O conceito de adaptabilidade refere-se à capacidade que as pessoas têm de se adaptar a diferentes contextos e situações. Essa característica é particularmente importante entre os profissionais da atualidade, tendo em vista que vivemos em um mundo em que a única constante parece ser mesmo a mudança.
Neste artigo, você vai compreender por que a adaptabilidade é especialmente importante para as lideranças nas organizações e quais são as características que compõem um líder verdadeiramente adaptável. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o tema!
Contents
Por que uma liderança adaptativa é importante?
O mundo talvez não tenha mudando tanto entre a década de 1910 e a de 1930 quanto nos últimos 2 anos. Você já percebeu que as mudanças têm se tornado cada vez mais rápidas e intensas? As tecnologias, as descobertas científicas e o próprio comportamento das pessoas se modificam de tal forma que o que era perfeitamente comum 2 meses atrás já está obsoleto hoje em dia.
Diante dessa realidade, é importante que as pessoas consigam se adaptar com frequência aos novos contextos que se apresentam. Isso é particularmente necessário nas empresas. Se elas não acompanharem as demandas dos seus públicos interno e externo, não serão capazes de dar respostas compatíveis a esses contextos, perdendo a sua eficácia e, muitas vezes, a competitividade.
O mundo atual é bastante incerto, pois a previsibilidade tem se tornado cada vez mais difícil. Diante disso, é natural que os profissionais estejam cada vez mais ansiosos, receosos e preocupados acerca do futuro. Por isso, mais do que nunca, é necessário contar com líderes adaptáveis a esses novos desafios, que tranquilizem os seus liderados e que os conduzam com estratégia.
Quais são os pilares da adaptabilidade na liderança?
Se o líder precisa ser adaptável, é importante que conheçamos as características fundamentais da adaptabilidade. Elas devem ser desenvolvidas por todo e qualquer profissional contemporâneo, mas, sobretudo, por quem exerce a liderança. Confira!
1. Pesquisa e estudo
Em primeiro lugar, adaptar-se a novos contextos demanda que o líder compreenda esses novos cenários. Dessa forma, nenhum líder pode parar no tempo. É necessário estar, com alguma frequência, atualizando os seus conhecimentos e reciclando as suas habilidades.
Dessa forma, é importante que esses profissionais continuem participando de cursos e treinamentos de capacitação acerca das principais habilidades da área. Da mesma forma, é fundamental acompanhar as notícias, seguir os blogs e influenciadores da área, bem como participar dos eventos do setor para estar por dentro dos assuntos do momento.
2. Experimentação
Na fase anterior, o líder compreende que as mudanças ocorrem e como estão os novos cenários. Em seguida, é necessário experimentar novas ações e novas estratégias. Se o mundo mudou, faz sentido continuar agindo da mesma forma? Certamente, isso seria contraproducente.
Dessa forma, correndo riscos calculados, o líder deve estimular os seus liderados à experimentação, ou seja, a tentar fazer as coisas de um jeito novo, que ofereça respostas mais adequadas às novas circunstâncias. Os resultados podem ser positivos ou negativos, mas, de um jeito ou de outro, oferecem aprendizados úteis.
3. Agilidade
Ser ágil significa não perder tempo. Não estamos falando de apressar as atividades e fazer as coisas sem a devida atenção. No entanto, é fundamental dar respostas no menor espaço de tempo possível, pois a perda do timing pode levar as empresas a perder oportunidades valiosas.
Acompanhar os principais indicadores de desempenho da empresa em tempo real é essencial para que ajustes sejam feitos o quanto antes. Se uma campanha publicitária, por exemplo, está tendo um desempenho fraco na internet, é importante alterá-la para retomar os rumos do sucesso. Isso vale para tudo: atendimento ao cliente, análises financeiras, prestação de contas etc. Ser ágil é fundamental para adaptar-se.
4. Delegação
O líder adaptável deve compreender que, sozinho, ele não dará conta de dar respostas às mudanças que se apresentam a cada instante. Por isso, ele deve delegar tarefas, ou seja, distribuir atividades de acordo com a habilidade de cada um, já que nós não temos as mesmas competências técnicas e comportamentais.
Os nossos conhecimentos e habilidades são complementares, e é isso o que faz uma equipe vencedora. Assim, cabe ao líder delegar as tarefas, dar feedbacks e permitir que os próprios colaboradores façam autoavaliações, identificando o que deve ser melhorado continuamente. Isso é o que gera a adaptabilidade de todos.
5. Coletividade
O mundo contemporâneo tem imposto às pessoas e às organizações desafios cada vez mais complexos. Por isso, levando em consideração o que dissemos no item anterior sobre a complementaridade dos saberes dos membros das equipes, é fato que a coletividade deve ser priorizada diante das ideias individuais.
Em outras palavras, isso quer dizer que é mais fácil e eficaz resolver um problema quando todos o analisam e contribuem com as suas ideias do que quando cada um age à sua maneira, individualmente. A combinação das ideias, conhecimentos, vivências e habilidades de todos oferece soluções melhores, mais rápidas e potencialmente mais inovadoras.
6. Flexibilidade
Por último, mas definitivamente não menos importante, devemos trabalhar a flexibilidade. Ser flexível significa não ser rígido, isto é, apegado a determinados conceitos, ideias e processos. De tempos em tempos, precisamos compreender que as antigas formas de agir já não surtem mais os mesmos efeitos, demandando novas ações.
Algumas empresas são tão rígidas nesse sentido que parecem ter se perdido no tempo, pois a inflexibilidade as impede de atualizarem-se. Ser flexível, porém, consiste em acompanhar as mudanças e agir de acordo com elas, em vez de ignorá-las por um apego cego aos velhos hábitos.
Percebe agora como é importante ser adaptável, especialmente no que diz respeito aos líderes? A adaptabilidade na liderança fortalece toda a equipe diante das incertezas que as mudanças provocam. Como estamos em um mundo dinâmico e acelerado, ela já não é mais um diferencial, mas uma necessidade.
E você, querida pessoa, se considera alguém adaptável? E quanto aos líderes do seu ambiente de trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!