A vida nas empresas é baseada em dados e informações que, quando contextualizados, permitem que decisões mais sábias possam ser tomadas. Isso vale para todo e qualquer departamento, pois os dados apontam os melhores caminhos organizacionais a serem seguidos.

Nesse sentido, a inteligência de dados desempenha um papel fundamental, mas é preciso compreendê-la bem para que possamos transformar as informações em riqueza. Neste artigo, você vai entender o que é a inteligência de dados e quais são os benefícios que ela tem a oferecer às organizações, sobretudo nos processos de tomada de decisão. Boa leitura!

Inteligência de dados: o que é?

Inteligência de dados é o nome dado ao processo de coleta, organização, contextualização, análise interpretativa e utilização das informações de uma empresa, por meio de softwares informatizados. Ela parte do princípio que decisões tomadas com base em dados têm possibilidades consideravelmente maiores de darem certo, em comparação com as que são tomadas “no escuro”.

Esses dados são integrados e cruzados uns com os outros por meio desses programas, o que permite que a empresa consiga visualizar com mais clareza algumas informações. Por exemplo, podemos cruzar a faixa etária de clientes com o consumo de determinados produtos, de modo que a organização identifique os itens mais consumidos pelos jovens, bem como os mais consumidos pelos adultos.

Como o volume atual de dados que circula nas empresas é muito alto, seria humanamente impossível cruzar essas estatísticas sem o auxilio da tecnologia. Isso permite não apenas identificar o comportamento dos clientes ou os resultados já obtidos pela empresa, como também realizar projeções futuras, com base em dados já obtidos no passado. Isso possibilita que decisões mais sábias sejam tomadas, com a ajuda do Big Data e da inteligência artificial, que apontam padrões e tendências.

Por que a inteligência de dados é importante?

A inteligência de dados é importantíssima para as empresas porque essa tecnologia, desde que adequadamente acompanhada pela análise humana, reduz a ocorrência de erros, de custos e de perda de tempo. Decisões eficazes permitem que haja mais precisão nas ações desenvolvidas pelas instituições.

Isso não quer dizer que as organizações se tornam infalíveis, mas que as chances de erros diminuem e que a gravidade das falhas se torna menor, podendo ser mais fácil e rapidamente reparadas. Por isso, qualquer empresa que investe em marketing e em tecnologia para cuidar dos dados e informações internos está fazendo a sua parte para manter a competitividade. Já quem ignora esse movimento será fatalmente ultrapassado.

As áreas de marketing e vendas, por exemplo, precisam compreender muito bem o comportamento do consumidor, de modo que identifiquem quais produtos, serviços, apelos de campanha e canais de comunicação podem gerar os melhores resultados para a empresa. A informação certa, na hora certa, com a interpretação adequada, permite que estratégias mais eficazes sejam colocadas em prática.

Como esse processo pode beneficiar as tomadas de decisão nas empresas?

Os sistemas de CRM e ERP têm substituído as planilhas de Excel como plataformas para o armazenamento e a atualização dos dados das empresas. Essas tecnologias são a base da inteligência de dados, pois muitas delas oferecem recursos para cruzar as informações, facilitando a interpretação e a geração de insights estratégicos.

Esse conjunto de ferramentas torna o processo muito mais seguro e simples, especialmente em tempos em que os volumes de dados empresariais são enormes e atualizados com muita frequência. Dessa forma, a inteligência de dados beneficia desde as tarefas mais simples do dia a dia até os grandes projetos. Confira mais alguns benefícios na sequência.

1. Incentivo à inovação

As empresas, independentemente do setor em que estejam inseridas, precisam lidar com um fator muito importante: a velocidade com que as coisas mudam. Estamos falando da tecnologia, das descobertas científicas, das ações dos concorrentes e do próprio comportamento do consumidor. Tudo isso muda de uma hora para a outra.

Dessa forma, as organizações que têm bases de dados atualizadas conseguem monitorar essas mudanças e detectar tendências com antecedência. Isso lhes permite responder a esses novos cenários de forma adequada, sem que sejam deixadas para trás, perdendo valiosas oportunidades estratégicas.

É assim que uma organização consegue estar sempre um passo à frente da concorrência. Além disso, monitorando as tendências, as empresas conseguem inovar, ou seja, criar modificações nos seus produtos, serviços, ações de marketing e até mesmo processos internos, usufruindo de todos os benefícios do pioneirismo. Isso gera crescimento e aumento na competitividade.

2. Aumento na competitividade

Quando falamos em inteligência de dados, estamos falando não apenas dos dados internos da organização, mas também dos dados externos. Assim, os profissionais das empresas também devem se dedicar à pesquisa de tendências, às análises de mercado e à observação das ações e resultados de outras empresas, sobretudo dos concorrentes.

Nesse caso, a inteligência de dados auxilia na organização dos dados externos obtidos, separando o que é uma potencial ameaça e o que é uma potencial oportunidade. Por isso, é importante ter fontes diversificadas de pesquisa, pois cruzar os dados de diferentes origens gera conhecimentos mais ricos, úteis e estratégicos.

Esse tipo de inteligência pode gerar gráficos, tabelas e relatórios que, interpretados pelas pessoas, permitem entender melhor onde a empresa se situa, dentro do contexto analisado. Os movimentos do mercado e da concorrência podem ser uma base interessante para que a organização se posicione e tome decisões inteligentes.

3. Melhorias gerais no desempenho

Produtos que satisfazem plenamente as necessidades do cliente, serviços que geram uma percepção de qualidade superior à do concorrente, atendimentos mais rápidos e práticos, tecnologias atualizadas para melhorar as atividades internas e campanhas de marketing nos canais mais indicados para impactar o público-alvo: tudo isso pode ser obtido com a inteligência de dados.

A obtenção de dados fidedignos, a atualização em tempo real e a interpretação adequada fazem com que dados brutos sejam convertidos em ações estratégicas que de fato geram resultados extraordinários. Os dados se tornam métricas de desempenho que revelam a performance de todos os departamentos de uma empresa: marketing, vendas, financeiro, tecnologia, recursos humanos etc.

Como você pode notar, é impossível administrar uma empresa, hoje em dia, sem acesso a dados. Eles são a matéria-prima de toda e qualquer decisão a ser tomada. Em tempos tão competitivos, não há mais espaço para o “achismo”, e a inteligência de dados proporciona a combinação exata entre a tecnologia e as habilidades interpretativas humanas para gerar os melhores resultados possíveis!

E você, querida pessoa, como tem utilizado a inteligência de dados na sua empresa? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!