Quando você pensa nas pessoas que passaram por sua vida, mas que já partiram, como você se sente? Que lembranças você tem delas? De que maneira essas pessoas influenciaram quem você é hoje? É algo importante para se pensar.

Da mesma maneira, questione-se: como você deseja ser lembrado depois que não estiver mais por aqui? Que tipo de legado você deseja construir e deixar para quem vier depois de você?

Quando falamos em legado, Walt Disney é sempre o mais óbvio dos exemplos. Ele construiu um universo mágico capaz de encantar crianças de todo o mundo com as suas personagens e histórias. Até hoje, são produzidos livros, filmes, atrações e outros produtos com base nas criações dessa mente genial.

Contudo, saiba que você não precisa ser o Walt Disney para construir um legado. Dentro da sua família, do seu trabalho e do seu estilo de vida, você também pode inspirar pessoas e deixar um legado bacana para elas. Pensando nisso, o fundador do Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, José Roberto Marques, elaborou “As 7 chaves para desbloquear o melhor ano da sua vida”, um programa multifatorial, criado com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o sucesso em todas as áreas da vida.

Nesse programa, você vai entender a importância e as maneiras de deixar a sua marca no mundo. Enquanto isso, confira aqui um breve aquecimento deste conteúdo valioso, com 7 dicas para construir um legado.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

1. Fortaleça os seus valores

PSC

Liberdade, disciplina, responsabilidade, lealdade, respeito, tolerância, equilíbrio emocional, honestidade. Esses são alguns dos exemplos mais frequentes de valores e princípios que as pessoas defendem. Valores são pilares que sustentam o nosso ser, mantendo as nossas atitudes dentro de princípios éticos e morais.

Sem esses princípios, uma pessoa pode ter a ideia mais genial do mundo, mas colocará tudo a perder. Por isso, analise o que é importante para você e o que você gostaria de deixar para as gerações futuras. Dinheiro e sucesso são interessantes, mas não tão importantes quanto a formação do caráter.

2. Dedique-se àqueles que você ama

Quem você ama? Os seus familiares? Os seus amigos? A sua profissão? Em cada relação de amor que você construir, entenda que, automaticamente, também existe uma relação de responsabilidade. As pessoas que fazem parte da sua vida precisam de você, e você delas. Portanto, dedique um tempo sagrado do seu dia a esses indivíduos.

Compartilhe os seus conhecimentos, ensine os seus valores e, acima de tudo, seja um exemplo positivo para essas pessoas. São elas que terão as memórias positivas, as recordações felizes e admiráveis a seu respeito. Elas serão as vozes que dirão quem você foi e o que você fez, depois que não estiver mais aqui. O seu maior legado são as pessoas cujo coração você tocou.

3. Ame a sua profissão

Além de cuidar da família e dos amigos, a profissão também é o legado deixado por muitas pessoas. A escolha de uma carreira não pode ser feita apenas pensando no retorno financeiro que ela pode proporcionar a você. É claro que Walt Disney enriqueceu com a sua obra, mas será que ele teria sido tão bem-sucedido se não fosse verdadeiramente apaixonado por seu ofício criativo?

O seu trabalho é mais do que o seu sustento. Ele também é a expressão concreta dos seus dons e das suas capacidades. É o meio mais visível das transformações que você pode promover no mundo. A casa que o pedreiro levanta, o ensinamento que o professor compartilha, a história encantadora que o autor escreve — todos esses são exemplos de legados que as profissões permitem que deixemos. Entenda que isso ocorre em toda e qualquer profissão, sem exceções. Todo trabalho é útil a alguém!

4. Estude e aprenda com cada vivência

Deixar a sua marca no mundo envolve ensinar muitas coisas, mas também ter a humildade de reconhecer que há muito a ser aprendido. Por isso, viva intensamente cada experiência que aparecer em sua vida. Cada relacionamento, cada viagem, cada conversa, cada trabalho, cada passeio, cada problema — todos são oportunidades para aprender algo.

As pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que conseguem enxergar beleza e conhecimento em todas as circunstâncias, mesmo nas mais difíceis e cruéis. Os altos e baixos são parte da vida, e cabe a você ajustar a mente para aproveitar os altos e aprender com os baixos. Esse ensinamento é um ótimo legado que você pode deixar!

5. Planeje-se para viver o seu propósito

Propósito de vida é aquilo que nos motiva diariamente, que faz com que percebamos que vale a pena estar aqui. Por isso, o autoconhecimento é a chave que permite que você encontre o seu propósito de vida, que pode ser o exercício da sua profissão, o cuidado com a sua família, a dedicação a uma causa específica, e por aí vai.

Para que sejamos verdadeiramente felizes e capazes de deixar a nossa marca no mundo, devemos viver o nosso propósito. Isso exige sonhos, mas também ações concretas. Walt Disney não apenas imaginou as histórias incríveis, mas também trabalhou no sentido de escrevê-las, roteirizá-las, publicá-las, transformá-las em filmes etc. Por isso, sonhe e encontre o seu propósito, mas também planeje com carinho todas as ações que serão necessárias para transformá-lo em realidade.

6. Foque nas experiências, e não nas posses

Ainda há muitas pessoas que acreditam que a única maneira de deixar um legado aos seus sucessores é construir um patrimônio, composto por valores financeiros, empresas, veículos, imóveis, objetos, entre outras posses materiais.

No entanto, você, ao longo deste artigo, já percebeu que há muitas outras maneiras, até mais impactantes, de deixar a sua marca no mundo. Por isso, foque nas experiências, nos abraços, nas palavras, nos ensinamentos. Quando você morrer, será muito mais lembrado por esses momentos do que pelo terno que vestia ou pelo carro que dirigia. Pense nisso!

7. Pense em quem dará continuidade à sua missão

Se você pensa em deixar um legado; uma marca ao mundo, já está num ótimo caminho. Mas quem serão os receptores desse legado? Filhos? Amigos? Sua cidade? Seu país? O mundo todo, como é o caso de Walt Disney?

Pense nas pessoas para quem você deseja deixar o seu legado, seja ele um dinheiro, uma empresa, um ensinamento ou uma profissão. Comunique a essas pessoas que você gostaria que elas dessem continuidade ao seu trabalho, aos seus valores e àquilo que você construiu em vida. Certifique-se de que os seus sucessores também tenham essa preocupação de perpetuar além do tempo tudo aquilo que foi recebido.

As 7 dicas acima são pontos de partida para reflexões muito mais intensas sobre deixar a sua marca no mundo, que serão abordadas na formação “As 7 chaves para desbloquear o melhor ano da sua vida”. O programa é 100% gratuito e on-line e vai transformar positivamente a sua vida e a vida de quem convive com você!

O movimento “7 chaves” vai ter início no próximo dia 18 de março, pontualmente às 19h57, horário de Brasília. Inscreva-se!

Imagem: Por ANURAK PONGPATIMET