Você acredita que trabalhar muito e ser produtivo são a mesma coisa? Bem, se você ainda pensa dessa maneira, é melhor rever os seus conceitos. É comum que as duas coisas sejam confundidas, mas não podemos tomá-las como sinônimos. Isso certamente prejudicaria a capacidade de trabalho dos colaboradores e até mesmo a maneira como as empresas organizam a sua gestão.

Mas, afinal de contas, o que diferencia trabalhar muito e ser produtivo? Você vai descobrir as respostas por meio da reflexão a seguir. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que significa trabalhar muito?

Trabalhar muito significa estar ocupado. Isso não quer dizer ser produtivo. Uma pessoa pode passar horas e horas fazendo algo completamente inútil. Infelizmente, ainda há muitas empresas que não valorizam o tempo e as capacidades intelectuais dos seus colaboradores, colocando-os em atividades repetitivas e de pouca serventia.

Além disso, trabalhar muito pode significar que a estratégia em questão está errada. Pintar uma parede com um pincel muito pequeno significa trabalhar muito, afinal de contas, a pessoa provavelmente vai dedicar o dia inteiro àquela atividade. Mas isso significa ser produtivo? Certamente não! Uma empresa produtiva aproveita as capacidades intelectuais dos seus colaboradores e fornece a cada um deles os materiais e ferramentas necessários para maximizar as suas competências.

Trabalhar muito nem sempre significa obter resultados expressivos. Pode ser apenas que a empresa esteja explorando os seus colaboradores, fazendo-os trabalhar por longos expedientes sem descanso. Ocupados e sem tempo para mais nada, esses indivíduos podem enfrentar problemas de saúde física e emocional, o que tende a comprometer ainda mais a sua capacidade de produzir.

O que significa ser produtivo?

Se você passa 10 horas do dia fazendo uma atividade que gera poucos resultados, mas o seu colega passa 4 horas fazendo uma atividade que gera muitos resultados, podemos concluir que o seu colega é mais produtivo do que você.

PSC

Ser produtivo é uma questão de ser eficaz e eficiente:

  • Eficaz: fazer o que precisa ser feito.
  • Eficiente: fazer da melhor maneira possível.

Em outras palavras, podemos dizer que a produtividades se refere à capacidade de um colaborador de alcançar os seus objetivos, ou seja, de obter resultados de qualidade. Trabalhar muito pode estar associado a isso, mas não necessariamente. Quantidade e qualidade nem sempre caminham juntas.

Retomando o exemplo: se o pintor A utiliza um pincel pequeno e demora 5 horas para pintar uma parede, mas o pintor B utiliza um pincel grande e demora apenas 1 hora para pintar a mesma parede, concluímos que o pintor A trabalhou mais, mas o pintor B foi mais produtivo. Percebe a diferença?

Dessa forma, uma pessoa produtiva produz mais e melhor, pois canaliza as suas energias, pensa antes de agir, planeja estrategicamente as suas ações e faz um bom uso do seu tempo. Isso se converte em benefícios, tanto ao progresso do indivíduo como ao crescimento da organização como um todo.

Como estimular a produtividade?

Agora que você já entende a diferença entre trabalhar muito e ser produtivo, que tal conhecer dicas para estimular a sua produtividade individual, bem como a produtividade de quem faz parte da sua empresa? Confira as 4 dicas a seguir!

1. Faça uma lista de tarefas e defina as suas prioridades

Conforme citamos, a produtividade depende da nossa capacidade de organizar adequadamente o nosso tempo. Não há nada pior do que começar um dia de trabalho sem nem sequer saber por onde começar. Assim, procure definir na véspera o que você deverá realizar.

Defina também uma ordem para fazer essas atividades, com base naquilo que é prioridade. Procure estimar o tempo necessário para cada tarefa, de preferência considerando alguns minutinhos de descanso entre uma e outra. Além disso, tenha uma agenda para organizar melhor os seus compromissos, evitando dias sobrecarregados e dias ociosos.

2. Planeje estrategicamente a realização das suas atividades

Antes de iniciar uma tarefa, pense na melhor maneira de executá-la, ou seja, aquela que vai garantir o melhor resultado, a forma mais prática e mais rapidez na sua execução. Lembre-se do pintor que escolheu um pincel muito pequeno e demorou horas para concluir a pintura da parede.

Sendo assim, reúna informações, pesquise, analise estrategicamente e identifique as melhores maneiras de fazer as suas atividades. Dedicar um tempo para pensar antes de agir não é perda de tempo, mas sim um investimento, cujos benefícios serão sentidos ao longo da execução da tarefa e na hora de mensurar os seus resultados.

3. Elimine as distrações

Não pense você que será possível redigir um relatório enquanto escuta um podcast ou fazer cálculos sobre as finanças da empresa enquanto ouve músicas agitadas. É preciso ter foco e concentração, ou seja, dedicar-se a uma única coisa de cada vez. Elimine as distrações, pois elas acabam com a sua concentração.

Afaste-se das “tentações”, ou seja, de tudo aquilo que pode levá-lo à procrastinação. Feche as redes sociais, coloque nos fones de ouvido apenas um instrumental leve e procure concentrar-se exclusivamente na atividade do momento. Deixe o bate-papo, as músicas e as redes sociais para os intervalos de descanso.

4. Peça ajuda quando necessário

Você não precisa e não deve abraçar o mundo sozinho. Ao iniciar uma atividade e perceber que você está com dificuldades na sua execução, procure ajuda. Certamente, você encontrará alguém com mais conhecimento e/ou experiência para dar dicas e facilitar a sua vida.

Deixe o orgulho de lado e aprenda com quem sabe mais. É adquirindo conhecimento de forma contínua que nós desenvolvemos diferentes habilidades e, consequentemente, aumentamos a nossa produtividade no dia a dia.

Como você pode perceber, existe uma diferença muito grande entre trabalhar muito e ser produtivo. A produtividade depende de fazer a coisa certa da melhor maneira possível, ou seja, pensando estrategicamente, administrando o tempo, organizando as tarefas e pedindo ajuda quando necessário.

E você, querida pessoa, tem trabalhado muito? Ou tem sido produtivo? O que falta para que você eleve a sua produtividade diária? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!