A logística é uma área da administração essencial para qualquer organização contemporânea. Ela é responsável por administrar a distribuição e a organização dos recursos materiais, dos recursos financeiros, das pessoas e das informações. Por isso, cabe ao setor de logística das empresas conduzir toda a compra de materiais, o planejamento da produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição de produtos.

A gestão de estoques, o processamento de pedidos, a armazenagem e a embalagem de produtos também estão entre as principais atribuições dessa área do conhecimento. Por isso, nas empresas, a logística atua diretamente tanto na organização do ambiente interno de trabalho quanto na satisfação de seu consumidor final.

Dentro dessa área, o layout tem sido utilizado com frequência cada vez maior para designar uma estratégia de alta performance. Para que você compreenda o que é o layout na logística e qual a sua importância dentro dos processos organizacionais relativos a esse setor, continue a leitura deste artigo.

O que é o layout na logística?

No design e nas artes gráficas, o conceito de layout se refere à organização dos elementos que compõem uma peça gráfica. Um anúncio publicitário numa revista, por exemplo, é resultado de um layout, ou seja, de um projeto gráfico que definiu as cores, as fontes, as imagens, os textos e o lugar destinado a cada um desses elementos.

Na área da logística, o layout consiste numa estratégia destinada a aumentar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos processos produtivos de uma organização. Para que isso aconteça, essa estratégia consiste no posicionamento adequado de máquinas, equipamentos, pessoas e materiais num determinado espaço físico.

O layout, portanto, refere-se a um projeto de organização dos espaços físicos da empresa, o que beneficia a produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição de produtos. Isso permite que a produtividade da empresa aumente, auxiliando também na redução de custos. Por fim, essa organização dos elementos num espaço também oferece muito mais qualidade e melhores condições de trabalho aos funcionários da organização.

Por que o layout é importante para a logística das organizações?

Ao compreender a definição de layout em logística nos parágrafos acima, você provavelmente já se deu conta de alguns dos benefícios que essa estratégia oferece às organizações. Processos logísticos precisam de organização de espaço e de tempo para que sejam eficientes e para que os clientes possam ser plenamente satisfeitos.

No âmbito da logística, a estratégia do layout é aplicada em armazéns, estoques, meios de transporte e centros de distribuição. Assim, ela garante resultados positivos para esse departamento, tornando todos os processos mais ágeis, seguros e econômicos.

Eles são ágeis porque evitam a perda de tempo. São seguros porque previnem os danos aos materiais e ainda protegem a vida e a integridade física dos trabalhadores. Por fim, são econômicos porque reduzem o retrabalho e o desperdício de tempo e/ou de materiais.

Distribuindo pessoas, materiais, produtos e ferramentas adequadamente pelos espaços da organização, a logística permite que a empresa obtenha resultados cada vez melhores. Cabe aos profissionais da área atuarem no sentido de colocar essa estratégia em prática e, assim, conferir à empresa um ritmo constante de produção.

Acompanhando as tendências

A estratégia de layout em logística é uma tendência que parece “chegar para ficar”, devido aos benefícios que oferece às empresas. Ela tem tudo a ver, por exemplo, com o chamado lean manufacturing, ou manufatura enxuta, que é um modelo organizacional onde é implementada uma logística econômica, voltada à redução de desperdícios.

Esse modelo tem sido adotado em diversas empresas ao redor do mundo, inclusive em organizações de grande porte. Ela promove economia e favorece a lucratividade, pois otimiza o transporte, facilita a movimentação de materiais com segurança, reduz o tempo ocioso, administra estoques, evita o excesso de produtos, previne defeitos nas mercadorias e promove uma circulação facilitada de conhecimento.

Nas empresas que desejam implantar a manufatura enxuta, o layout logístico atua como um elemento primordial, pois ele facilita a organização dos espaços físicos e torna os processos organizacionais mais eficientes.

Em quais locais o layout na logística pode ser implementado?

Ao ler as definições acima, não é difícil entender o conceito de layout em logística. No entanto, você pode estar se perguntando como, de fato, ele pode ser colocado em prática. Basicamente, podemos citar três exemplos de fácil visualização da aplicação do layout em processos logísticos dentro das organizações.

1. Nos estoques e armazéns

Todos os produtos e insumos de uma empresa ficam armazenados em estoques, que podem ser de pequenas, médias ou grandes dimensões. Para que a movimentação de pessoas, máquinas e materiais dentro desse espaço seja prática e segura, o layout logístico nesses ambientes faz toda a diferença.

Alguns exemplos de estratégias de layout logístico nesses locais são: deixar produtos de maior demanda mais facilmente acessíveis, manter produtos similares (utilizados em conjunto) próximos uns dos outros, organizar as mercadorias de acordo com o seu tamanho e adequar os tamanhos dos corredores ao volume de pessoas e máquinas que transitam por eles. Assim, os funcionários conseguem trabalhar de forma mais ágil e segura, diminuindo o tempo e os custos da carga e da descarga de materiais.

2. Nos centros de distribuição

As empresas precisam abastecer os seus centros de distribuição levando em consideração dois aspectos: a quantidade de mercadorias e o prazo para a sua entrega. Para que essas duas variáveis estejam em níveis adequados, o layout logístico também é uma ferramenta estratégica eficiente.

A localização dos centros de distribuição também precisa ser estratégica, pois eles precisam estar próximos dos clientes. Isso diminui os gastos com frete, acelera a entrega de produtos, aumenta o grau de satisfação dos consumidores, facilita o transporte dos materiais, simplifica a cadeia de distribuição e torna a marca mais próxima do público. Assim, o correto posicionamento dos centros de distribuição otimiza as condições de trabalho e favorece o sucesso da empresa.

3. Na movimentação e no transporte de materiais e mercadorias

Seja para movimentar materiais dentro dos armazéns, seja para transportar produtos até os consumidores ou centros de distribuição, o processo de movimentação e transporte deve ser feito com muito cuidado e estratégia.

É preciso selecionar as máquinas adequadas, os veículos de porte mais indicado e todas as demais ferramentas para a correta acomodação dos produtos. Assim, evita-se que eles choquem-se uns contra os outros, caiam dos veículos ou que machuquem alguém.

Quanto mais padronizado e automatizado for esse processo, mais seguro e rápido ele será. A distribuição dos materiais deve ser feita uniformemente, especialmente no caso de cargas frágeis, para que não sejam danificadas. Um layout inteligente é aquele que desenha estratégias para os locais de recebimento e entrega de mercadorias e para todo o trajeto, de modo que cada produto seja manuseado o mínimo possível.

Como é possível perceber, o layout em logística representa um planejamento estratégico que pode ser aplicado em diferentes etapas dos processos logísticos das organizações. Por meio dele, as empresas conseguem oferecer mais segurança aos trabalhadores, aproveitar melhor o espaço disponível, otimizar o tempo, aumentar a produtividade e diminuir o risco de acidentes e de prejuízos materiais/financeiros.

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