A imagem de uma empresa é fator preponderante para que os consumidores optem por consumir os seus produtos e os seus serviços. No mundo atual, qualquer segmento de mercado é um verdadeiro campo de batalha de concorrentes. Por isso, nutrir uma boa imagem junto ao público é sempre uma estratégia vencedora.

Mas, afinal de contas, o que é a imagem empresarial?

Entendendo o conceito de imagem empresarial

A imagem empresarial é a percepção geral que o público tem de uma empresa. Este conceito não deve ser confundido com o de identidade empresarial, que é como a empresa de fato é. A questão é que entre o que ela é e como ela é vista pode haver uma grande diferença, especialmente quando as ações não vão ao encontro do discurso da corporação.

Para evitar que isso aconteça, as empresas precisam investir em sua imagem. Isso é feito em todas as atitudes da empresa e em todos os seus canais de comunicação. Filmes publicitários, artigos institucionais, estratégias de relações públicas, assessoria de imprensa, desenvolvimento de marca, cores institucionais, logotipos, slogans, patrocínios de eventos, associação com causas sociais, tudo isso influencia na percepção da sociedade quanto àquela empresa.

Por que é importante investir na imagem empresarial?

Qual é o posicionamento da empresa? Que percepção ela quer que o público tenha sobre si? São várias as imagens que uma empresa pode assumir: de produtos de qualidade, de tradição, de inovação, de ética, de apoio à diversidade, de sustentabilidade ambiental, de incentivo às causas sociais, de preço baixo, de serviços simplificados, de modernidade etc.

Quando uma empresa adota uma destas imagens, ela precisa construí-la diariamente em todas as suas atitudes e em suas ações de comunicação. Qualquer deslize ou ação que seja contrária a imagem escolhida pode comprometer a credibilidade da empresa. Uma empresa de cosméticos que defende as causas ambientais, por exemplo, não pode testar seus produtos em animais, já que isso vai de encontro à sua imagem.

Em contrapartida, quando a imagem da empresa é reforçada na comunicação e é comprovada em suas atitudes diárias, a marca como um todo sai muito fortalecida. A imagem agrega valor e, por muitas vezes, atua como um importante diferencial na mente e no coração do consumidor no momento de tomar sua decisão de compra.

A imagem empresarial na atualidade

Vivemos numa era em que a comunicação é uma via de mão dupla. O consumidor tem muito poder para influenciar as pessoas de seu meio, tanto numa simples conversa quanto por meio das redes sociais.

Diariamente, consumidores do Brasil e do mundo publicam suas opiniões sobre as marcas, produtos e serviços que consomem, influenciando as opiniões de outras pessoas. Naturalmente, as opiniões negativas são muito mais abundantes do que as positivas, embora elas também estejam presentes.

Por isso, é essencial que as marcas cumpram aquilo que prometem, já que há milhões de fiscais prontos para avaliar e julgar se essa imagem é verdadeira. Assim, as empresas precisam estar muito atentas a todas as suas ações: seleção de fornecedores, produção, distribuição, entrega, relacionamento com o cliente, sites responsivos, ponto de vendas organizado, enfim, tudo aquilo que, de alguma maneira, pode impactar a visão do consumidor.

A imagem empresarial é resultado de um esforço diário de diversas ações e áreas da empresa. No entanto, quando bem trabalhada, ela garante a força da marca e, consequentemente, o desenvolvimento da organização em seu setor de atuação.