Você já teve algum mentor em sua vida? Sabe o que é uma mentoria? Basicamente, podemos dizer que um mentor é alguém com experiência e sabedoria para orientar alguém que precisa de ajuda em alguma área específica da sua vida. Assim, as sessões de mentoria são encontros em que o mentor compartilha com o seu mentorado os conhecimentos necessários para que alcance o seu objetivo.

Existem dezenas de assuntos que podem ser cobertos numa mentoria. Há até mesmo empresas que oferecem mentorias profissionais, conforme o tema desejado. No entanto, se você decide conversar com um familiar, um amigo ou um colega de trabalho que possa auxiliá-lo em seus desafios, saiba que este é também um tipo de mentoria, embora menos formal.

Mas qual será o momento certo para procurar uma mentoria? Quando uma pessoa pode identificar essa necessidade? Neste artigo, separamos alguns momentos em que essa ferramenta pode ser útil. Boa leitura!

Quando quero crescer na minha carreira

Possivelmente, o motivo mais comum pelo qual as pessoas recorrem a uma sessão de mentoria é o desejo de crescer na carreira. Em um dado momento, é frequente que as pessoas se sintam estagnadas, sem saber ao certo como progredir, como alcançar cargos mais elevados e como obter remunerações maiores.

Nesse sentido, vale a pena contar com um mentor — de preferência alguém que já tenha obtido sucesso na mesma área profissional que a sua. É interessante conversar com ele para saber quais livros ele leu, quais cursos ele realizou, de quais atividades ele participou, enfim, que tipo de conhecimento ele adquiriu nesse tempo.

Além disso, o mentor poderá compartilhar com você as ações mais práticas que permitem que você de fato seja promovido. Em que momento pedir? De que maneira conversar com o chefe? Quais argumentos utilizar? Todas essas dicas podem ser dadas pelo mentor, com base na sua própria experiência.

Quando quero alavancar o meu negócio

PSC Renascimento

Para muitas pessoas, crescer na vida profissional não significa obter um posto de maior importância numa empresa, mas sim ser dono do seu próprio negócio. O problema é que, entre o sonho e a realidade, há muito trabalho a ser feito. Construir uma empresa e torná-la conhecida e bem-sucedida é uma tarefa trabalhosa, que envolve diferentes áreas do conhecimento.

Dessa forma, o jovem empreendedor pode consultar um empreendedor mais experiente, que possa orientá-lo na abertura dessa empresa. Será que você tem produtos e serviços com demanda na sociedade? De que forma você poderá vencer os concorrentes? Como o seu negócio será estruturado? Qual é a verba necessária para viabilizar a ideia? Que diferenciais competitivos você deseja oferecer?

Para responder a essas perguntas, é preciso ter sólidos conhecimentos em marketing, administração, finanças, logística e até mesmo de recursos humanos, afinal, você terá que contratar equipes de profissionais. Há muito a ser aprendido, e um bom mentor poderá auxiliá-lo nessa missão.

Quando quero melhorar o desempenho da minha equipe

As mentorias também são frequentemente contratadas por empresas que já existem, mas que têm identificado algum tipo de problema em equipes ou departamentos específicos. Neste caso, é contratado um profissional para avaliar o caso e propor uma mentoria em grupo.

Pode ser que as pessoas estejam em funções incompatíveis com as suas competências, que estejam insatisfeitas com as condições de trabalho, que estejam desmotivadas, que tenham problemas de relacionamento umas com as outras ou simplesmente que precisem de uma valorização ou reconhecimento por parte dos seus líderes.

Por isso, um mentor experiente em gestão de pessoas poderá oferecer técnicas e ferramentas que aumentem o grau de integração das equipes, bem como a sua motivação e a sua produtividade.

Quando quero ser mais feliz na minha vida pessoal

Nas situações descritas até agora, falamos exclusivamente de questões profissionais. O que muita gente ainda não sabe, porém, é que as mentorias podem ser úteis em diversas outras áreas, o que inclui a vida pessoal.

Você deseja se alimentar melhor? Viver com mais saúde? Ter um relacionamento amoroso mais feliz? Conviver melhor com os seus familiares? Desenvolver a sua autoestima e a sua autoconfiança? Melhorar o seu desempenho em algum esporte ou outra atividade que exija determinadas habilidades? Todas essas questões podem ser solucionadas com um mentor — desde que você escolha alguém com experiência e sabedoria na sua questão específica.

Relacionamentos, espiritualidade e autoestima são, sim, aspectos que podem ser trabalhados numa sessão de mentoria. Os bons profissionais dessas temáticas procuram desenvolver no indivíduo a empatia, o altruísmo, a comunicação eficaz, a administração das suas emoções e a motivação para fazer da sua vida uma experiência muito mais feliz.

Quando quero lidar melhor com as finanças

Você sabia que existem mentorias especializadas em cuidar da situação financeira das pessoas? Isso é um fato relevante, já que, no Brasil, a educação financeira é um assunto pouco difundido. É por isso que existem tantas pessoas endividadas e sofrendo por não conseguirem alcançar os seus objetivos materiais.

Uma mentoria financeira é a possibilidade que o indivíduo tem de conversar diretamente com um especialista no tema. Esse profissional ajudará a pessoa a compreender a sua realidade financeira, a diversificar as suas fontes de renda e a manter os seus gastos mensais dentro dos seus limites.

Consequentemente, a pessoa será capaz de elaborar um plano para pagar as suas dívidas e construir uma reserva de emergência, de modo que nunca mais mergulhe nesse tipo de situação. Além disso, o mentor financeiro também poderá fazer recomendações interessantes sobre as melhores maneiras de investir o seu dinheiro, fazendo-o render cada vez mais.

Sempre que eu quiser mudar algo em minha vida com o auxílio de alguém mais experiente

Por fim, é importante ressaltar que toda e qualquer pessoa pode procurar uma mentoria sempre que desejar resolver um problema ou alcançar um objetivo. Nesses casos, podemos chegar à conclusão de que não conseguiremos fazer isso sozinho — e não há nada de errado em pedir ajuda.

A mentoria é para todos, independentemente de idade, gênero, profissão ou condição socioeconômica. Toda e qualquer pessoa que deseja ser verdadeiramente feliz sabe que precisa agir para que os seus objetivos sejam alcançados. Esse processo exige organização, planejamento, disciplina, motivação e conhecimentos específicos — tudo aquilo que um mentor pode oferecer a você.

Portanto, toda vez que você desejar mudar algo em sua vida ou estiver vivenciando problemas com os quais não souber lidar sozinho, não hesite em consultar um mentor. Apenas certifique-se de que a pessoa escolhida seja de fato alguém de confiança e de sucesso na questão que você deseja trabalhar.

As pessoas mais bem-sucedidas da atualidade, um dia, certamente tiveram os seus mentores. Atores jovens aprendem muito com os veteranos, por exemplo. Esportistas em início de carreira também adquirem muitos conhecimentos com o contato com os atletas de maior experiência. Portanto, encontre alguém que seja uma inspiração e um exemplo para você. Exponha a sua situação e peça conselhos. A grande vantagem da vida em sociedade é esta: ajudar e ser ajudado por quem está aqui conosco!

E você, o que pensa sobre o assunto? Já participou de alguma mentoria? Tem o desejo de trabalhar alguma área específica da sua vida? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se interessar pelo tema, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por fizkes