A mentoria é um processo em que alguém, que possui mais conhecimento e experiência num determinado tema, orienta alguém que está iniciando no assunto em questão. A ideia desse processo é que o novato receba informações e conselhos de quem sabe mais, de modo que possa trilhar o seu próprio caminho com mais segurança e agilidade rumo ao alcance dos seus objetivos.

Esse processo, no entanto, pode ser realizado de diferentes maneiras, de modo que uma mentoria jamais é igual à outra. Nessa diversidade, as mentorias podem ser classificadas quanto ao modelo de funcionamento e quanto à temática. Para saber mais sobre os tipos de mentoria existentes, continue a leitura do artigo a seguir.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Tipos de mentoria quanto ao modelo de funcionamento

1. Formal ou informal

As mentorias formais são aquelas realizadas junto a determinados profissionais, os mentores, para uma orientação mais “oficial”. Em geral, é o tipo de mentoria que ocorre nas instituições especializadas e também em algumas empresas, internamente. Para o seu funcionamento, é elaborado um contrato que determina as expectativas e as obrigações das partes envolvidas — mentor e mentorado.

Quando há dispensa desse contrato, a mentoria assume um caráter menos oficial, ou seja, ela é informal. Isso não quer dizer que ela tenha menor valor, mas apenas que ela foi construída com base em respeito e em admiração, sem depender de um documento. Duas pessoas podem estar em uma mentoria informal, sem sequer saberem o significado desse termo.

2. Estruturada ou espontânea

As mentorias estruturadas são aquelas que apresentam um planejamento com começo, meio e fim. Nas sessões, os assuntos e tarefas já foram planejados, e são definidos parâmetros para avaliar o desempenho do mentorado nas competências que deseja desenvolver. Em geral, as sessões têm local, data e horário específicos para ocorrer.

Já no caso das mentorias espontâneas, elas ocorrem quando alguém pede orientações a outra pessoa, que geralmente já era conhecida por ter determinados conhecimentos. Ela é mais informal, sem métodos específicos, deixando apenas que uma conversa livre ocorra. Não há um monitoramento oficial de desempenho, exceto comentários e dicas em certas ocasiões. Nem sempre tem local e data específicos.

3. Presencial ou à distância

PSC

As mentorias presenciais são aquelas em que o mentor e o mentorado se encontram fisicamente em um lugar específico, com data e horários marcados para que a sessão ocorra.

As mentorias à distância, por sua vez, ocorrem por mídias digitais, quando mentor e mentorado não podem se reunir fisicamente. Quando os dois conectam-se por um canal digital ao mesmo tempo e interagem ao vivo, diz-se que há uma mentoria à distância síncrona (ao mesmo tempo). É o que ocorre nas sessões por chat, telefone ou videoconferência.

Já quando as mentorias ocorrem à distância, mas o mentor e o mentorado não se conectam ao mesmo tempo, fala-se em mentoria assíncrona. Nesse caso, o mentor pode enviar mensagens e vídeos gravados ao mentorado, que só responderá quando este estiver conectado.

4. Individual ou em grupo

As mentorias individuais ocorrem quando há um ou mais mentores e apenas um mentorado nas sessões de ensino e aconselhamento. Já as sessões de mentoria em grupo ocorrem quando há um ou mais mentores orientando mais de um mentorado. O que diferencia os dois tipos é a quantidade de mentorados (e não de mentores).

Geralmente, as mentorias em grupo ocorrem quando os mentorados têm um objetivo em comum, como desenvolver uma nova competência, solucionar conflitos entre os participantes, integrar os membros da equipe, estimular a colaboração, construir um planejamento de ações estratégicas, entre outros. Essas sessões geralmente ocorrem em empresas (ou em departamentos e equipes específicos).

5. Interna ou externa

Fala-se em mentoria interna quando o mentor e o mentorado fazem parte de uma mesma empresa. É o que ocorre, por exemplo, quando um novo funcionário recém-chegado precisa receber orientações de um profissional mais experiente.

