A maneira como você começa o seu dia, mais especificamente as coisas que você faz na primeira hora após acordar, é determinante para a qualidade desse dia que se inicia. Diversos estudos e livros já foram publicados ressaltando a importância de uma rotina matinal, sendo o mais famoso deles “O milagre da manhã”, do autor estadunidense Hal Elrod.

Você tem uma rotina matinal? Conhece a importância desse recurso para os seus níveis de energia ao longo do dia? Sabe quais atividades deve incluir nessa rotina? Para descobrir as respostas para essas e outras perguntas, continue a leitura deste artigo.

Níveis de energia

Cada pessoa tem um nível basal de energia, ou seja, uma quantidade regular de energia para conduzir o seu dia. Em algumas pessoas, esse nível é um pouco mais alto, em outras é um pouco mais baixo. Contudo, independentemente dessa diferença, todos nós temos o poder de administrar esses níveis ao longo do dia.

O mais natural é que as pessoas acordem e tenham mais energia pela manhã, de modo que os níveis caem ao longo do dia, conforme vamos executando nossas atividades. Entretanto, existem determinados hábitos que podem acelerar essa queda de energia, enquanto outros podem aumentar o nosso nível energético.

Por isso, é importante que saibamos escolher adequadamente as nossas atividades, bem como os conteúdos que consumimos, já a partir da manhã.

Rotina matinal

A rotina matinal é uma excelente estratégia para potencializar a nossa energia já no início do dia. Ela consiste num conjunto de atividades e hábitos que são realizados a partir do momento em que a pessoa abre os olhos, durando entre 30 minutos e 1 hora.

Ter uma rotina matinal é importante, pois ela pode elevar os nossos níveis de energia, contribuindo para que tenhamos um dia de paz, harmonia, produtividade e alegria.

8 dicas para construir uma rotina matinal transformadora

PSC

Como citamos anteriormente, algumas atividades aumentam muito o nosso nível de energia, enquanto outras “roubam” todo o nosso “gás”, nos deixando cansados física e mentalmente. Se você estiver em dúvida sobre as atividades que são recomendadas para a rotina matinal e sobre os hábitos que devem ser deixados de lado, confira esta lista especial com 8 dicas:

1. Não ative o modo soneca

Muitas pessoas acordam ao som do despertador e, assim que isso acontece, já ativam o modo soneca — aquele que nos dá mais 5 ou 10 minutinhos de sono. Esse hábito não é saudável, pois, além de não fazer muita diferença no seu sono, ele jogará você na perigosa rota da procrastinação. Você vai acabar acordando mais tarde do que deveria, e isso o deixará de mau humor.

Portanto, assim que abrir os olhos, tenha a consciência de que o seu organismo já está pronto para um dia de qualidade e cheio de energia. Abra a janela, respire ar puro, permita que a claridade entre em sua casa, dê “bom dia” a quem vive com você, cuide dos animais e das plantas e arrume a sua cama.

O nosso corpo e a nossa mente precisam da claridade para entender quando é dia e quando é noite. Se você está com dificuldades ao se levantar, procure criar uma rotina do sono, com um horário definido para ir para a cama e ter uma noite de sono reparador.

2. Não pegue o celular ao acordar

Por falar em procrastinação, aqui vai mais um vilão nesse sentido: o celular. Vivemos numa época em que o celular nos lembra de compromissos e está conectado a todas as nossas redes sociais. É natural que esse objeto tenha adquirido bastante importância em nossa rotina, mas será que é saudável abrir os olhos e já correr para checar as notificações?

Frequentemente, o conteúdo dessas notificações é composto por emails, mensagens de trabalho, mensagens de familiares ou amigos, lembretes de aniversários, enfim, coisas que podem esperar meia horinha para receber a sua atenção. Nessas notificações também podem estar cobranças de chefes, notícias desagradáveis, fofocas, entre outras questões bastante negativas, que derrubam a sua energia.

Dar atenção a tudo isso ainda na cama vai acabar com o seu humor e ainda atrasar o início do seu dia. Portanto, conclua a sua rotina matinal e só depois pegue o celular, OK?

