O clima organizacional é uma característica das empresas que necessita de certa sensibilidade para ser compreendida. Trata-se da forma como as pessoas se relacionam e se sentem dentro do ambiente, da mesma maneira que acontece em outros locais, como em casa, entre amigos e assim por diante. Esse aspecto conta muito para o bom andamento das tarefas, a produtividade e o bem-estar geral de todos.
Siga a leitura para saber mais sobre clima organizacional e os tipos que podemos encontrar.
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O que é clima organizacional?
O conceito de clima organizacional começou a ser desenvolvido na década de 1940, como uma maneira de identificar padrões que impactavam o comportamento humano e o ambiente profissional. É o reflexo que um trabalhador tem sobre o local em que trabalha, incluindo suas percepções e sentimentos relacionados a ele.
Quando se trata de uma família, por exemplo, podemos identificar que cada uma possui sua cultura e, consequentemente, seu clima. Existem lares em que as regras são mais rígidas, enquanto em outras os pais dão maior liberdade para os filhos, são diversas variações. Essa atmosfera é definida com base nas vivências daqueles que coordenam os demais que, no sentido familiar, geralmente são os pais.
Dentro de uma empresa ocorre de modo semelhante, os gestores definem como será o clima do negócio de acordo com suas experiências, com o que acreditam e desejam para o empreendimento. Assim, existem companhias com um clima horizontal em que todos se relacionam de igual para igual, já outras em que a relação é vertical, com os líderes em uma posição superior.
Tipos de clima organizacional
Quando se trata de pessoas não é tão simples colocar comportamentos em caixinhas e dar um nome para todos. Entretanto, em relação ao clima organizacional, geralmente se pode observar um dos tipos a seguir.
Clima organizacional orientado a pessoas
As empresas que possuem um clima organizacional orientado a pessoas contam com um conjunto de valores que contemplam o seu recurso mais valioso, que são os colaboradores. Nesse sentido, estão sempre em busca de medir a satisfação e encontrar estratégias para mantê-los cada vez mais engajados e motivados.
Clima organizacional orientado por regras
O clima organizacional orientado por regras é aquele em que os colaboradores têm pouca liberdade para agir e precisam seguir uma série de normas rígidas. Costuma estar presente em algumas companhias de grande porte, em que é mais desafiador controlar as ações de todos.
Clima organizacional orientado por inovação
Inovação é uma palavra de ordem da atualidade, afinal, saem na frente os negócios que conseguem inovar e oferecer aos clientes soluções diferenciadas e que tragam algum tipo de vantagem que outros não oferecem. Nesse tipo de organização há um grande incentivo para que os colaboradores pensem fora da caixa, sejam criativos e tragam ideias diferentes.
Clima organizacional orientado por resultados
Quando o foco está nos resultados, a empresa se dedica a cuidar de cada detalhe dos processos para alcançar seus objetivos. Todas as etapas são constantemente avaliadas, de modo a verificar se há maneiras de se tornarem mais eficientes.
Além dessas classificações de clima organizacional em relação à orientação, existem também aquelas que mostram o nível de satisfação dos colaboradores, observe.
Clima organizacional desfavorável
- Colaboradores frustrados e desmotivados;
- Não há a integração entre a empresa e sua equipe;
- Tanto a organização quanto os colaboradores não possuem uma relação de credibilidade;
- Não há retenção de talentos, pois os funcionários saem quando uma oportunidade melhor aparece;
- Dificuldade de adaptação às mudanças;
- Pouco comprometimento e produtividade;
- Clientes insatisfeitos.
Clima organizacional mediano
- Os colaboradores demonstram apatia e indiferença em relação à empresa;
- A relação de credibilidade entre empresa e colaboradores é baixa;
- Os níveis de rotatividade são medianos;
- A produtividade, a dedicação e o comprometimento são medianos;
- Clientes demonstram indiferença à empresa.
Clima organizacional favorável
- Colaboradores satisfeitos;
- Alta retenção de talentos;
- Relação sólida de credibilidade entre a organização e a equipe;
- Alto comprometimento com a qualidade;
- Alta flexibilidade para lidar com mudanças;
- Clientes satisfeitos.
Principais fatores que influenciam o clima organizacional
Para mudar um clima organizacional que não está satisfatório, existem alguns fatores principais que precisam ser observados pelos gestores, acompanhe.
- A estrutura da organização, o que inclui as regras e as restrições;
- Características do espaço e a segurança dos colaboradores;
- Missão, visão e valores da organização;
- Grau de centralização do poder, ou seja, o quanto os funcionários têm de autonomia para agir;
- O nível de conflito e tolerância do ambiente;
- Oportunidades oferecidas aos colaboradores que impactam a vida pessoal, como promoções, treinamentos, benefícios e salários;
- Os estilos de liderança e o processo de tomada de decisão;
- Responsabilidades individuais dos funcionários;
- Sentimento de utilidade no ambiente de trabalho, ou seja, a consciência sobre a relevância de cada cargo;
- Ser liderado por um supervisor verdadeiramente competente e preparado para o cargo;
- Trabalhar de forma colaborativa com os colegas;
- Valores organizacionais.
5 Dicas para melhorar o clima organizacional
Caso, após uma avaliação, perceba que o clima organizacional da sua empresa não está favorável, existem algumas atitudes chave para mudar a situação, veja quais são.
- Identifique o clima organizacional atual: é preciso entender a situação atual de algo para encontrar os pontos que precisam ser trabalhados e mudados. Uma pesquisa de satisfação pode ajudar e trazer muitas respostas.
- Conscientize os funcionários sobre a missão da empresa: a missão da empresa não é apenas uma frase de efeito para colocar na parede, ela deve ser conhecida e absorvida por todos.
- Incentive o trabalho colaborativo: quanto mais as pessoas trabalharem juntas e unirem suas expertises, mais positiva será a convivência, o que irá impactar diretamente nos resultados.
- Dê autonomia aos colaboradores: o microgerenciamento é danoso porque compromete a criatividade e, consequentemente, a inovação. Dar autonomia aos funcionários, dentro do que é possível em cada negócio, pode ajudar na construção de um clima organizacional positivo.
- Identifique os principais fatores motivadores para os funcionários: é importante que a empresa conheça seus funcionários e encontre maneiras de mantê-los estimulados e engajados no trabalho.
O clima organizacional possui um grande impacto sobre a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, sobre as vendas e resultados. Portanto, realizar pesquisas periódicas para medir os níveis de engajamento é muito importante.
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Imagem: Por VGstockstudio