Por outro lado, a mentoria externa é caracterizada quando o mentor e o mentorado não são membros de uma mesma empresa. Ela ocorre quando um mentor profissional é contratado por ser especialista em um determinado assunto. Ele pode ser um profissional autônomo ou um colaborador de uma empresa especializada em serviços de mentoria.

Tipos de mentoria quanto à temática

1. Carreira

A mentoria voltada à carreira tem o objetivo de fazer com que o mentorado identifique a sua real vocação e o tipo de trajetória profissional que deseja seguir. Essa definição de objetivos é o primeiro passo para que eles se concretizem.

Em seguida, o mentor compartilha a sua experiência de vida e os seus conhecimentos, de modo que o mentorado possa utilizar esses ensinamentos no planejamento da sua trajetória. Sugestões de leituras, pesquisas, treinamentos e cursos também fazem parte desta modalidade.

2. Empreendedorismo

A mentoria para o empreendedorismo é realizada quando alguém deseja construir o seu próprio negócio, mas não sabe como fazer isso. Nesse caso, o ideal é contar com um mentor que tenha os conhecimentos e a experiência necessários para prestar este auxílio.

Em geral, os conhecimentos compartilhados incluem a capacidade de identificar oportunidades de negócios, a estruturação do negócio, a pesquisa de demanda, a análise de concorrência, a contratação de pessoal, a definição da infraestrutura, a administração dos recursos financeiros, as ações de comunicação e marketing, bem como os esforços de vendas, entre outros elementos essenciais em qualquer negócio sustentável.

3. Espiritualidade e vida pessoal

Saindo um pouco do mundo corporativo, também existem as mentorias voltadas à espiritualidade e à vida pessoal. Nesse caso, o mentor atua como um guia para o mentorado no que diz respeito a determinados valores e princípios.

Dessa forma, esse tipo de mentoria ajuda a pessoa a desenvolver as suas qualidades, a trabalhar em seus aspectos que precisam de mais atenção, a valorizar a sua família e as suas amizades, a construir relacionamentos amorosos edificantes e a ser mais feliz de maneira geral. Sensibilidade, empatia, altruísmo e vida espiritual estão entre os temas contemplados neste tipo de mentoria.

4. Finanças

Muita gente sofre quando o tema é dinheiro. No Brasil, boa parte da população nem sequer sabe quanto ganha e quanto gasta todo mês. O resultado é uma parcela cada vez maior de pessoas endividadas e que não sabem como sair dessa bola de neve.

A mentoria para assuntos financeiros tem o objetivo de ajudar o mentorado a lidar melhor com o seu dinheiro. Isso envolve obter novas fontes de renda, controlar os gastos, construir uma reserva de emergência, aprender a pagar e a prevenir as dívidas, bem como desenvolver a capacidade de investir um pouco por mês.

5. Liderança

Por fim, a mentoria voltada para lideranças tem o objetivo de formar novos líderes, sendo recomendada para professores, estudantes, empreendedores e funcionários de empresas que tenham o objetivo de assumir cargos de liderança — gestores, coordenadores e diretores.

Ser líder não significa apenas ter o conhecimento técnico daquele setor ou daquela área do conhecimento. É preciso também saber lidar com pessoas diferentes, contratar e despedir profissionais, delegar tarefas, avaliar o desempenho, dar feedback, corrigir e prestar auxílio. Isso exige habilidades de comunicação interpessoal, empatia, disciplina, organização, entre outras competências que a mentoria pode desenvolver.

Agora você já tem uma noção sobre os principais tipos de mentoria que existem, tanto em relação ao modelo de funcionamento quanto em relação à temática. Neste artigo, reunimos os tipos principais, mas também existem outros, como a mentoria para esportes, a mentoria específica para vendas etc.

Se este artigo fez sentido para você, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhá-lo com outras pessoas que também possam se interessar pelos diferentes tipos de mentoria, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por GoodStudio