As emoções fazem parte da vida. Há momentos em que elas são mais brandas e há ocasiões em que elas são mais intensas. O importante é aprendermos a lidar com elas, e não a evitá-las ou a reprimi-las. O fato, porém, é que, em algumas circunstâncias, parece que a nossa capacidade de processar o que sentimos é insuficiente para a intensidade das emoções, especialmente das negativas.

Nesse momento, chegamos a um cenário de exaustão emocional. Ele realmente aparece quando temos problemas no relacionamento familiar ou amoroso, quando nos preocupamos com alguém que está doente, quando passamos pelo falecimento de uma pessoa próxima e até mesmo quando estamos sobrecarregados no trabalho ou enfrentando dificuldades financeiras, por exemplo.

Naturalmente, esses eventos são muito estressantes, o que nos fragiliza emocionalmente. Se não soubermos lidar com essas emoções, podemos cair em quadros de depressão, ansiedade, síndrome de burnout, entre outros problemas de ordem mental.

Reconhecer os sinais de que algo não vai bem é o primeiro passo para resolver a questão antes que ela de fato se torne um problema grave. Por isso, separamos os 5 sinais emocionais e os 5 sinais físicos mais comuns da exaustão emocional. Confira-os na sequência e boa leitura!

Sinais emocionais

1. Irritabilidade

As oscilações de humor são uma característica típica da exaustão emocional. A pessoa convive com a sensação de estar no limite, como se qualquer novo problema fosse a gota d’água que ela não será capaz de suportar. Por isso, respostas atravessadas, reações explosivas e linguagem rude, desproporcional aos fatos, são comuns nesses momentos. Uma visão negativa sobre a vida gera certo desespero, e tudo parece pior do que de fato é, causando essa irritação constante.

2. Falta de concentração e memória

Se você passou por um momento de exaustão emocional, provavelmente já percebeu que ele provoca uma dificuldade enorme de concentração. Você começa uma atividade e, quando se dá conta, a interrompeu porque o seu pensamento já está lá nos problemas novamente. A exaustão emocional consome tanta energia do cérebro que é como se ela faltasse para outras atividades mentais. A memória, por exemplo, começa a falhar, como se a mente estivesse dando sinais de cansaço.

3. Pessimismo

Como mencionamos acima, os momentos de exaustão emocional criam nas mentes das pessoas a ideia de que as situações estão muito piores do que de fato são. Em outras palavras, a pessoa se torna pessimista em relação a tudo. Assim, ela tem muito mais facilidade em identificar os problemas do que as suas possíveis soluções. Tudo é visto sob uma ótica negativa, como se fosse impossível encontrar aspectos positivos naquilo que se vê ou que se faz.

4. Desânimo

Em consequência do item anterior, surge o desânimo. Se tudo é negativo, tudo é problemático, e tudo vai dar errado, para que dar-se ao trabalho de tentar? Essa é a ideia que leva os emocionalmente exaustos ao desânimo. Falta motivação, falta coragem, enfim, falta vontade para fazer qualquer coisa, pois as perspectivas são sempre negativas. Isso ocorre tanto na vida pessoal como na vida profissional: os planos não saem do papel, pois tudo parece ameaçador e impossível.

5. Tristeza e isolamento

Ao entrar nesse estado negativo, o indivíduo começa a sentir que as diferentes áreas da vida não saem do lugar. Essa sensação de estar preso e incapaz de agir o leva a ter problemas de autoestima, considerando-se um fracasso. Por isso, surge um estado de tristeza, medo, fraqueza emocional e a sensação de que todo mundo é mais capaz, inteligente e feliz do que a própria pessoa. Isso a conduz ao isolamento, pois ela não tem vontade de fazer nada, nem mesmo as atividades que antes lhe davam prazer.

Sinais físicos

6. Fadiga

Conforme citamos acima, a exaustão emocional ocorre porque o cérebro gasta uma energia considerável vivenciando essas emoções intensas. No entanto, não podemos nos esquecer de que o corpo e a mente são um todo integrado. Por isso, se falta energia na mente, também pode faltar energia para o próprio corpo. Assim, a pessoa se sente exausta também fisicamente, como se não houvesse força no seu organismo para fazer o que precisa ser feito. A vontade é de sempre ficar deitado.

7. Dificuldade para dormir

A fadiga intensa geralmente nos leva à crença de que será mais fácil pegar no sono. Contudo, os casos de exaustão emocional têm mais esta adversidade: mesmo com a exaustão, a mente não para de pensar em cenários negativos, que nos mantêm cada vez mais alertas. Isso afasta o sono, gerando noites mal dormidas ou mesmo em claro. Assim, a pessoa fica ainda mais exausta e menos concentrada, em uma espécie de “círculo vicioso da exaustão”.

8. Dores de cabeça e musculares

As emoções negativas disparam sobre o organismo algumas substâncias, como a adrenalina e o cortisol. Elas promovem uma série de reações no seu corpo para se defender de possíveis ameaças, como a elevação da pressão arterial, a aceleração dos batimentos cardíacos e o tensionamento dos músculos. O problema é que os problemas de origem emocional não se resolvem com essa tensão física, de modo que surgem as dores de cabeça e nos músculos, como consequência da tensão.

9. Alterações gastrintestinais

As substâncias citadas acima parecem ter efeitos também sobre o sistema digestório. Assim, a prisão de ventre e o efeito oposto, a diarreia, também podem ser comuns nos casos de exaustão emocional. Gases, dores abdominais e oscilações de apetite podem ocorrer também. Algumas pessoas comem mais em momentos de tensão emocional, enquanto outras perdem completamente o apetite. Essas alterações são respostas ao estresse.

10. Infecções mais frequentes

Por fim, as oscilações emocionais e tensões tendem a enfraquecer o nosso sistema imunológico. Isso significa que as células de defesa do organismo contra agentes invasores, como vírus e bactérias, ficam mais fracas. Em consequência, podemos afirmar que o estresse nos torna mais suscetíveis às doenças infecciosas, como gripes e resfriados, pois as nossas defesas naturais foram comprometidas.

É importante reconhecer esses sintomas o quanto antes e associá-los ao seu estado emocional. Antes mesmo que a situação evolua para um quadro de transtorno de ansiedade ou depressão, procure ajuda médica e psicológica. Esses profissionais certamente o ajudarão a sanar esses sintomas e também a cortar o mal pela raiz, o ajudando a lidar melhor com as suas emoções.

E você, ser de luz, já passou por algum momento de exaustão emocional? O que fez para solucionar o problema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!