Existem muitas empresas que são consideradas bem-sucedidas, mas a verdade é que esse conceito é um tanto quanto vago. Afinal, o que determina que uma companhia se consolidou no mercado? É aí que entram os indicadores do sucesso, tópicos que servem para que empreendedores analisem seus negócios e verifiquem tanto se já chegaram lá quanto o que devem fazer para alcançar esse objetivo.

Siga a leitura para conhecer os principais indicadores de sucesso e utilize-os para colocar a sua empresa no caminho certo.

7 Indicadores do sucesso de um negócio

Peter Drucker, que é considerado como o pai da administração moderna, tem uma frase bastante interessante que diz: “O que pode ser medido pode ser melhorado”. A ideia de utilizar indicadores de sucesso e desempenho é exatamente essa, verificar os pontos em que um negócio está indo bem e outros que precisa melhorar. Veja, a seguir, que pontos são esses.

1 – Lucro

Como sabemos, o lucro é o valor que sobra depois que todos os custos de produção são descontados. Esse é um dos indicadores de sucesso mais importantes que existem, pois uma empresa saudável é aquela que gera lucros e está com suas contas em dia.

A partir do momento em que um negócio é aberto, leva algum tempo até que comece a gerar lucros. No início, é natural que as vendas sejam suficientes apenas para cobrir os custos. O tempo para que uma empresa se torne lucrativa pode variar de alguns meses até anos, por isso é importante acompanhar essa métrica constantemente.

2 – Satisfação e retenção de clientes

Ter clientes satisfeitos é essencial para que um negócio dê certo. Afinal de contas, a satisfação gera a fidelização e isso é tudo o que uma empresa precisa para crescer. Para analisar essa métrica é importante se manter ciente sobre o número de clientes que efetuam uma compra e retornam, tornando-se consumidores frequentes.

3 – Suporte ao cliente

Ainda em relação aos clientes, é preciso levar em conta que problemas podem acontecer, mas não é por isso que devem ser ignorados. A abertura de reclamações deve ser acompanhada de perto, considerando o número de novas ocorrências, a porcentagem de solução e o tempo médio para resolver um caso.

Através desse indicador é possível encontrar problemas recorrentes, verificar se o serviço de atendimento ao cliente tem atuado com eficácia e identificar pontos a serem melhorados. Uma empresa de sucesso é aquela que se esforça ao máximo para que problemas não aconteçam, mas, se acontecerem, consegue resolver rapidamente e obtendo o melhor resultado possível.

4 – Taxa de rotatividade dos clientes

Mais um indicador válido a ser considerado é o que analisa a taxa de rotatividade dos clientes. Essa métrica é interessante tanto para negócios de compra de produtos, quanto para serviços de contratação recorrente. É uma forma de acompanhar se os clientes estão retornando, renovando contratos e assim por diante.

A fórmula para realizar esse cálculo é bastante simples, observe: número de clientes do período / número de clientes do início do período = taxa de rotatividade dos clientes.

5 – Taxa de rotatividade de funcionários

Não são apenas os clientes que devem ser acompanhados com atenção, os colaboradores também precisam desse acompanhamento. Afinal de contas, se o número de funcionários que foram demitidos ou pediram demissão for alto demais, é sinal de que existe algum problema. E isso pode afetar diretamente os resultados da empresa.

Para calcular a taxa de rotatividade de funcionários na sua empresa faça o seguinte cálculo: (número de contratações + número de demissões) / 2 / número total de funcionários da empresa atualmente = índice de rotatividade.

5 – Satisfação dos funcionários

Profissionais insatisfeitos e desmotivados, além de não serem produtivos, podem oferecer um atendimento que deixa a desejar e afasta os clientes. Por essa razão, é fundamental realizar um acompanhamento periódico sobre como seus colaboradores se sentem em relação ao trabalho.

As pesquisas de satisfação são uma forma prática de conhecer a visão deles e identificar os pontos que geram satisfação ou insatisfação. Para obter respostas sinceras, é aconselhável que a pesquisa aconteça anonimamente. Assim, todos se sentirão livres para registrar o que pensam sem medo de serem punidos.

7 – Investimentos em inovação

Por fim, mais um indicador de sucesso relevante está ligado aos investimentos que uma empresa faz em inovação. Hoje, inovar é uma estratégia fundamental para qualquer negócio que deseje se manter competitivo. Aqueles que ignoram isso acabam sendo deixados para trás, pois os clientes estão sempre em busca de novidades e acabam optando pela marca que oferece isso a eles.

Reflexão: o sucesso não indica o fim da jornada

É muito importante ter a consciência de que o sucesso não indica que a jornada chegou ao fim e que nenhum esforço precisa ser feito, pelo contrário. Quanto mais alto for o patamar no qual uma empresa chegou, maiores são os desafios para continuar crescendo.

Afinal, chegar ao topo significa competir diretamente com outros negócios que já estão lá. Esse fato não deve ser visto com desânimo, porque a competitividade estimula o esforço, a busca pelo desenvolvimento, pela novidade.

De forma resumida, três tópicos que devem ser levados a sério quando se busca o sucesso de uma empresa ou para mantê-la em crescimento mesmo após chegar lá são:

Quando a companhia é gerida por pessoas que entendem a fundo de gestão de negócios, conta com profissionais capacitados e realiza investimentos em marketing de forma estratégica, as chances de se alcançar bons resultados são muito grandes.

Por tudo isso, a melhoria contínua e o investimento em capacitação são atitudes de grande valor, pois garantem que o ativo mais valioso da empresa se mantenha em crescimento, que são as pessoas, o que inclui de gestores e colaboradores, de todos os setores e níveis. Quanto mais satisfeitas e motivadas essas pessoas estiverem, mais próximo o sucesso estará.

Considerando os indicadores apresentados, acha que sua empresa alcançou o sucesso? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo com seus amigos que também são empreendedores, para passar a informação adiante!