Lockdown é o nome dado a um protocolo de isolamento obrigatório em que todas as pessoas de determinado local devem permanecer em suas casas. Cidades do Brasil e do mundo estão recorrendo a esse protocolo como forma de conter a disseminação do coronavírus (COVID-19). Em outras regiões, mesmo que não haja a obrigatoriedade, existe a recomendação do distanciamento social.

A distância dos entes queridos faz com que muitas pessoas se perguntem qual será o impacto que o lockdown terá sobre seus relacionamentos. Afinal de contas, relações precisam de presença, contato, troca de afeto, conversa olho no olho. Continue acompanhando para entender os efeitos que o distanciamento social pode gerar dentro desse contexto, além de dicas para se fazer presente mesmo que a distância.

Os relacionamentos e o lockdown: é possível se fazer presente a distância?

Qualquer pessoa deseja estar perto dos seus entes queridos, da pessoa amada, de seus familiares e amigos. Por isso, sempre fez parte da rotina ter encontros com eles, reunindo-se na casa de um deles no final de semana, marcando para ir a um restaurante, parque, cinema, entre outros programas comuns. Então, veio o coronavírus e mudou toda essa rotina, colocando uma barreira de distância entre pessoas que não moram sob o mesmo teto.

Hoje, estar longe de quem se ama é um gesto de amor e cuidado, já que a ideia do distanciamento é exatamente acabar com o contágio. Por outro lado, é preciso deixar claro que a distância física não precisa significar distância emocional. Se, no momento, não dá para visitar as pessoas que ama, você pode adotar várias outras formas de se fazer presente e demonstrar o que sente por elas.

Temos muita sorte por vivermos em uma época em que a tecnologia nos permite realizar muitas coisas a distância. Podemos ver e ouvir pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo através de videoconferências, trocar mensagens em tempo real, assistir filmes simultaneamente com cada um em sua casa, pedir um almoço especial e mandar entregar na casa de outra pessoa, são muitas as possibilidades.

É claro que nada é capaz de substituir o valor de um abraço, um beijo, um afago, mas, mesmo assim, são formas de nos sentirmos perto de quem amamos enquanto o melhor que podemos fazer por eles e por nós é manter o isolamento. Procure se concentrar no que pode fazer dentro da realidade atual, sem se lamentar pelo que não é possível agora. Faça-se presente com as condições que tem e estará realizando um ótimo trabalho.

PSC

Estar distante dos entes queridos é uma tarefa muito difícil mas fundamental para enfrentarmos esse momento

7 Formas de manter relacionamentos saudáveis em meio ao lockdown

Manter relacionamentos saudáveis sempre teve seus desafios, afinal, é preciso se dedicar para manter forte a conexão com os entes queridos. Com a recomendação de isolamento social isso se tornou um pouco mais desafiador, mas com criatividade e carinho é possível quebrar a barreira da distância sem colocar ninguém em risco. Confira, a seguir, algumas sugestões para manter os laços com aqueles que ama mesmo sem estar fisicamente ao lado deles.

1 – Converse ouvindo a voz das pessoas

Atualmente, os aplicativos de mensagens estão entre os meios de comunicação mais usados. Contudo, com o distanciamento social, é importante usar todos os recursos possíveis para manter a conexão com os entes queridos. Sendo assim, utilize aplicativos de videoconferência, para ver e ouvir os outros. Em se tratando de familiares mais velhos, que não tenham intimidade com a tecnologia, a boa a velha chamada telefônica resolve.

2 – Marque encontros virtuais com grupos de pessoas

Tome a iniciativa de reunir virtualmente grupos de pessoas, como familiares e amigos. Se tinham o hábito de almoçar juntos aos domingos, por exemplo, façam isso, mas com cada um em sua casa e utilizando recursos de videoconferência para se fazerem presentes. O mesmo vale para os programas com amigos, de se reunir para um happy hour. Conversem, riam, se divirtam, isso fará muito bem a todos.

3 – Crie grupos em aplicativos de mensagem

Criar grupos em aplicativos de mensagens com familiares e outro com amigos também é outra forma positiva de manter a conexão mesmo a distância. Assim, poderão compartilhar coisas que estejam fazendo no dia a dia, enviar fotos, vídeos, trocar informações, palavras de apoio.

4 – Faça surpresas para os entes queridos

Estar em casa sem poder sair e ver as pessoas que ama é algo bastante delicado, que mexe com o lado emocional de todos. Por essa razão, fazer surpresas para os entes queridos é uma forma de deixá-los mais felizes, o que também pode ser realizado em datas especiais, como no aniversário, por exemplo. Confira algumas sugestões:

  • Pedir o prato preferido da pessoa no almoço ou jantar em um aplicativo e colocar o endereço dela para entrega.
  • Caso morem na mesma cidade, você pode preparar uma receita especial e enviar através de um entregador.
  • Enviar um kit com produtos de cuidados pessoais para um dia de spa.

5 – Combinem de assistir ao mesmo filme ou ler o mesmo livro

Uma ideia interessante para que tenham interesses em comum para conversar é combinarem de assistir ao mesmo filme ou série ou lerem o mesmo livro. Assim, após assistirem ou ao final de cada capítulo, poderão comentar a respeito e compartilhar suas opiniões.

6 – Compartilhe seus sentimentos e ouça as outras pessoas também

Além de encontrar formas criativas de passarem tempo juntos a distância, é importante que falem sobre o que estão sentindo e compartilhem os medos, inseguranças, angústias. Se abrir e ouvir os desabafos da outra pessoa fará bem para ambos.

7 – Explique que o distanciamento é para o bem de todos

Caso tenha algum familiar ou amigo que esteja cobrando a sua presença física, explique com carinho que o distanciamento é uma medida para o bem de todos. É desafiador permanecer longe, mas é necessário para que possamos logo nos abraçar em segurança. Tenha paciência, seja firme e aos poucos essa pessoa irá entender.

O lockdown faz a saudade dos entes queridos apertar e até doer, mas, até que tudo isso passe, é possível manter os laços fortes de outras maneiras. Além disso, essa experiência servirá para que todos deem mais valor aos relacionamentos e se façam verdadeiramente presentes na vida uns dos outros no futuro.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, compartilhe-o em suas redes sociais!

Fontes:

https://dasa.com.br/blog-coronavirus/lockdown-coronavirus-significado