Você sabe o que é um paradoxo? Segundo o dicionário, trata-se de um “raciocínio aparentemente bem fundamentado e coerente, embora esconda contradições decorrentes de uma análise insatisfatória de sua estrutura interna”. Um exemplo clássico de paradoxo aparece no soneto de Luís de Camões, em que o poeta afirma que o amor “é ferida que dói e não se sente”. Ora, se algo dói, é óbvio que se sente, não é mesmo?

Assim, os paradoxos, embora sejam complexos de entender, têm o objetivo de nos levar a determinadas reflexões sobre as contradições típicas da vida humana, considerando que um único fato pode ser simultaneamente compreendido de formas distintas. Neste artigo, você vai conhecer o paradoxo de Stockdale e 7 lições que podemos extrair dele.

O Paradoxo de Stockdale

James Stockdale foi um oficial da marinha estadunidense que serviu durante a Guerra do Vietnã (1955-1975) e tornou-se prisioneiro durante o combate. Em cárcere, foi torturado e vivia em condições péssimas. No entanto, mesmo vivendo o pior momento de sua vida, o oficial conseguia manter a racionalidade para organizar os demais prisioneiros e manter a sua sobrevivência. Voltou para casa como um herói de guerra.

O autor Jim Collins introduziu a ideia do paradoxo de Stockdale em seu livro: “Empresas feitas para vencer: Por que algumas empresas alcançam a excelência… e outras não”. O autor entrevistou Stockdale e perguntou a ele quem foram os prisioneiros que não conseguiram sobreviver. A resposta obtida foi:

“Ah, essa é fácil: os otimistas. Eram aqueles que diziam ‘Nós vamos sair daqui no Natal’. Então o Natal chegava, e continuávamos ali. Então, eles diziam ‘Nós vamos sair daqui na Páscoa’. E a Páscoa chegava, e novamente nada mudava. Então, vinha o Dia de Ação de Graças, e mais um Natal. E os otimistas acabavam morrendo de tristeza com o coração partido”.

Quer dizer que não devemos ser otimistas em hipótese alguma? Não chega a tanto. Stockdale complementou:

PSC

“Você nunca pode confundir a fé em um final vitorioso — que é vital para a sua sobrevivência — com a disciplina necessária para confrontar os fatos mais brutais da sua realidade, seja qual for”.

Em outras palavras, o paradoxo de Stockdale afirma que somente encarar a vida como difícil e sem perspectiva de melhoria pode ser terrível para a motivação. No entanto, o otimismo cego também pode gerar uma frustração igualmente destruidora. Por isso, é preciso conviver com essas duas forças aparentemente antagônicas — o realismo e o otimismo — dentro de si para superar os desafios da vida.

7 lições que podemos extrair deste paradoxo

O paradoxo de Stockdale é bastante complexo, mas pode nos fornecer algumas lições úteis para a vida, especialmente nos momentos de adversidade. Confira!

1. Não há fé sem disciplina

A fé e o pragmatismo são duas forças aparentemente antagônicas, mas a verdade é que qualquer ser humano precisa de ambas para alcançar os seus objetivos. A humanidade sempre separa esses dois conceitos de forma maniqueísta, mas precisa começar a encará-los como elementos complementares.

A fé e o otimismo fortalecem a nossa motivação de que os resultados positivos têm tudo para se concretizar. No entanto, não adianta nada ter a motivação em alta se nós não a utilizarmos para fazermos a nossa parte. É o clássico exemplo do aluno que reza antes da prova, mas que nem por isso deixa de estudar para realizá-la.

2. Certas perdas são inevitáveis

O otimismo pode nos cegar e nos levar a não admitir que sofremos uma derrota. Em contrapartida, o realismo do oficial Stockdale fez com que ele de fato admitisse que havia sido derrotado e que, naquele momento, nada havia que ele pudesse fazer para alterar os rumos da história. Os mais otimistas se recusavam a entender isso e definhavam até a morte.

Por isso, a garantia da sobrevivência e da superação dos obstáculos depende, em primeiro lugar, de admitir que eles existem. É preciso aceitar o fracasso para agir no sentido de superá-lo.

3. É preciso viver um dia de cada vez

O almirante Stockdale viveu um verdadeiro inferno na Terra. Ele foi prisioneiro por 8 anos e, durante todo esse período, passou por uma rotina de humilhações, ofensas, abusos e torturas físicas. É claro que, nesses momentos terríveis, surge a ansiedade de imaginar um futuro em que essa desgraça desaparece.

Contudo, Stockdale mantinha os pés no chão e vivenciava um dia de cada vez, sempre se esforçando pela própria sobrevivência. Ele sabe que não haveria futuro algum se ele não sobrevivesse naquele dia. Assim também é na vida: não há futuro se não soubermos o que fazer no presente.

4. As conquistas são proporcionais às dificuldades

O almirante Stockdale foi recebido como um verdadeiro herói de guerra, por ter lutado bravamente e por ter sobrevivido em péssimas condições, sem perder a esperança, mesmo quando tudo parecia o fim. Os dias de glória só existiram porque, antes deles, houve os momentos de sofrimento.

É claro que ninguém precisa ser prisioneiro de guerra para chegar a essa conclusão. Entretanto, você pode e deve entender que, nos momentos de dificuldade, vale a pena manter a calma e a paciência, pois, um dia, eles apenas engrandecerão o seu momento de dar a volta por cima.

5. O otimismo pode ser tão nocivo quanto o pessimismo

De acordo com o paradoxo de Stockdale, os mais otimistas definhavam e morriam frustrados e com o coração partido. Isso quer dizer que devemos ser pessimistas? Não. Apesar de serem totalmente opostos, ambos são negativos ao comportamento humano.

A falta de esperança nos desmotiva e nos leva à desistência. Em contrapartida, a esperança excessiva cria ilusões e nos tira da realidade, fazendo com que deixemos de realizar o que está ao nosso alcance. Assim, a pessoa se frustra e sofre, tanto quanto o pessimista. Portanto, é preciso manter as emoções em equilíbrio.

6. O equilíbrio emocional é essencial

Isso nos leva ao próximo aprendizado de Stockdale, que é justamente o do equilíbrio emocional. O equilíbrio é o que nos permite dosar entre a e o pragmatismo; entre o otimismo e a realidade. Sem ele, podemos nos “refugiar” em um dos extremos dessas escalas, o que certamente produzirá ainda mais sofrimento.

Sendo assim, quando estiver passando por um momento difícil, não perca as esperanças de que ele chegará ao fim, mas também não deixe de agir racionalmente para que isso ocorra. Sinta as emoções, extraia lições delas e aja com racionalidade. É assim que as adversidades são superadas.

7. Toda vivência tem a sua importância

Por fim, diante de toda a reflexão que já foi feita até aqui, podemos compreender que a vida é feita de altos e baixos, e que ambos são importantes para o nosso desenvolvimento pessoal. Isso acontece porque nós não conseguimos dimensionar as nossas competências e forças até que surja uma situação que as teste, isto é, um problema.

Portanto, o paradoxo de Stockdale nos ensina que realismo e otimismo são duas forças que precisam ser dosadas adequadamente para que possamos prosperar e vencer os obstáculos da vida. Nós não sabemos o quão forte somos até que ser forte seja a nossa única escolha. Seja feliz!

E você, querida pessoa, consegue pensar em aplicações práticas para o paradoxo de Stockdale na sua vida? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!