A cordialidade é um somatório de atitudes diárias que incluem o respeito, a educação, a gentileza, o altruísmo, a empatia, o bom humor, enfim, aquelas características que nos levam a gostar de uma pessoa e a querê-la por perto.

Quem é que não gosta de ter um colega de trabalho, ou mesmo um chefe, com essas características, não é mesmo? No ambiente profissional, a cordialidade torna o dia a dia muito mais agradável, melhorando até mesmo a produtividade das equipes. Trata-se de uma competência comportamental, ou seja, de algo que é desenvolvido ao longo da vida, e não que é ensinado em um curso.

Neste artigo, vamos conferir os benefícios que a cordialidade oferece no dia a dia de trabalho e como podemos ser mais cordiais nas nossas interações profissionais. Quer saber como isso é possível? Então, é só continuar a leitura a seguir!

A cordialidade e os seus benefícios no ambiente profissional

A cordialidade é algo que se manifesta no trabalho de diferentes formas: ajudando um colega em dificuldades, segurando a porta do elevador para o amigo atrasado, desejando bom dia e boa tarde a todos, oferecendo um sorriso e uma palavra amiga às pessoas, colocando-se no lugar delas antes de dar um feedback, e por aí vai.

A cordialidade faz com que o clima organizacional seja positivo, isto é, que as pessoas confiem umas nas outras e colaborem entre si, em vez de adquirir uma postura egoísta e desnecessariamente competitiva. Essa postura mais amistosa traz leveza ao dia a dia, facilidade de superar problemas, capacidade de concluir negociações mais rapidamente e uma sensação geral de bem-estar dentro da equipe.

O oposto da cordialidade é o egoísmo, o desrespeito, a arrogância, o mau humor, enfim, todos os fatores tóxicos que “envenenam” um time de trabalho. Por isso, ser cordial torna as pessoas mais felizes, produtivas e bem humoradas. Contudo, para que isso seja possível, é necessário fazer da gentileza um hábito, e não um comportamento pontual. Devemos exercitar a cordialidade dia após dia, até que vire rotina.

Como ser mais cordial no dia a dia de trabalho?

Agora que você já compreende o significado da cordialidade e a sua importância no dia a dia de trabalho, é hora de conferir algumas dicas práticas para desenvolvê-la. Ser cordial é algo que pode ser desenvolvido em diferentes contextos, conforme você verá nas orientações a seguir.

1. Nas interações pessoais

Nas interações pessoais, procure tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado. Seja educado e lembre-se das palavras mágicas: “bom dia”, “boa tarde”, “por favor”, “obrigado”, “com licença” etc. Além disso, saiba que um sorriso, um elogio e uma demonstração de bom humor ajudam muito.

Ao utilizar os espaços comuns, como copas e banheiros, lembre-se de deixar esses ambientes como você os encontrou. Além do mais, no momento do expediente, procure ser solícito e auxiliar os seus colegas e clientes, da maneira que lhe for possível. Lembre-se de que gentileza gera gentileza, e você também poderá contar com os seus colegas quando precisar.

2. Ao falar ao telefone

Ao falar ao telefone no ambiente de trabalho, lembre-se de controlar a sua voz, afinal de contas, você não está na sua casa. Mantenha os assuntos sempre dentro da esfera profissional. Além disso, seja tão educado quanto você seria se estivesse em uma interação face a face.

Cumprimente a pessoa, identifique-se, esclareça o motivo do seu contato, fale com objetividade, agradeça a pessoa pela atenção e despeça-se. Utilize um tom de voz simpático e agradável. Além disso, lembre-se de que respeito e gentileza não enxergam nível hierárquico na empresa: é preciso ser cordial com todos, sem distinção!

3. Ao utilizar o celular

Ao utilizar o celular, valem basicamente as mesmas regras que citamos para o ato de falar ao telefone. A diferença é que a utilização do celular pode envolver também ligações de indivíduos do seu convívio pessoal, como amigos e familiares. O ideal é que esse tipo de interação ocorra nos intervalos, como pausas para descanso e horário de almoço.

Em caso de emergência, é claro que você poderá atender à ligação, mas peça licença aos seus colegas e afaste-se um pouco para conversar. Nas reuniões, em especial, o ideal é deixar o celular no modo silencioso.

4. Na comunicação por e-mail

Por fim, a comunicação por e-mail também pode ser muito mais cordial. Cumprimento, saudação, identificação do emissor e tratativa do assunto de forma objetiva são elementos essenciais a qualquer e-mail de trabalho. Conclua a mensagem com um encerramento formal, afinal de contas, ainda estamos falando de trabalho, certo?

Também é sinal de educação dar um retorno sobre os e-mails recebidos. Se não puder responder com atenção na hora em que você receber um e-mail, apenas avise a pessoa que a mensagem foi recebida e que você a responderá em um momento oportuno. Especialmente ao lidar com clientes ou ao responder negociações, é fundamental ser ágil nas respostas e demonstrar interesse.

Ser cordial é preciso

Como você pode notar, a cordialidade é um ingrediente essencial ao dia a dia em qualquer contexto, o que não é diferente na vida profissional. Os ambientes de trabalho já podem ser estressantes por natureza, mas, se as pessoas não se tratarem umas às outras com cordialidade e educação, tudo pode piorar. Em contrapartida, se houver respeito, gentileza, bom humor e leveza em cada interação, certamente as pessoas serão capazes de trabalhar mais e melhor, inclusive superando adversidades.

Ser cordial, como você pôde perceber ao longo do artigo, é um comportamento que se revela em diferentes canais de comunicação. Por isso, é necessário manter a coerência em todos eles, tratando as pessoas como você gostaria de ser tratado e reforçando regras básicas de educação, que nos são ensinadas desde a infância.

E você, ser de luz, é uma pessoa cordial no local de trabalho? Como você avalia essa questão no seu ambiente profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!