Ética e profissionalismo são duas palavras muito citadas nos ambientes organizacionais, especialmente quando o tema é a postura profissional e o comportamento no trabalho. Estabelecer um padrão esperado de comportamento busca evitar que os colaboradores transgridam o aceitável e comprometam o bom clima organizacional.
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O que é ética?
Antes de começarmos qualquer explanação sobre esse assunto, é essencial pontuarmos o que é ética. O termo tem origem na palavra grega ethos, cujo significado “literal” seria habitat ou morada. No entanto, entre os filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, o vocábulo era usado para designar uma postura individual diante das principais situações da vida. Nesse sentido, a ética pode ser entendida como um um conjunto de “regras internas” pautadas em comportamento julgados como corretos pela sociedade. Sendo assim, no âmbito empresarial, ética pode ser traduzida como os princípios que regem as ações e comportamentos do indivíduo no trabalho.
A vontade é o combustível da ética
Uma atitude ou comportamento só pode ser considerado ético quando realizado por um indivíduo consciente de suas ações e capaz de discernir entre o que seria considerado “certo” e “errado” para aquela situação. Essa consciência se dá por meio do conhecimento da moral que rege o grupo em que está inserido.
Sendo assim, o sujeito compreende todas as implicações de sua decisão e decide de forma consciente ter determinada postura diante de uma situação, arcando com as responsabilidades sobre suas ações e meios utilizados para alcançar determinado fim.
Ética e Postura Profissional como um código
Esses aspectos comportamentais ligados à conduta moral regem o convívio em grupos, e são adquiridos por meio da vivência e da experiência. Portanto, mesmo sem uma divulgação expressa e um conhecimento absoluto desses princípios comportamentais, o indivíduo é capaz de identificar um comportamento como inadequado e, assim, evitar reproduzi-lo.
Entretanto, existem alguns casos em que códigos de ética são redigidos para expressar claramente os comportamentos que desrespeitem a moralidade de um determinado grupo.
Por ter um caráter abstrato, alguns grupos passaram a desenvolver um conjunto de regras, muitas vezes na forma de um código, que dá as diretrizes do que seria um comportamento ético dentro de uma empresa ou de um grupo de profissionais. Por isso, é possível dizer que as ações de um indivíduo ferem a ética profissional ou até mesmo são vazias de qualquer um desses princípios, ou seja, antiéticas.
Código de Ética Profissional
Esse exemplo é muito recorrente em categorias profissionais — como médicos, advogados, odontólogos e jornalistas — que possuem seu próprio código de ética no qual destacam os valores morais que devem tanger a atividade profissional e apontam os comportamentos considerados inapropriados.
A elaboração de um código de ética também acontece em empresas que desejam que os desvios comportamentais sejam conhecidos para serem contidos. O comportamento esperado de um colaborador em seu ambiente de trabalho deve estar alinhado às regras de conduta moral e ao profissionalismo. Este pode ser entendido como um conjunto de atitudes associadas a um exímio colaborador no desempenho de suas atividades laborais.
Atitudes como respeito às normas da empresa e aos horários do expediente, utilização de linguagem adequada nas comunicações interpessoais e por escrito, aparência adequada ao ambiente, seriedade no desenvolvimento e cumprimento das funções, proatividade, dentre outras, são atributos esperados do colaborador. O conjunto desses atributos que implicam bom desempenho das atividades e comportamento adequado é chamado profissionalismo.
5 Dicas de Como Manter a Ética Profissional no Ambiente de Trabalho
O profissionalismo é mais do que muitas pessoas imaginam! É uma maneira de falar, se comportar e até pensar que ajuda a pessoa a ter sucesso no local de trabalho. Há um retorno incrível se você mantiver o profissionalismo no local de trabalho.
