Quem traduz literalmente a expressão “headhunter” do inglês pode se assustar ao se deparar com o equivalente em português: “caçador de cabeças”. Você não precisa ficar com medo, afinal de contas, não estamos falando de caçadores de verdade.

Um headhunter nada mais é do que um caça-talentos, ou seja, um recrutador profissional, que analisa as competências profissionais das pessoas e as seleciona para compor os quadros de funcionários das empresas. Neste artigo, você vai compreender melhor quais atividades compõem a rotina desse profissional, cuja importância tem crescido consideravelmente no mundo corporativo dos últimos tempos. Boa leitura!

Profissão em ascensão

Os headhunters geralmente são profissionais que prestam serviços para várias empresas ao mesmo tempo, ainda que também seja possível encontrá-los dentro do departamento de recursos humanos de uma única organização. Em geral, esses indivíduos prestam auxílio nos processos seletivos das empresas, mas focam a sua atuação no encontro de profissionais específicos, sobretudo para os cargos de maior importância, como as posições de liderança.

Basicamente, o que esse profissional faz é estudar as características gerais da empresa, aquilo que ela espera do profissional que venha a ocupar os seus cargos e os traços específicos dos candidatos. O seu objetivo é encontrar alguém que consiga reunir de forma compatível essas três esferas, identificando o colaborador mais indicado para preencher a posição.

Características de um headhunter bem-sucedido

Para que o indivíduo seja um headhunter de sucesso, ele precisa ter algumas características específicas. Em primeiro lugar, é preciso que ele seja analítico e organizado, de modo a identificar exatamente o que as empresas querem/precisam e aquilo que os candidatos têm a oferecer. Dessa forma, eles devem ser altamente enérgicos e persistentes, com uma grande capacidade de compreender a cultura das empresas e os objetivos das pessoas, o que demanda uma boa dose de empatia.

No caso dos headhunters que prestam serviço para várias empresas ao mesmo tempo, eles também precisa ter um perfil empreendedor, de quem sabe vender o próprio trabalho. Proatividade, ambição, habilidade comercial e de negociação fazem parte do currículo dessa profissão. Além disso, também podemos citar a disciplina, a automotivação e a capacidade de trabalhar em equipe como traços determinantes nessa ocupação.

PSC

Dependendo da área e do porte das empresas com as quais o headhunter trabalha, pode ser necessário ter o domínio de outros idiomas, sobretudo o inglês e o espanhol. Como vivemos em um mundo globalizado, em que as empresas interagem cada vez mais com instituições de outros países, ter esse conhecimento é importante. Além do mais, cursos de graduação e pós-graduação também podem ser diferenciais importantes.

A rotina de um headhunter

O dia a dia de trabalho de um headhunter é bastante movimentado. Esse profissional precisa constantemente lapidar as suas habilidades, estudar e desenvolver a sua carreira. Confira, na sequência, as principais atividades que compõem a sua rotina profissional.

1. Gerir a própria carreira

Como citamos, todo headhunter precisa ser um pouco empreendedor, ou seja, necessita de divulgar os seus serviços e as suas habilidades às empresas, geralmente as que trabalham com segmentos mais específicos e que encontram mais dificuldade em encontrar profissionais competentes.

Dessa forma, o headhunter precisa prospectar clientes e negociar com eles o valor dos seus serviços, o que demanda um bom conhecimento sobre a precificação média do mercado. Assim, ele também precisa ter algumas noções básicas de negociação e de formalização de propostas e contratos. Sempre há alguma burocracia envolvida, mas ela é necessária para oficializar a atividade.

2. Conhecer o mercado

Terminada a parte de contratos e propostas, é hora de estudar as necessidades da empresa que contratou os seus serviços. De que ela precisa? Quais são as características técnicas que compõem o funcionário ideal para ela? Quais são os aspectos comportamentais para que esse colaborador seja compatível com a cultura da organização?

A partir desse levantamento do que a empresa busca, o headhunter deve procurar os candidatos, seja por meio de análises de bancos de currículos, de anúncios em sites de emprego e até mesmo de parcerias com outras instituições, como universidades. Após realizar esse mapeamento do mercado, o profissional deve fazer uma seleção dos melhores nomes, com base nos critérios definidos pela própria empresa.

Nessa seleção, ele deverá entrevistar os candidatos e elaborar pareceres técnicos que avaliem cada indivíduo em todas as competências e requisitos levantados pela empresa contratante.

3. Efetuar e acompanhar as contratações

Depois de elaborar as suas análises particulares sobre os melhores candidatos, é necessário apresentá-los à empresa contratante. Nessa fase, o headhunter deve agendar entrevistas entre os candidatos e os próprios gestores da organização. Além disso, ele deve encaminhar a proposta ao candidato finalista e efetuar a contratação.

Por fim, por algum tempo, o headhunter ainda deve acompanhar a integração e o desenvolvimento dos candidatos contratados, a fim de verificar se as expectativas estão ou não sendo alcançadas. Caso estejam, o seu trabalho estará concluído. Caso não estejam, ele deverá propor alterações no modo de trabalho do profissional ou até mesmo refazer o processo seletivo na busca de um candidato mais adequado.

Dicas gerais para ser um headhunter de sucesso

O que o headhunter precisa ter em mente é que o seu trabalho depende de sensibilidade e análise para perceber o que a empresa precisa e quais candidatos preenchem de forma mais adequada a lista de requisitos. Por isso, esse profissional deve acompanhar o mercado e manter-se sempre em contato com os clientes, com as empresas parceiras e com os candidatos.

Ele deve agir como um consultor, um facilitador do processo de recrutamento e seleção para empresas que não têm tempo ou técnica necessários para isso. Não necessariamente ele precisa ter uma formação específica na área de recursos humanos, embora isso possa ajudá-lo. Aliás, ele pode utilizar a sua formação (seja ela qual for) para aplicar os seus conhecimentos e atuar como headhunter em empresas desse segmento.

O importante é que ele trabalhe algumas características fundamentais para exercer essa profissão: facilidade para trabalhar em equipe, resiliência, humildade, energia, disciplina, automotivação, clareza de comunicação, objetividade e uma capacidade profunda de analisar informações e avaliar as competências profissionais das pessoas.

Acima de tudo, um headhunter deve compreender que ele transforma vidas — tanto dos candidatos que ele contrata como das empresas para as quais ele presta os seus serviços. Unindo quem precisa de determinadas competências a quem pode oferecê-las, esse profissional contribui para que as organizações sejam cada vez mais competitivas e para que os colaboradores sejam cada vez mais bem-sucedidos nas suas respectivas carreiras.

E você, querida pessoa, já pensou em ser um headhunter? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!