Absolutamente todas as nossas atitudes são resultados, primeiramente, de pensamentos. Sem uma ideia, ninguém se casa, ninguém compra um apartamento, ninguém investe dinheiro, ninguém arruma um emprego, ninguém cozinha um simples macarrão. Sim, tudo aquilo que você fez hoje foi, antes, uma ideia.
É claro que algumas ideias precisam ser mais elaboradas do que outras. Existe uma diferença muito grande entre escolher o restaurante do jantar de sábado e escolher a estratégia de marketing a ser adotada por uma empresa multinacional.
Por isso, é essencial que essas ideias mais estratégicas, sobretudo aquelas aplicadas em ambiente corporativo, sejam submetidas a um processo de validação. Se você deseja entender melhor o que é a validação de ideias e quais são as maneiras pelas quais esse processo pode ocorrer, continue a leitura deste artigo.
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O que é a validação de ideias?
Em âmbito empresarial, a validação de ideias consiste numa etapa fundamental dos seus projetos. Logo após a proposição de ideias, geralmente feita em reuniões com diferentes profissionais, é preciso submeter essas ideias a algumas análises e pesquisas. Elas têm o objetivo de fornecer aos profissionais argumentos que garantam minimamente que essa ideia faz sentido e pode ser produtiva no contexto da empresa.
Quando isso não ocorre, é melhor abandonar essa ideia ou encontrar outra que a substitua de modo mais adequado. Se uma empresa deseja expandir o seu mercado (antes restrito ao estado de São Paulo) para toda a região Sudeste, por exemplo, precisará obter dados que apontem que essa ideia é não apenas viável como também potencialmente vantajosa. Esse é o processo de validação de ideias.
Qual a importância da validação de ideias?
Nas mentes das pessoas, uma ideia pode parecer brilhante, mas, quando colocada em prática, a realidade pode ser muito diferente. Indivíduos e empresas que implementam os seus planos sem qualquer tipo de validação ou teste prévio correm mais riscos de falharem.
A validação de ideias não exclui totalmente a possibilidade de erros, mas, certamente, ameniza as chances das falhas ocorrerem. Dessa forma, ela permite que decisões mais eficazes possam ser feitas.
Se a empresa do exemplo acima identificar, em suas pesquisas, que as pessoas do Rio de Janeiro não têm o mesmo interesse que as pessoas de São Paulo pelo produto comercializado, esse pode ser um indicativo de que a estratégia de expandir os negócios para toda a região Sudeste é uma má ideia. A pesquisa atua como um elemento que valida a ideia (indica se ela tende a dar bons resultados ou não), antes de ela ser posta em prática. Assim, riscos podem ser evitados.
Formas de validar uma ideia
Para que uma ideia possa ser validada, há diferentes mecanismos. Entre eles, podemos citar as fontes especializadas, as pesquisas autorais, a verificação de resultados obtidos no passado e a interpretação dos dados encontrados. Confira, a seguir, um detalhamento sobre cada uma dessas estratégias.
1. Consultar fontes especialistas
A primeira maneira de validar uma ideia é consultar fontes especializadas na área. Por exemplo, se você acredita que investir mensalmente o seu dinheiro em ações da empresa X é uma estratégia vantajosa, vale a pena conversar com quem tem mais experiência na Bolsa de Valores.
Numa empresa, se os gestores acreditam que o marketing digital será benéfico para as suas estratégias de vendas, esses profissionais precisarão entrar em contato com especialistas em marketing digital para validar ou não a ideia.
Essa conversa precisa ser bem estruturada. É preciso que a pessoa interessada exponha a sua ideia ao especialista e permita que ele dê o seu parecer, afinal de contas, ele tem mais expertise no assunto. A dica aqui é preparar um roteiro com todas as suas dúvidas e conduzir a conversa no sentido de esclarecê-las até identificar se vale a pena ou não seguir em frente com a ideia.
2. Conduzir pesquisas por conta própria
Se não houver um especialista acessível, ou se a pessoa quiser “ver com os próprios olhos” a viabilidade da ideia, ela pode conduzir uma pesquisa por conta própria. As empresas fazem isso o tempo todo para confirmar a viabilidade dos seus projetos.
O dono de um restaurante, por exemplo, pode desejar incluir pratos vegetarianos em seu cardápio. Para validar essa ideia, ele precisa saber se haveria pessoas interessadas em consumir alimentos desse tipo. Essa questão pode ser resolvida com uma simples pesquisa junto aos clientes do restaurante e ao público que frequenta os arredores.
Há diferentes tipos de pesquisa que podem ser conduzidas: as quantitativas (que visam a compreender o tamanho de uma opinião, comportamento etc.), as qualitativas (que têm o objetivo de compreender o que as pessoas pensam), os grupos focais (que são debates em grupo, com pessoas selecionadas), as observações participantes, entre outros.
3. Verificar resultados obtidos no passado
Além das pesquisas e entrevistas com especialistas, as pessoas e empresas também podem confiar em sua própria experiência.
Suponha que uma empresa deseje divulgar os seus produtos e serviços por meio de um filme publicitário na televisão. Um meio de validar essa ideia é verificar se no histórico da empresa já houve algum investimento na comunicação do tipo. Se a empresa já fez propaganda via televisão e obteve ótimos retornos com isso, pode ser um bom indício de que a estratégia funciona junto ao seu público.
Se essa estratégia, porém, não deu bons frutos no passado, essa pode ser uma indicação de que o público-alvo da empresa é mais facilmente impactado por outros meios de comunicação. Quem sabe o marketing digital não seja uma melhor estratégia nesse caso, não é mesmo?
Esse método de validação de ideia, porém, precisa ser utilizado com muita cautela. Não é porque algo deu certo no passado que vai dar certo no futuro. A recíproca é verdadeira: se algo deu errado no passado, não necessariamente será um fracasso no futuro. É preciso analisar o contexto, afinal de contas, os cenários mudam, sobretudo na vida empresarial. O que ontem era uma estratégia extremamente rentável, hoje em dia pode estar quase em desuso.
4. Tabular e interpretar os dados encontrados
Se você entrevistou um especialista, conduziu uma pesquisa por conta própria ou analisou resultados prévios, ótimo! Agora, é hora de tabular e interpretar todos os dados obtidos em suas consultas.
A partir do relatório produzido, você conseguirá levantar argumentos que possam validar ou refutar a ideia original, de acordo com o seu contexto. Depois de tudo o que você descobriu, essa ideia ainda faz sentido? Ela precisa ser lapidada em alguns aspectos? Ela precisa ser completamente descartada e substituída por outra?
Não se trata de uma ciência exata, mas da sua capacidade de obter informações confiáveis e de interpretá-las adequadamente em seu contexto. A prática é o que desenvolve, nas pessoas e nas empresas, a capacidade de validar as suas ideias com mais precisão.
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Imagem: Por wutzkohphoto