Depois das demissões em massa, volta da inflação e diminuição da renda dos trabalhadores verificados em 2015, o cenário do mercado de trabalho no Brasil ainda não é dos melhores. As consequências da recessão refletem em desafios para o trabalhador brasileiro em 2016.  Mas o que os profissionais devem esperar dessa situação que não tem prazo para acabar e como se preparar para enfrentá-la?

O que todos precisam saber é que o mercado de trabalho no Brasil está mudando e a forma de inserção também apresenta alterações. O Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta o aumento do desemprego no país desde o começo do ano. Ao mesmo tempo, a renda do trabalhador tem diminuído.

A quantidade de pessoas que chegam ao mercado de trabalho não para de crescer. A principal explicação para isso é que grande parte desses indivíduos era sustentada por algum parente que perdeu o emprego durante a crise. Apesar do número de trabalhadores ativos apresentar-se estável durante esse período, houve a diminuição daqueles com carteira assinada. Isso significa um mais pessoas trabalhando no mercado informal.

Os resultados recentes da Pnad apontam que o desemprego no setor público permaneceu estável, demonstrando que não tem sido influenciado pela instabilidade do mercado de trabalho. Outra ocupação que apresenta cada vez mais novos adeptos é a de empregador. São assim classificados os microempresários que empregam outras pessoas ao mesmo tempo em que também trabalham. Além disso, o crescimento dos trabalhadores autônomos também é bem expressiva e eles se inserem no mercado de maneira informal.

Como conclusão, podemos dizer que a mudança mais importante do mercado de trabalho no Brasil está na migração das pessoas do setor formal para o informal.

Quer se tornar um Profissional do Futuro e alcançar resultados extraordinários?
Clique Aqui e conheça a metodologia capaz de potencializar suas habilidades!

Situação do mercado de trabalho nas diferentes atividades econômicas

PSC

A Pnad não somente oferece um panorama do mercado de trabalho no Brasil todo, como também detalha a sua situação de acordo com a atividade econômica. Apesar da ótima produção, a agricultura tem se revelado com um dos setores que menos emprega no país. Isso não está relacionado com a recessão, mas sim com a tecnologia mais sofisticada que tem substituído o trabalho manual.

Já a indústria é a área que mais tem desempregado no Brasil. Entre as várias razões para isso está a taxa de câmbio. Há alguns anos, a moeda brasileira estava se mantendo mais alta, o que encarecia os produtos nacionais, ao mesmo tempo em que deixava os importados mais baratos. Somente agora, com a desvalorização do real perante ao dólar, que esse setor está começando a recuperar a sua competitividade.  

As atividades que estão alcançando excelentes taxas de empregabilidade são construção civil, comércio e transporte/armazenagem. O dólar alto também tem favorecido o setor nacional de alojamento e alimentação, já que está mais barato viajar pelo Brasil do que para o exterior.

A administração pública e serviços domésticos estão entre os mais promissores do mercado de trabalho. O mesmo não pode ser falado das áreas de comunicação, informação e atividades financeiras. A crise verificada na economia mundial é a explicação para isso.

Oportunidades em meio à crise

Além do horizonte da crise, é possível vislumbrar muitas oportunidades de atuação. As áreas que mais têm demandado profissionais são as de saúde e educação. Outras são apontadas com forte tendência a crescimento, como é o caso daquelas ligadas à exportação. Devido ao aumento do dólar, a expectativa é que a agricultura, indústria e agronegócio expandam a sua produção e alavanquem as exportações nacionais.

Mas se há vagas, onde elas estão? Os resultados das Pnads recentes demonstram que elas podem ser encontradas principalmente fora dos grandes centros. As regiões do Sul e Nordeste são ainda as que menos apresentam taxas de desempregos em comparação com as demais.

Como agir para conseguir prosperar no mercado de trabalho atual

No momento de crise vivenciado pelo mercado de trabalho no Brasil, os trabalhadores não têm muitas opções senão desanimar ou prosperar. Se você escolher a segunda opção, o que é de fato mais indicado, deve intensificar as suas buscas por uma vaga principalmente nos setores mais promissores.

