A gratidão é um sentimento poderoso, que nos permite dar o devido valor a tudo o que temos e aos gestos positivos que outras pessoas direcionam a nós. Entretanto, nem todos já evoluíram ao ponto de reconhecerem e demonstrarem esse sentimento, o que pode ser doloroso para quem espera recebê-lo. Continue a leitura e saiba qual é a vacina para a falta de gratidão e o que fazer em meio a uma situação como essa.
Contents
A falta de gratidão tem cura?
Você vê uma pessoa, próxima ou não, que está passando por algum tipo de necessidade. Então, sente empatia, coloca-se no lugar dela e se compadece, oferecendo ajuda. Naturalmente, espera receber gratidão em troca, afinal, esse parece ser o ciclo natural das coisas. Contudo, nada acontece e não vê qualquer intenção de agradecimento da outra parte, o que pode ser um tanto quanto doloroso e frustrante.
Será que a falta de gratidão tem cura? A verdade é que cada indivíduo está em seu próprio processo de evolução, então, o fato de você reconhecer e valorizar esse sentimento não significa que todos ao seu redor tenham essa mesma percepção. Afinal de contas, cada um de vocês teve uma trajetória diferente até aqui, o que não dá para comparar.
Existem indivíduos que demoram um pouco mais para amadurecer e entender o quanto é significativo se sentir grato por alguém que lhe direciona um gesto de bondade, já outros podem nunca reconhecer isso. É a vida, não há o que fazer a não ser respeitar o tempo de cada um e entender que, mesmo que possa conversar e orientar entes queridos em relação a isso, não tem o poder de controlá-los.
Evite realizar gestos de bondade esperando gratidão
Se eu pudesse lhe dar uma sugestão sobre como agir em relação à falta de gratidão seria: evite agir esperando recebê-la. Faça o bem porque acredita ser o melhor, porque deseja ajudar alguém que esteja precisando, mas sem esperar receber nada em troca por isso. Essa atitude permitirá que ofereça seu apoio com mais leveza, sem a cobrança de aguardar uma atitude por parte do outro em seguida. Então, quando acontecer, será natural e terá um valor ainda maior.
Em vez de esperar que a gratidão venha de um terceiro, escolha você se sentir grato por ter a oportunidade de ajudar alguém. Se isso lhe soa estranho, experimente pensar sob outra perspectiva. Saber que um gesto seu fez a diferença na vida de uma pessoa, mesmo que ela não reconheça isso, será muito recompensador e irá fortalecer o seu senso de utilidade, o que fará muito bem para sua autoestima.
Maneiras de estimular outras pessoas a expressarem gratidão
Considerando tudo o que foi falado até aqui, podemos chegar à conclusão de que a vacina para a falta de gratidão é não esperar que ela venha de um terceiro e sim escolher senti-la. De qualquer forma, existem maneiras de estimular outras pessoas a aprenderem o valor desse sentimento tão poderoso, como as que verá a seguir.
Demonstre sua gratidão aos outros
Se deseja ver algum tipo de mudança no mundo, deve começar por você, porque o seu exemplo poderá inspirar aqueles que passarem pela sua vida. Sempre que alguém lhe ajudar de alguma maneira, expresse isso, diga o quanto se sentiu grato por aquela atitude. Essa é uma das formas mais poderosas de passar esse sentimento adiante, mostrando na prática o quanto ele é importante.
Continue fazendo o bem mesmo sem retorno
Mesmo que não receba qualquer retorno após fazer o bem a alguém, como um simples “obrigado”, continue. Lembre-se da importância de você se sentir grato por poder ajudar sem esperar nada em troca. Além do mais, é exatamente essa a essência da bondade, ajudar mantendo o foco na sua ação, sem condicionar seu gesto a qualquer outro vindo de um terceiro. Apenas tome cuidado para evitar que uma pessoa comece a se aproveitar da sua boa vontade.
Converse com pessoas próximas sobre a importância da gratidão
Caso a falta de gratidão parta de um familiar ou outra pessoa com a qual tem intimidade, converse com ela a respeito, principalmente se for um jovem com pouca experiência de vida. Explique a importância desse sentimento, tanto como forma de reconhecer a ajuda e esforço do outro e estimulá-lo a continuar fazendo o bem, quanto para se sentir bem consigo mesmo. Contudo, faça isso com tranquilidade, através de um diálogo leve e sem julgamentos, pois é assim que se ensina.
Ensine gratidão às crianças ao seu redor
Caso conviva com crianças, como filhos, sobrinhos ou outros familiares, ensine desde cedo a elas a importância da gratidão, de dizerem “obrigado” para as pessoas e, também, de valorizarem esse sentimento tão poderoso. Mostre a elas o quanto é positivo que se sintam gratas por tudo o que têm, pela família, pela oportunidade de estudar, pelos amigos. Assim, irão crescer já sabendo valorizar e agradecer as coisas boas.
A gratidão é a vacina que garante uma vida feliz!
John Henry Jowett, um importante pregador britânico do século XIX, usou uma analogia bastante interessante para expressar o poder da gratidão. Ele afirmou que a gratidão é como uma vacina, tem poder antitóxico e antisséptico, porque nos permite tirar o foco das coisas ruins e do que nos falta, para olhar para as coisas boas que já conquistamos.
Essa vacina, ao contrário do que alguns imaginam, não gera acomodação e sim satisfação e estímulo para que uma pessoa conquiste tudo o que deseja. E isso sem condicionar sua felicidade a determinada conquista, simplesmente porque ela está no trajeto, em valorizar as pequenas coisas, e não em um destino específico.
Se deseja ter uma vida feliz, mantenha em dia a sua vacina de gratidão, lembrando-se diariamente do quanto é grato por tudo o que tem, pela força para enfrentar desafios, pelas lições aprendidas. Essa atitude permitirá que tenha uma visão mais ampla e positiva, o que irá te fortalecer para lidar as adversidades e te levar a desfrutar em plenitude dos momentos de alegria.
E você, já tomou sua vacina da gratidão hoje? Faça isso e sirva como exemplo para todos aqueles que ainda não se deram conta do poder desse sentimento. Comece a espalhar gratidão agora mesmo, enviando este artigo a um amigo juntamente com um agradecimento especial.
Copyright: 351831440 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yingtu