Quem sou eu? O que eu quero para mim? De onde eu vim? Para onde eu estou indo? O que eu faço tem algum sentido? A minha vida tem algum propósito? Se em algum momento você fez essas perguntas a si mesmo, muito provavelmente você sabe o que é uma crise existencial.

Trata-se de um momento delicado, em que refletimos e questionamos as escolhas que estamos fazendo na vida até agora. É geralmente difícil passar por essas ocasiões, mas também é necessário para que possamos viver com propósito e alegria. “Uma vida irrefletida não vale a pena ser vivida”, já dizia Sócrates, o famoso filósofo da Grécia Antiga.

Mas será que você está passando por este momento agora? As crises existenciais deixam sinais claros. A seguir, você vai conferir 8 deles. Será que você se identifica?

1. Sensibilidade exagerada

Nas crises existenciais, ocorre uma instabilidade emocional. Até mesmo as mais básicas atividades do dia a dia geram questionamentos. Por que eu estou fazendo isso? Por que eu ajo dessa maneira? Por que eu trabalho aqui? Isso provoca uma emocionalidade à flor da pele.

Choramos assistindo a filmes, temos discussões por motivos de pouca importância, ficamos mais carentes e apegados às pessoas próximas. Tudo parece nos emocionar de alguma maneira, como se estivéssemos incrivelmente sensíveis a basicamente qualquer estímulo. Tudo gera reflexões profundas, nada que acontece é superficial ou sem significado.

2. Estagnação em diferentes áreas da vida

Um fato clássico da crise existencial é que nos encontramos insatisfeitos com a realidade atual, mas ao mesmo tempo não sabemos como modificá-la. A sensação é a de quem percebe que tomou um ônibus errado, mas não quer descer em um lugar desconhecido, pois ainda não sabe qual é o ônibus correto.

PSC

Tomar qualquer decisão é um fardo. Gastamos um tempo enorme e uma energia que não temos tentando refletir sobre os rumos que queremos dar à nossa existência. Sentimo-nos estagnados, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

3. Maus hábitos

Infelizmente, muitas pessoas recorrem a maus hábitos para tentar se sentir melhor consigo mesmas diante desse contexto de crises. Por isso, é comum encontrarmos pessoas que desenvolvem compulsões, como: comer demais, beber demais, começar a fumar, gastar mais dinheiro do que têm e se relacionar com diferentes pessoas, sem de fato iniciar relacionamentos sérios.

Esses maus hábitos são tentativas desesperadas de encontrar algum sentido e algum prazer na vida; algo que tape o vazio que se instalou. É algo triste e desesperador, que não resolve o problema, pois apena o mascara.

4. Tédio

Uma queixa muito comum entre as pessoas que vivenciam a crise existencial é que, ao mesmo tempo em que tudo gera reflexões e emoções, tudo também é chato e monótono. É como se a pessoa estivesse “enjoada” da própria vida, de quem é, da casa em que vive, das roupas que veste, do emprego que tem, das pessoas com quem convive, e por aí vai.

Tudo é tedioso, já que nada tem um significado. A pessoa sente como se vivesse em um piloto automático. Ela sabe que está em movimento, mas não tem ideia de para onde está indo de fato.

5. Planos diversos que não são colocados em prática

Quando uma pessoa não vê sentido na sua realidade, ela começa a fazer planos para modificá-la. O problema é que, no meio da crise, a emoção supera a razão, de modo que as ideias que surgem podem nem sempre ser as melhores. Assim, muitos planos são iniciados, mas nenhum deles é concluído.

Cedo ou tarde, a pessoa percebe que a ideia que teve não é legal, abandonando-a. Assim, ela volta à estaca zero, percebendo que a sua crise existencial ainda não chegou ao fim e que ela ainda tem muito que refletir antes de tomar as suas decisões.

6. Desânimo

Em meio a tantas adversidades e sem ver sentido em nada, a pessoa começa a ser dominada por uma sensação geral de desânimo e cansaço. Ela não tem vontade de trabalhar, de estudar, de fazer planos, de sair com os amigos, de viver bons momentos em família, de namorar, de socializar, enfim, de fazer qualquer coisa.

Para ela, é como se tudo o que ela fez e foi até aqui não fizesse sentido. Isso causa um pessimismo considerável e uma sensação de impotência. O indivíduo deixa de confiar em si mesmo e desenvolve a crença de que é incapaz de tomar qualquer decisão, chegando à conclusão de que é melhor não fazer nada.

7. Ansiedade generalizada

Ao mesmo tempo em que se sente presa e sem energia, a pessoa que vivencia uma crise existencial sabe que precisa sair desse aperto, ainda que não saiba como. Isso produz uma sensação de ansiedade generalizada, em que a pessoa começa a ter medo do futuro. A incerteza constante começa a provocar um cansaço contínuo no corpo e na mente.

Em casos mais graves, a crise existencial pode levar a quadros patológicos, como a depressão, os transtornos de ansiedade, a insônia e as alterações que já citamos no apetite, no sono e nos comportamentos compulsivos. É muito importante procurar ajuda especializada quando isso ocorre.

8. Busca pelo autoconhecimento

Ufa! Finalmente um fator positivo no meio de tantos negativos. Se as crises existenciais são terríveis de serem vivenciadas, não podemos nos esquecer de que elas oferecem uma grande vantagem: elas levantam a poeira que estava debaixo do tapete há muito tempo, de modo que possamos fazer uma reforma completa e intensa, rumo à felicidade.

Isso gera uma profunda busca pelo autoconhecimento, com vistas a enfim responder à pergunta “quem sou eu?”. Quando isso ocorre, o indivíduo começa a estudar sobre o assunto, a conhecer diferentes linhas de pensamento, e por aí vai. Nessa fase, ele percebe que precisará de ajuda para sair dessa crise existencial, recorrendo ao auxílio dos profissionais que efetivamente podem promover esse mergulho no autoconhecimento: os coaches e os psicólogos.

Como você pode perceber, querida pessoa, as crises existenciais são momentos muito delicados, mas extremamente comuns. Quase todo mundo passa por elas ao menos uma vez na vida, quando não mais. O importante, nesse caso, é reconhecer os sintomas e não criar maus hábitos. Procure o auxílio dos coaches e dos psicólogos, lembrando-se se sempre de que o único remédio conhecido para uma crise existencial é o autoconhecimento.

Quem conhece a si mesmo faz escolhas mais saudáveis nas diferentes áreas da vida, o que conduz a pessoa à felicidade que ela tanto procurava!

E você, ser de luz, já passou por crises existenciais? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!