Muitas pessoas confundem Coaching com consultoria e vice- versa, mas embora tenham algumas funções bastante parecidas, é importante salientar que estes métodos são bem diferentes. O fator em comum é que estes dois processos podem ser aplicados tanto no contexto organizacional, como também como apoio ao desenvolvimento profissional e no aprimoramento humano.
Consultoria
Uma consultoria é um serviço contratado por uma empresa ou por uma pessoa e que tem como objetivo o alcance de determinadas metas e objetivos, sejam eles empresariais, pessoais ou profissionais. Um consultor é um profissional especializado numa área específica (finanças, RH, carreira, gestão de pessoas, liderança, processos, tecnologia, por exemplo) e que, por meio de suas experiências e conhecimentos, confere ao seu consultante as orientações e conselhos que busca para saber como agir e alcançar os seus alvos.
Sua ferramenta de trabalho é exatamente seu know how, sua especialidade, e as soluções que ele apresenta para a empresa crescer, expandir sua atuação e seu espaço no mercado. Para isso, uma consultoria atua de forma direta, fazendo um mapeamento dos gaps, ameaças e pontos fortes da organização, dando um direcionamento mais estratégico, propondo inovações, melhorias e mostrando as oportunidades em que ela pode se beneficiar.
Coaching
Um processo de Coaching, por sua vez, tem uma abordagem diferenciada, pois diferente de um consultor, um coach não diz ao cliente o que ele deve ou não fazer, pois é do coachee a responsabilidade de tomar a melhor decisão para si.
O que faz é trabalhar de modo organizado, focado e planejado, para que o profissional, pessoa ou empresa, consigam identificar seus pontos fortes e de melhoria e, de forma rápida e assertiva, possam potencializar seu desempenho e conquistar resultados extraordinários.
O Coaching trabalha no fortalecimento de profissionais, colaboradores e líderes, para que a partir do desenvolvimento e aprimoramento de suas competências e habilidade técnicas, emocionais e comportamentais; possam vencer suas limitações, gaps e alcançar a produtividade e as competências que suas empresas precisam para crescer.
O foco então, não está apenas em melhorar os processos da empresa, como por vezes faz a consultoria, mas em aprimorar, treinar e potencializar o capital humano, agregar valor ao seu trabalho, motivação, engajamento e performance individual e coletiva, afinal, empresas são resultados de pessoas e quanto mais preparadas elas estão, melhores também são os resultados.
Além disso, o Coaching usa esta mesma lógica para desenvolver as pessoas em âmbito pessoal, pois o método defende e acredita que todos podem evoluir; vencer suas crenças limitantes; superar bloqueios e conquistar suas metas e objetivos de forma poderosa se tiver o apoio certo.
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