Estagnação é sinônimo de paralisação, não progressão, o que, para uma empresa, pode ser muito perigoso. No passado, quando a concorrência era menor, muitos negócios se mantinham estagnados, ou seja, apresentando sempre os mesmos resultados ao longo dos anos, e isso não os prejudicava. Hoje, com a grande oferta de produtos e serviços no mercado, uma empresa estagnada corre o risco de perder clientes e até quebrar.
É por isso que se costuma dizer que empreender é um grande desafio, porque é preciso estar sempre pensando à frente, criando, inovando. Continuar oferecendo mais do mesmo para o consumidor não traz mais retorno, porque as pessoas buscam novidade e dão preferência para as marcas que oferecem isso a elas.
Portanto, se deseja que o seu negócio dê certo e te traga bons resultados, é preciso que se mantenha atento aos movimentos do mercado e busque sempre oferecer o melhor para o consumidor, porque é isso que fará com que se mantenha competitivo e possa crescer, alcançando patamares cada vez mais alto.
Siga a leitura para continuar essa reflexão a respeito da estagnação empresarial e conferir dicas de como evitar que isso aconteça com o seu empreendimento.
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Como uma empresa pode ficar estagnada?
Qualquer negócio pode crescer durante os primeiros anos. Afinal de contas, é natural que os empresários se esforcem muito e façam uma série de pesquisas sobre o setor antes de iniciar sua própria empresa. Assim, o crescimento nessa fase inicial se torna uma consequência natural desse esforço e energia empregados.
O desafio depois que a empresa se consolida é sustentar esse crescimento, porque muitos acabam se acomodando com o sucesso e o negócio entra na fase que chamamos de estagnação. Muitos fatores contribuem para que isso aconteça, incluindo a falta de capital para investir na expansão, dificuldade para atrair novos clientes, tentativas de fidelização e estratégias que não deram certo.
Saiba mais sobre os principais motivos que podem levar à estagnação de uma empresa.
1 – Falta de capital para investir na expansão do negócio
Ter capital para investir é crucial para o crescimento do negócio, afinal, conforme o tempo passa é importante adquirir novos equipamentos, tecnologias, entre outros detalhes. Quando não há um planejamento financeiro e o dinheiro que entra dá apenas para pagar as despesas e manter a empresa funcionando, abre-se espaço para a estagnação.
Por isso é muito importante ter um plano de negócios detalhado, para que saiba exatamente onde deseja chegar e que caminhos deve tomar para tal. Quando há um planejamento sólido e organizado, fica mais fácil tomar boas decisões e alcançar os objetivos aos quais se propôs.
2 – Se dedicar apenas a conquistar clientes novos e ignorar a fidelização
Os clientes são tudo para uma empresa, afinal, é para eles que os produtos ou serviços são desenvolvidos e é através das compras realizadas por eles que o negócio consegue se manter. Pensando de forma simplista, empresários sem uma visão ampla podem achar que quanto mais clientes, melhor, e, por mais que isso faça um pouco de sentido, é preciso considerar o cenário mais amplo.
Sim, quanto mais clientes, melhor, contudo, mais do que focar em conquistar novos é preciso valorizar aqueles que já compraram e que precisam de motivos para continuar comprando. Sendo assim, é fundamental investir na fidelização, para que a conquista de novos clientes não ocorra ao mesmo tempo que a debandada dos antigos, sem acrescentar em nada.
3 – Falta de critério ao fazer contratações
Diversos especialistas em negócios afirmam que as pessoas são o recurso mais valioso de uma empresa e realmente a equipe tem um grande peso sobre os resultados de um negócio. Então, dada essa importância, é preciso ter critérios bem definidos para fazer boas contratações e ter profissionais alinhados com os valores do seu empreendimento trabalhando ao seu lado.
Quando não se tem esse cuidado e o processo de recrutamento ocorre de forma desordenada, corre-se o risco de contratar pessoas que não tenham afinidade com a função e não estejam dispostas a se dedicar com afinco. Por essa razão, investir em soluções para tornar esse processo mais eficaz é mais uma medida para evitar a estagnação.
4 – Falta de alinhamento nos processos
Todos os processos dentro de uma empresa precisam ser muito bem alinhados para que os resultados saiam como o desejado. Sem esse alinhamento, corre-se o risco de não conseguir cumprir um aumento da demanda, por exemplo, perdendo muitas vendas.
Além disso, é preciso haver alinhamento no que se refere ao atendimento ao cliente. Se o consumidor percebe algum tipo de desorganização, perde a confiança na empresa, o que poderá colocar a fidelização a perder. Tudo precisa estar alinhado como em uma orquestra.
5 – Microgerenciamento
O microgerenciamento acontece quando o gestor tenta controlar cada pequena ação de seus colaboradores. Muitos fazem isso usando como respaldo aquele ditado que diz que “o que engorda o boi é o olho do dono”. Embora esse acompanhamento seja importante, é preciso haver sérios limites para evitar que esse excesso de controle gere mais problemas do que benefícios.
Colaboradores que são cobrados o tempo todo podem se sentir acuados, perdendo a liberdade criativa e a capacidade de inovação. Além do mais, quando o gestor se ocupa de tarefas menores, acaba deixando outras obrigações de lado, coisas que só podem ser feitas por ele, comprometendo o crescimento do negócio.
Sendo assim, o melhor a fazer é encontrar o equilíbrio, mantendo-se ciente do que está acontecendo na empresa, mas também dando liberdade para as pessoas que contratou, mostrando que confia nelas. Dessa maneira, se cria uma atmosfera positiva que é fundamental para que novas ideias surjam e a companhia se mantenha competitiva.
Viu só como a estagnação pode ser prejudicial para uma empresa? Por mais que elementos externos possam interferir, como a economia, por exemplo, existem muitas maneiras de fugir dessa paralisação do crescimento. Não deixe seu negócio estagnar, mantenha-se sempre atento ao que está acontecendo no mercado, especialmente no segmento em que atua, para tomar boas decisões.
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