dia a dia de trabalho.

O processo é distinto para cada indivíduo, mas é contínuo, no sentido de que, dia após dia, novos conhecimentos aparecem e são somados aos antigos. Assim, o profissional se desenvolve sempre e cada vez mais, tanto nos saberes teóricos como nas habilidades práticas. Tudo depende da forma como ele vivencia o dia a dia e aproveita cada oportunidade de aprendizado.

De que maneiras esse processo ocorre?

Direta e indiretamente, formal ou informalmente, podemos encontrar ao menos 7 meios pelos quais a aprendizagem organizacional ocorre. Conheça-os na sequência!

1. Pelas experiências práticas

As experiências que um indivíduo vivencia no ambiente de trabalho podem ser positivas ou negativas, mas todas elas podem oferecer a ele determinados aprendizados. A partir desses acontecimentos, o profissional identifica as estratégias que dão certo e as atitudes que dão errado, modificando a sua compreensão e as suas ações, de modo a obter sempre resultados positivos. Como se diz popularmente, é errando que se aprende, desde que a pessoa se permita aprender!

2. Pela cultura organizacional

Além das experiências práticas, os colaboradores de uma organização também aprendem pela observação, analisando como pensam e agem os seus colegas e líderes. Em culturas organizacionais sólidas, esses pensamentos e atitudes derivam da missão, da visão e dos valores da empresa. Por isso, esses itens que compõem a identidade institucional são aprendizados e reforçados diariamente aos colaboradores, por meio de palavras, treinamentos e, acima de tudo, de ações práticas cotidianas.

3. Pelo ensino dos líderes

Por falar em líderes, é impensável falar em aprendizado sem falar dessas importantes figuras das empresas. Um bom líder se faz presente, sem medo de compartilhar os seus conhecimentos com os seus liderados. Além disso, ele corrige, realiza avaliações de desempenho e dá feedbacks éticos e completos aos membros das suas equipes. Cada um desses momentos representa valiosas oportunidades de aprendizado, reforçando os pontos fortes e desenvolvendo os pontos que precisam de melhorias.

4. Pela iniciativa do colaborador

Esse é o tipo mais comum de aprendizagem no dia a dia de uma empresa. Ocorre quando o colaborador toma a iniciativa e começa a agir, realizando diferentes atividades. Essa experiência permite que ele extraia diversos aprendizados, somando-os aos conhecimentos que ele já detinha. A iniciativa do colaborador também se vê quando ele procura a informação, estuda, pesquisa, participa de treinamentos, enfim, quando se esforça para acumular saberes e colocá-los em prática.

5. Pelo conhecimento compartilhado

Além de aprender por conta própria, um colaborador também pode aprender com os conhecimentos dos líderes, colegas, estagiários e até mesmo clientes. Esse modelo de aprendizagem organizacional é um dos mais interessantes, pois permite que cada indivíduo compartilhe o que sabe com os demais da organização. Dessa maneira, todos se fortalecem mutuamente, por meio de crenças, valores, ideias, habilidades e conhecimentos distintos. A diversidade é o que enriquece uma organização.

6. Pela aprendizagem sistêmica

A aprendizagem sistêmica ocorre quando a empresa ensina aos seus colaboradores o funcionamento padronizado dos seus processos internos. É o bom e velho modus operandi das organizações. Dessa forma, os colaboradores têm esses processos padronizados como referência aos seus atos, conseguindo identificar as falhas e os momentos em que as ações não estão de acordo com as regras. Essa sistematização do conhecimento oferece mais produtividade e concentração aos funcionários.

7. Pelo benchmarking

O benchmarking é um processo por meio do qual as organizações se comparam com os seus concorrentes em diferentes aspectos, identificando qual é a melhor empresa em cada quesito. Assim, as empresas que se destacam em cada aspecto avaliado são estudadas, já que são a referência no assunto. Elas não devem ser copiadas, mas servem de inspiração para o trabalho. Trata-se de um tipo de aprendizagem coletivo, em que as empresas aprendem umas com as outras e, com isso, progridem.

Quais são os pilares da aprendizagem organizacional?

De acordo com os especialistas no tema, há três pilares essenciais para a aprendizagem organizacional, que toda e qualquer empresa deve manter e desenvolver:

  • Ambiente e relações interpessoais;
  • Estrutura favorável ao aprendizado;
  • Políticas e ações gerenciais voltadas à aprendizagem.

É claro que a aprendizagem organizacional é um princípio chave do desenvolvimento das equipes e dos colaboradores. Por isso, é natural que seja uma responsabilidade dos departamentos de recursos humanos/gestão de pessoas. Todavia, os profissionais desse setor devem sempre comunicar e reforçar a importância do aprendizado a toda a empresa, considerando os líderes e os funcionários de todas as áreas.

A aprendizagem organizacional não é um projeto fechado, mas um conjunto de diferentes estratégias, como podemos observar acima. É importante que a cultura da organização favoreça todas essas estratégias, valorizando o conhecimento que é adquirido, desenvolvido e colocado em prática. Isso faz com que o capital intelectual dos indivíduos e das equipes se fortaleça, permitindo que a empresa como um todo alcance resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, como avalia a aprendizagem organizacional na sua empresa? O que vai bem? O que poderia ser melhor nesse sentido? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!