A palavra liderança não é o sinônimo da palavra chefia. Quando falamos de chefe é comum lembrarmos-nos de um cargo de autoridade com responsabilidades técnicas que dita regras e controla tudo e todos da equipe. Ao contrário desse conceito tradicional, está o líder que não necessariamente precisa estar níveis acima dos seus funcionários. O líder pode delegar, exercer responsabilidade e estimular a equipe.
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Liderança de sucesso
Uma liderança assertiva é a busca constante de muitos profissionais. Porém é essencial frisar que essa é uma habilidade que requer muita responsabilidade, inteligência emocional, comprometimento e competências bem desenvolvidas, além de diversos conhecimentos técnicos fundamentais.
A liderança deve ter uma visão sistêmica, que nada mais é do que saber enxergar todos os setores da empresa. É um exercício diário de condução de profissionais para alcançar com eficácia os resultados planejados pela empresa sem deixar de ser um ambiente saudável de trabalho.
Esse olhar ampliado é um dos motivos pelos quais os líderes transitam bem entre todas as hierarquias e áreas da empresa. Além disso, essa peculiaridade contribui para que ele entenda um pouco de tudo que a sua equipe faz. Provavelmente, ele não saberá fazer tudo com o mesmo detalhamento de um profissional especializado, porém terá uma referência e poderá contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento do projeto.
Um bom líder deve assumir novos comportamentos e buscar o desenvolvimento contínuo próprio, dos seus colaboradores e da organização como um todo. O cotidiano desse profissional é pautado em motivação, criatividade, evolução constante, diálogo, discussão de problemas, debates saudáveis, orientação.
Apesar dessas virtudes, um profissional desse calibre não irá deixar de tomar decisões importantes. Aliás, ele irá decidir com uma conduta ética e com base no bom senso, mesmo que tenha que ser algo repentino e urgente.
Todas as competências referentes à liderança não precisam ser necessariamente “de berço”, mas também podem ser adquiridas. Para aprimorar as técnicas de um líder é essencial que ele passe por processos de aprendizagem. O coaching é ideal para quem já está indo bem na carreira e deseja evoluir ainda mais. É uma questão de trazer empoderamento ao profissional.
Uma equipe com chefe
“Manda quem pode e obedece quem tem juízo”! Você já ouviu essa frase alguma vez na vida, não é mesmo? Essa afirmação é uma brincadeira e uma sentença ao mesmo tempo. E ela é a que melhor define o conceito de chefia.
Um chefe é uma figura imortalizada na nossa sociedade como o “mandão”. Isso aconteceu, pois esse é um cargo que exige respeito e impõe hierarquia e autoridade. O cotidiano de um chefe é baseado em ordens sem prévia discussão, falta de diálogo, busca engessada por resultados e reconhecimento obsoleto da equipe.
Existe uma tendência de centralização de atividades e do poder, acarretando em constantes verificações do trabalho de todos os funcionários. Outro ponto preocupante desse cargo é a falta de julgamento crítico da equipe quando acontece um erro. Além disso, ainda há o egocentrismo quando alcança um bom resultado, mesmo que ele tenha conseguido em equipe.
O coaching também é um método que pode contribuir para o profissional que tem um cargo de chefia, mas que gostaria de aprender a se tornar um líder. É possível encontrar quais qualidades nele podem ser trabalhadas e quais pontos fracos devem ser amenizados.
Como identificar quem é quem
Selecionei algumas das principais características de um líder e de um chefe. Antes de ler, lembre-se de que nem todos os atributos, sejam vantajosos ou não, devem ser aplicados somente a uma pessoa. É preciso analisar caso a caso.
Aqui também é importante deixar claro que o modo de liderar ou chefiar é mutável. Ele pode mudar de acordo com a cultura da empresa. Outro fator a ser considerado é o cenário externo. Em tempos de crise econômica, por exemplo, o profissional deve ser mais “hands on” e ser focado em trazer resultados.
Continue lendo o texto para saber mais.
Características de um líder
- Sua liderança é mostrada por meio de ações;
- Contrata pessoas com excelentes capacidades técnicas;
- Faz capacitações para se tornar um líder melhor e promove cursos para os funcionários;
- Foca no desenvolvimento de pessoas;
- Sabe motivar e ouvir;
- É empático;
- Não gosta de burocracia;
- Ajuda a solucionar conflitos internos da equipe;
- Estimula os funcionários a evoluírem as qualidades e corrigir os pontos fracos;
- Cobra resultados com base em indicadores determinados previamente;
- Mostra que os méritos são da equipe toda;
- Assume a responsabilidade dos erros e discute em grupo possíveis resoluções;
- Usa e promove a criatividade;
- Sempre está pensando no futuro do mercado e como pode encaixar a empresa nele;
- Delega funções com inteligência e exerce autoridade com confiança;
- Tem pulso firme quando é preciso;
- Costuma ter a lealdade do time.
Características de um chefe
- Impõe ordens com tom autoritário e é temido;
- É promovido por tempo de casa;
- Não ouve e nem debate métodos com os funcionários;
- Adora um puxa-saco;
- É apático;
- Não se preocupa em solucionar conflitos internos da equipe;
- Costuma centralizar o poder solicitando sua aprovação em todas as entregas;
- Retém informações importantes para o desenvolvimento do trabalho;
- Não incentiva os funcionários a se capacitarem;
- Não assume responsabilidade dos erros para si;
- Faz uma inquisição para encontrar o culpado dos erros;
- Leva crédito pelos bons resultados sem reconhecer a equipe;
- É fã de burocracia;
- Quer conferir se os fluxos de trabalho estão sendo cumpridos a todo o momento;
- Não motiva os funcionários a alcançarem os resultados da empresa juntos;
- Costuma não ter a lealdade da equipe.
Você se considera um chefe ou um líder?
5 dicas para uma liderança de excelência
O infográfico abaixo foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Ele contém algumas dicas poderosas para ser um líder de sucesso. Confira:
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