Ter autoconfiança e autoestima alta é essencial para enfrentar os desafios que diariamente se apresentam à nossa porta. Muito se engana quem pensa que esses conceitos são sinônimos.

Embora ambos sejam relevantes, autoconfiança e autoestima não são palavras aplicadas para um mesmo conceito. Continue lendo para entender a diferença e como construir uma relação mais saudável consigo mesmo.

Afinal, qual é a diferença entre autoconfiança e autoestima?

Antes de qualquer coisa, devemos destacar o que os dois conceitos têm em comum. Ambos se relacionam com a nossa autoimagem e com a preocupação da maneira como essa imagem é transmitida para aqueles à nossa volta. Autoestima refere-se, como o próprio nome indica, a estima que se nutre por si mesmo. 

A autoestima baixa se aplica a pessoas que não se sentem bem com quem são. Por sua vez, a autoestima alta diz respeito a quem gosta de quem é e se aprecia como um todo. Em linhas gerais, autoestima é a forma como o indivíduo vê a si mesmo e a sua capacidade de se amar, independentemente da situação. 

A autoconfiança caracteriza-se pela capacidade de acreditar em si mesmo. Trata-se de acreditar no seu poder de superação dos desafios para alcançar os resultados desejados. Um indivíduo autoconfiante sente que é apto àquilo que precisa para ser plenamente bem-sucedido.

Autoconfiança e autoestima: por que é importante trabalhá-las?  

Você já escutou a frase que diz: “Há somente uma coisa que nos separa do que desejamos, nós mesmos”? Embora possa parecer uma frase feita, devemos dizer que ela é certeira. 

PSC

Baixa autoestima e falta de confiança em si mesmo são ingredientes paralisantes que podem estar te separando da realização dos seus sonhos. Mas, se autoconfiança e autoestima são tão relevantes, como desenvolvê-las? Continue lendo e confira as dicas que listamos a seguir! 

1. Autocuidado

Estar bem, física e emocionalmente, é fundamental para construir autoconfiança e autoestima elevada. Na lista de cuidados para ter consigo mesmo, inclua prática de atividades físicas, alimentação balanceada, visitas regulares ao médico, momentos de lazer, entre outros. Trate a si mesmo com muito amor e carinho.

Invista também no seu crescimento pessoal, dedique algum tempo para leitura, assista a filmes, saia para conhecer pessoas diferentes. Adicione mais alegria à sua vida através de novas experiências. Ao vivenciar coisas variadas você potencializa a sua autoconfiança. Contudo, para manter a sua autoestima bem cuidada não se force, não ultrapasse os seus limites. 

2. Reconheça as suas qualidades

Já percebeu que quando alguém pergunta sobre defeitos as pessoas tendem a responder mais rapidamente do que quando são questionadas sobre qualidades? Isso acontece porque tendemos a focar mais em nossas limitações. Você consegue pensar em cinco qualidades suas em dois minutos?

Se ainda não parou para observar as características que o diferenciam e o tornam único, propomos que o faça. Uma forma prática de identificar as suas principais qualidades é considerando o que te ajudou a alcançar suas principais conquistas. Escreva tudo o que pensar de positivo sobre si mesmo num papel e leia em voz alta sempre que sentir sua autoestima baixa. 

3. Tenha metas e objetivos 

Você sabe aonde quer chegar? Se não tem uma resposta pronta para essa questão, saiba que é essencial pensar sobre. Sem saber o que se almeja não há como dar os primeiros passos para construir sua autoconfiança. Contudo, fique atento para focar em metas possíveis de realizar. Não adianta traçar metas inalcançáveis, pois isso somente irá gerar frustração em médio e longo prazo. 

Ter metas e objetivos funciona como um “empurrãozinho” para sair de situações ruins. Para começar, dê pequenos passos rumo à sua grande meta. Conforme for avançando no tabuleiro do jogo da vida, aumente o tamanho dos seus passos. Esse aumento deve ser gradativo, respeite a medida da sua autoconfiança.

4. Esteja pronto para sair da zona de conforto

Manter-se na zona de conforto te impede de crescer e se aventurar por caminhos fundamentais para construir sua autoconfiança e autoestima elevada. Nossa dica é que se prepare para sair da zona de conforto, enfrentando, assim, os seus medos. A partir do momento em que você se coloca diante daquilo que te tira do eixo, consegue dar respostas mais efetivas. 

Para construir sua autoconfiança, se coloque em situações fora da sua zona de conforto, mas que ofereçam resultados positivos. Sabe aquelas coisas que você sempre quis fazer, mas não tinha coragem ou oportunidade? Chegou o momento! 

5. Seja mais resiliente

Resiliência, em seu sentido figurado, é a capacidade de se reerguer mesmo diante de inúmeras adversidades. Logo, uma pessoa resiliente é aquela que consegue sair de situações difíceis ainda mais forte e preparada para novos desafios.

O segredo para se tornar resiliente é aprender a tirar lições dos revezes. Quando estiver diante de uma sequência de dificuldades, não deixe que sua vontade e disposição sejam levadas.

6. Saiba aceitar aquilo que não pode ser mudado

Compreender que nem tudo pode ser mudado é o primeiro passo para a aceitação, Inclusive, tenha em mente que nem tudo precisa ser mudado, em muitos casos trata-se só de uma questão de perspectiva. Aprenda a avaliar as questões que você considera problemáticas, categorizando-as em: com potencial de mudança, não precisa de mudança e não pode ser mudada.

O livramento de saber que nem tudo está no seu controle é crucial para se tornar uma pessoa mais tranquila. No início pode parecer um pouco assustador, mas depois se tornará libertador. Você compreenderá que nem tudo o que acontece é culpa sua ou está sob sua responsabilidade. 

7. Dedique-se às suas relações sociais 

Quando passamos mais tempo com pessoas de quem gostamos nos sentimos mais leves e recarregados de boas energias. A dica para ser uma pessoa mais autoconfiante e com autoestima elevada é se cercar de pessoas positivas. Dedique-se às amizades que agregam à sua vida, aquelas pessoas que parecem deixar um caminho de felicidade.

Ter amigos e familiares que te valorizam por perto te ajuda a ver suas qualidades e trabalhar na melhoria dos defeitos. Em contrapartida, deixe no passado pessoas tóxicas e que te tiram do seu equilíbrio. Relações que te deixam menos confiante e com a autoestima baixa são ruins para você. 

Agora você conhece a diferença entre autoconfiança e autoestima! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo com os seus amigos para passar o conhecimento adiante!