O mercado de trabalho não é mais aquele de tempos atrás, quando era possível construir carreira em uma mesma empesa para toda a vida. Atualmente, as pessoas apresentam em seu currículo uma experiência mais diversificada, tanto com relação à atuação em diferentes organizações, quanto pelo seu vasto conhecimento em diversos setores relacionado a sua profissão. Para serem mais competitivos, todos os profissionais precisam acompanhar esse dinamismo e aprimorar seus conhecimentos para aproveitar as oportunidades, aonde elas estiverem.

E você sabe como se destacar no mercado de trabalho atual?

Bom, essa é uma pergunta que, com certeza, tem permeado os pensamentos de diversas pessoas, não só aqui no Brasil, mas ao redor do mundo todo. Isso porque de uns anos para cá diversas mudanças ocorreram e continuam ocorrendo no mercado de trabalho, o que o tem deixado cada vez mais competitivo, aumentando, assim, a necessidade de preparação dos profissionais que dele fazem parte.

Em nosso país, o desemprego, que atinge milhões de brasileiros, deixa este cenário ainda mais disputado, uma vez que a quantidade de vagas não atende a demanda de desempregados, tornando, dessa maneira, ainda maior a urgência em atender o que o mercado está buscando atualmente, para que assim seja possível se destacar na carreira.

Diante a isso, vou compartilhar algumas dicas que considero verdadeiramente importantes para que você se destaque no mercado de trabalho atual e desenvolva a sua carreira como sempre sonhou.

1 – Mantenha-se atualizado

O primeiro passo para que um profissional se destaque é se manter sempre atualizado, no que diz respeito ao mercado em que atua, de uma forma geral. É preciso pesquisar e estar atento sobre as novidades que acontecem, bem como sobre quais são as demandas e expectativas da área para com seus profissionais.

2 – Seja estrategista

Em praticamente tudo o que vamos fazer na vida é preciso que sejamos estrategistas, para que, assim, tenhamos sucesso em nossas empreitadas. No mercado de trabalho essa realidade não é diferente. Assim, mesmo que você esteja empregado, é importante manter-se visível, pois, dessa maneira, as outras empresas terão a chance de acompanhá-lo e, quem sabe, te oferecer uma oportunidade melhor.

3 – Adaptação e flexibilidade

Conforme venho enfatizando ao longo do texto, o mercado de trabalho, bem como os segmentos em que as empresas atuam, estão constantemente sofrendo transformações. Diante disso, algo com o qual essas mesmas empresas precisam contar é com profissionais que sejam facilmente adaptáveis a essas mudanças e verdadeiramente flexíveis.

4 – Demonstre comprometimento

Uma outra característica que tem sido bastante valorizada no mercado de trabalho é o comprometimento que o profissional demonstra ter em seu dia a dia dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso pode ser visto nos casos de migração do escritório para o home office, uma modalidade em que a disciplina e a organização são essenciais.

Indivíduos que cumprem os prazos estabelecidos, que respondem os e-mails que recebem em tempo hábil, que retornam as ligações que recebem sempre que possível, que se empenham, efetivamente e na prática, para bater as metas e alcançar os objetivos propostos, entre diversos outros pontos, tendem a ser vistos com bons olhos por todos ao seu redor e a ganhar lugar de destaque nos locais por onde transitam.

5 – Seja resiliente

São inúmeros os desafios a serem enfrentados no mercado de trabalho atualmente, sendo que muitos deles são capazes de testar a nossa capacidade de nos mantermos firmes e fortes em prol do alcance de nossos objetivos.

Realmente, é extremamente desafiador lidar com as adversidades, especialmente uma que gerou tantas transformações como a pandemia, entretanto, é preciso que sejamos verdadeiramente resilientes, pois somente assim teremos oportunidades cada vez melhores em nosso caminho.

6 – Trate a todos com respeito

Esta é uma premissa básica para a convivência em sociedade e que deve ser constantemente colocada em prática, para que, assim, consigamos evoluir continuamente. Por isso, é importante que você respeite seus colegas, seus superiores e subordinados, considerando a sua forma de ser, a maneira como se comportam, seus aspectos culturais, postura, bem como o modo como enxergam o mundo ao redor.

É fundamental ter sempre em mente que cada um indivíduo tem suas particularidades e, assim como você, todos merecem ser respeitados, para que a convivência seja harmoniosa, tanto no ambiente profissional, quanto fora dele também.

