Compromisso e comprometimento são duas palavras parecidas, por terem um radical em comum. Entretanto, não se trata de um caso de sinônimos. São dois termos que caminham juntos, mas que não apresentam exatamente a mesma definição. Dessa forma, uma pessoa pode ter muitos compromissos, mas nenhum comprometimento com eles.

A verdade é que, tanto na vida pessoal como na vida profissional, precisamos dessas duas forças. Contudo, para que isso seja possível, é necessário, antes de tudo, compreender o significado delas e o que as distingue. Mas afinal, qual é a diferença entre compromisso e comprometimento? É o que você vai descobrir ao continuar a leitura a seguir!

O que é compromisso?

Os compromissos são as responsabilidades que assumimos na vida. Assim, podemos assumir o compromisso de ir à academia 3 vezes por semana, de pegar os filhos na escola de segunda a sexta-feira, de dar aulas de reforço ao filho do vizinho aos sábados, e por aí vai.

Sendo assim, os compromissos são as obrigações e responsabilidades que as pessoas assumem, seja com outras pessoas, seja com elas mesmas. Se você faz uma dieta para emagrecer, por exemplo, trata-se de um compromisso assumido consigo mesmo.

Dessa forma, é fato que todo mundo, independentemente da fase da vida, tem compromissos. Basta olhar para a agenda ou para o celular e identificar que temos encontros, reuniões, tarefas, pendências etc. Portanto, podemos afirmar que os compromissos são responsabilidades assumidas, o que ocorre em todas as áreas das nossas vidas.

E quanto ao comprometimento?

O conceito de comprometimento, por sua vez, vai além do conceito de compromisso. Nesse caso, a pessoa se engaja nas atividades que precisa fazer não apenas porque é sua responsabilidade ou obrigação, mas também porque está interessada, envolvida e motivada nessas atividades, ao perceber o quanto elas são importantes e benéficas para a sua vida.

PSC

Assim, podemos dizer que todo funcionário que cumpre as ordens do chefe assume um compromisso. Todavia, apenas aqueles que executam essas atividades dando o melhor de si, pensando no progresso real da empresa e das suas próprias carreiras, com motivação e com um interesse genuíno, podem ser considerados indivíduos com comprometimento.

Alguém que apenas faz o que deve é compromissado. Já alguém que faz o que deve dando o melhor de si e se envolvendo de fato para conquistar bons resultados é alguém verdadeiramente comprometido.

A questão no mundo organizacional

Nas empresas, fica mais claro compreender quem são os colaboradores de compromisso e quem são os colaboradores de comprometimento.

Os colaboradores de compromisso são aqueles que esperam que os chefes lhes deem as ordens. Eles as obedecem fielmente, mas não necessariamente se engajam com a atividade ou dão o melhor de si. Agem de forma burocrática. Há também aqueles funcionários que assumem vários compromissos ao mesmo tempo, mas que acabam não dando conta de nenhum deles, delegando-os a terceiros. São pessoas compromissadas, porém, não são comprometidas.

Já os colaboradores de comprometimento se engajam com as atividades. Eles não fazem apenas aquilo que lhes é pedido, mas também dão sugestões e apresentam as suas propostas nas reuniões de trabalho. São pessoas que procuram dar o melhor de si em cada atividade, sempre refletindo sobre maneiras de melhorar os processos da empresa. Por isso, esses indivíduos gostam de estudar, de assumir desafios e de encarar atividades que os conduzam a um progresso nas suas carreiras.

Portanto, fica claro que as empresas precisam de colaboradores que assumam os seus compromissos, mas que também demonstrem comprometimento com aquilo que fazem. As organizações só crescem verdadeiramente por conta desses funcionários que vão além e que pensam em melhorar continuamente as atividades da organização, e não por conta daqueles que apenas fazem o que lhes é pedido, sem envolvimentos mais intensos.

O compromisso e o comprometimento na vida pessoal

O comprometimento, porém, não é uma exclusividade da vida profissional. Na vida pessoal, ele também deve se fazer presente. Por exemplo: você não deve passear com os filhos aos finais de semana apenas porque é a sua obrigação de pai ou de mãe. O ideal é fazer isso por amor, por vontade, por saber que esses momentos são importantes tanto para você como para eles.

O mesmo se aplica aos compromissos que as pessoas assumem consigo mesmas. Elas não devem praticar atividades físicas diariamente apenas porque o médico mandou, mas também porque elas mesmas se amam e percebem os benefícios que essa prática oferece à saúde física, à saúde mental, à estética, à autoestima, à longevidade, à disposição, entre outros aspectos.

O compromisso é o mero cumprimento de uma obrigação ou responsabilidade. O comprometimento, por sua vez, é o ato de assumir essas obrigações, mas por vontade própria, com envolvimento, engajamento, ânimo e dedicação. Especialmente na vida pessoal, é essencial que esses itens apareçam no seu dia a dia, caso contrário, você precisará rever as suas escolhas.

Como desenvolver o comprometimento?

O que diferencia o compromisso do comprometimento, como você já deve ter notado, é o grau de dedicação, que, por sua vez, depende do quão motivado o indivíduo está. Se você perceber que as atividades da sua vida, tanto pessoais quanto profissionais, estão sendo realizadas exclusivamente com base no compromisso, e não no comprometimento, é sinal de que lhe faltam motivação e propósito.

Assim, você não deve trabalhar apenas porque precisar pagar as contas. O ideal é que você encontre uma atividade que faça sentido para você, que lhe dê um mínimo de prazer, que promova o desenvolvimento das suas habilidades e que, consequentemente, o torne alguém mais engajado no progresso da sua carreira. Isso é importante tanto para você quanto para as próprias empresas, que precisam de gente motivada para fazê-las prosperar.

O mesmo vale para a vida pessoal. Você não deve, por exemplo, encontrar um namorado apenas porque a sociedade espera que você faça isso. Você deve fazer isso por vontade própria, por amor, por desejo de construir uma vida a dois. Assumir um relacionamento apenas por compromisso, mas sem comprometimento, dificilmente resultará em uma vida verdadeiramente feliz.

Conclusão

Concluindo, a ideia que deve ficar ao amigo leitor é a de que todos nós temos compromissos na vida, mas o comprometimento só surge quando estamos verdadeiramente envolvidos e engajados naquilo que fazemos. Quando agimos apenas por compromisso, fazemos o que se pede, e ponto final. Quando agimos com comprometimento, porém, damos o melhor de nós, com empenho, dedicação, motivação, interesse e propósito.

Dessa forma, fica o questionamento: quem será que é mais feliz? Quem será que alcança resultados mais expressivos nas diferentes áreas da vida? Os que têm compromissos ou os que agem com comprometimento?

E você, ser de luz, tem mais compromissos ou mais comprometimentos na sua vida? Esperamos que a sua vida seja repleta de comprometimentos que preencham a sua existência de significado e propósito!

Gostou deste artigo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!