Aqui estão cinco maneiras para te ajudar a se comportar com profissionalismo e ética no local de trabalho:
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Tenha autogerenciamento
Mesmo que você provavelmente tenha um supervisor gerenciando você em seu trabalho, espera-se que você use habilidades de autogerenciamento. Os supervisores querem funcionários que possam trabalhar de forma independente e se autogerenciar para que possam se concentrar em seu próprio trabalho. Autogerenciamento significa que você gerencia seu próprio tempo e talentos para atingir seus objetivos. Para se autogerenciar, você precisa seguir todas as regras e expectativas do local de trabalho.
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Tenha comprometimento e responsabilidade pessoal
A responsabilidade pessoal é fundamental para o seu sucesso no local de trabalho. Responsabilidade pessoal é o nível de comprometimento que você está disposto a fazer ao estabelecer e alcançar seus objetivos. Em outras palavras, responsabilidade pessoal significa ser responsável por suas ações, palavras e, finalmente, seu desempenho no trabalho. Funcionários pessoalmente responsáveis entendem que estão no controle total de si mesmos. A boa notícia é que isso significa que só você pode levar crédito por seus sucessos. Por outro lado, isso também significa que somente você pode levar a culpa pelos seus fracassos. Por isso, admita que você comete erros e está aberto para aprender com eles; acompanhe os resultados de seus projetos e tarefas.
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Ética no local de trabalho
Assim como é importante ser ético na vida cotidiana, é importante ser ético no local de trabalho. Ética são princípios morais que ajudam você a decidir entre o certo e o errado. Ética são as regras não escritas às quais você se refere quando decide como tomar uma boa decisão. Quando você se encontra na encruzilhada entre o certo e o errado, seu código de ética deve levá-lo ao caminho certo. Às vezes é fácil fazer a coisa certa. Outras vezes, a coisa ética a fazer não é tão óbvia. A solução pode estar escondida em alguma área cinza. Em situações como essas, quanto mais forte sua ética, mais fácil será tomar a decisão certa. Por isso, sempre siga a política da empresa e informe qualquer coisa que não siga a política. Peça ajuda se você não souber como lidar com uma situação.
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Aparência Física
Você só tem alguns poucos segundos para causar uma primeira impressão em alguém. Uma vez que alguém tenha uma impressão sua, pode ser difícil alterá-la. Sua aparência física é um dos maiores fatores que as pessoas consideram ao formar uma impressão de você. Mesmo que a aparência física não seja a melhor maneira de julgar o caráter de uma pessoa, é da natureza humana formar uma opinião baseada no que vemos diante de nós. Clientes e supervisores provavelmente têm padrões mais altos para sua aparência física do que o que você consideraria aceitável, por exemplo, uma tarde de sábado se reunir com seus amigos. No local de trabalho, cuide-se para andar sempre vestido de uma forma apropriada; mantenha um padrão de higiene pessoal. E lembre-se: sua imagem diz tudo, você está representando sua empresa.
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Linguagem
A linguagem é um aspecto importante da comunicação, tanto quanto esteja falando com um colega de trabalho na privacidade do seu próprio escritório ou para um cliente. Pratique o uso da linguagem apropriada para o local de trabalho em suas conversas diárias, para que você tenha o hábito de parecer profissional. A maneira como você fala diz muito sobre você e seu nível de profissionalismo. Tudo a partir das palavras que você usa para os tópicos que você fala leva as pessoas a formar uma opinião sobre você. Lembre-se, uma vez que você diz alguma coisa, é impossível pegar essas palavras de volta e desfazer o que você disse. É por isso que é tão importante observar o que você diz no local de trabalho. Você nunca sabe quem está ouvindo e como eles podem reagir ao que você diz. Fique atento e mantenha a política em casa, evite palavrões e no trabalho, mantenha uma postura e linguagem apropriados.
A conduta ética profissional possibilita ao colaborador a oportunidade de crescer dentro da organização. Ao apresentar um desempenho de excelência, este estará no caminho certo para se destacar e alcançar cargos mais importantes.
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