7 – Faça Coaching

O Coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano que mais tem ajudado profissionais a se destacarem no mercado de trabalho no Brasil e no mundo. Prova disso é que várias empresas, inclusive as de grande porte, têm investido em treinamentos para seus colaboradores, porque sabem o quanto esse diferencial impacta em seus resultados

Trata-se de um processo completo, que prepara o indivíduo para lidar com os mais diversos tipos de desafios existentes, tornando-o, assim, ainda mais resiliente, comprometido, flexível e adaptável a mudanças, bem como um grande estrategista, capaz de ajudar a si mesmo e a empresa para a qual trabalha a alcançar resultados extraordinários.

Profissional do Futuro – As Habilidades Que Você Precisa Para o Sucesso

Você se considera um profissional qualificado para o mercado de trabalho futuro? Essa é uma pergunta que muitas pessoas estão se fazendo hoje. Pensando nisso, vou deixar 10 habilidades que você precisará ter para não ficar fora do mercado em um futuro bem próximo:

  • Solução de problemas complexos;
  • Pensamento crítico;
  • Criatividade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Inteligência emocional;
  • Julgamento e tomada de decisão;
  • Orientação de serviço;
  • Negociação;
  • Flexibilidade cognitiva;
  • Relações interpessoais.

Em termos de trabalho, você terá que adaptar algumas das suas habilidades para os empregos do futuro, e, também, terá que aprender novas. Aqui estão a competências adicionais que você precisará para se tornar um profissional de sucesso.

Aprenda a aprender – Como as habilidades estão mudando constantemente, você tem que aprender a aprender. Esse conceito é extremamente importante, pois o mundo está mudando, a inteligência artificial invadiu o mercado e vida social das pessoas. Assim, sai na frente aqueles que conseguem absorver todo esse conhecimento.

Hábito da leitura – Não pare de ler. Como o aprendizado contínuo tem que ser uma parte da sua vida, a recomendação é que você inclua a leitura em sua rotina. Leia livros técnicos que agreguem ao seu trabalho, mas também procure variar, afinal, trata-se de uma atividade que expande a mente.

Tome notas – Fazer anotações é uma forma de aprendizado, além disso, quando registra no papel ou em um aplicativo uma informação, a tira da sua mente, evitando que se sinta ansioso com tanta coisa para memorizar ou acabe se esquecendo de dados importantes.

Analise as informações – Quando você registra informações, pode revisá-las e tirar dali grandes ideias. É como se fizesse um brainstorm com suas anotações, o que pode te ajudar especialmente no trabalho.

Padrões e tendências – Combine ideias dos diferentes livros que você leu. Ao fazer isso, poderá identificar ideias e tendências. A beleza da tecnologia é que você pode copiar e colar, mover blocos de texto e agrupar informações de maneira diferente, oferecendo uma nova perspectiva.

Comunicação escrita e verbal – Mesmo com livros muito diferentes, você pode combinar ideias que antes pareciam não estar relacionadas. Assim, formará uma bagagem cada vez mais ampla de conhecimento que certamente irá te ajudar nas mais diversas situações profissionais.

Compreender e alavancar a tecnologia – A tecnologia está mudando em um ritmo sem precedentes e aceleradamente, então, você precisa entrar nesse meio e tentar entender seu funcionamento. Procure ler artigos em revistas e fontes interessantes e respeitadas na internet para se manter atualizado.

Consciência cultural e sensibilidade – À medida em que os locais de trabalho se tornam globalizados, temos que aprender a conviver com aqueles que são diferentes de nós. Há muita propagação de medo acontecendo hoje, e diferentes grupos são marginalizados. Imagine o que aconteceria se você explorasse livros focados em outras pessoas e culturas.? Leia livros para entender outras experiências e ser cada vez mais empático com as pessoas ao seu redor.

E você, já enfrentou alguma dificuldade para se manter no mercado? Como está a sua carreira em meio à pandemia? Compartilhe sua experiência no espaço para comentários abaixo e aproveite para enviar este conteúdo para os seus amigos que estejam em busca de oportunidades.

 

Copyright: © Depositphotos.com / nito103