3. Faça a sua higiene pessoal

Todo mundo acorda com mau hálito, cabelos bagunçados e cara amassada. Nem adianta negar. Como você vai ter um dia feliz e produtivo assim? Não se descuide de sua higiene pessoal. Levante-se, espreguice-se, alongue seus músculos, encha o seu pulmão de ar, lave o rosto, arrume os cabelos, escove os dentes e troque de roupa.

Algumas pessoas gostam de tomar banho pela manhã. Também pode ser uma forma de ficar mais “acordado” e cheiroso para o início de um novo dia.

4. Medite

Aqui no blog, já citamos em diversas ocasiões a importância da meditação. Essa prática, quando conduzida de forma regular, tem o poder de modificar o nosso padrão mental, nos conduzindo a estados de equilíbrio emocional, paz e harmonia. Ela nos ajuda a combater a depressão, o estresse, a ansiedade e a falta de concentração.

Uma boa dica é iniciar o dia fazendo a meditação da gratidão, ou seja, agradecendo por um novo dia que se inicia, por sua saúde física e mental, por sua inteligência, por sua família, por sua casa, por seu emprego, enfim, por todas as possibilidades que a vida lhe concede para ser feliz.

5. Pratique uma atividade física

Assim como a meditação, a prática regular de exercícios físicos também ajuda a combater o estresse, a depressão e a ansiedade. Qualquer tipo de exercício físico estimula a produção de neurotransmissores que evitam essas doenças e produzem em nós uma sensação de bem-estar, o que é essencial para começar o dia com disposição e alegria.

Escolha uma atividade física que seja prazerosa para você. Pode ser caminhada, corrida, dança, natação, ioga, e por aí vai. O importante é dedicar alguns minutinhos ao cuidado com o seu corpo e com a sua mente.

6. Consuma alimentos saudáveis.

O café da manhã, como se diz popularmente, é a mais importante refeição do dia. Isso é dito porque ele é a primeira refeição, aquela que nos enche de energia depois de um período noturno em jejum.

Por isso, seja cuidadoso com as suas escolhas alimentares. Será que é bacana encher-se de doces e gorduras assim tão cedo? Opte sempre pelas frutas, vitaminas, cereais, pães integrais, fibras, café, sucos naturais, iogurtes, entre outros alimentos ricos em nutrientes.

7. Tome cuidado com as notícias

Muitas pessoas gostam de acompanhar o noticiário pela manhã para manterem-se bem-informadas acerca de tudo aquilo que acontece no Brasil e no mundo. Até aí, tudo bem, realmente precisamos saber das notícias.

Entretanto, tome cuidado com o tipo de noticiário que você assiste ou lê na internet. É interessante ter uma noção geral sobre política, economia, saúde e fatos relevantes à sua área profissional. Entretanto, não fique muito tempo aprofundando-se nas notícias, pois elas quase sempre trazem fatos negativos. Evite aprofundar-se, por exemplo, em crimes, tragédias, desastres ambientais etc. Essas informações mais “pesadas” podem sugar a sua energia e a sua felicidade.

Leia as notícias principais do dia, mas evite ficar “colado” no noticiário o dia todo. Evite também as fofocas do mundo dos famosos — não há nada de produtivo ou de relevante nesse tipo de notícia.

8. Inspire-se

Por fim, nada melhor do que começar o dia com uma inspiração. Faça uma leitura edificante — pode ser de um livro bacana, de uma frase motivacional, ou até mesmo de uma oração, de acordo com a sua crença pessoal.

Algumas pessoas também gostam de iniciar o dia com uma música agradável (nada de letras tristes, ok?) para despertar um espírito de alegria e bem-estar, logo pela manhã.

As dicas acima mostram exemplos de atividades que aumentam ou que diminuem o seu nível de energia, o que é determinante, especialmente logo após acordarmos.

Aquilo que fazemos assim que abrimos os olhos define a qualidade de todo o nosso dia. Portanto, faça as suas escolhas com sabedoria. Lembre-se de que a rotina matinal é individual, e você pode seguir algumas ou todas as sugestões acima. O importante é que você encontre o que te faz bem.

E você, tem uma rotina matinal? Quais atividades você realiza ou gostaria de realizar logo depois de acordar? Deixe o seu comentário no espaço abaixo, relatando a sua experiência pessoal. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio de suas redes sociais.