Existem diversos momentos onde nos encontramos em uma encruzilhada onde precisamos tomar a importante decisão de qual caminho devemos tomar, ou pior, existem ainda momentos onde simplesmente não conseguimos sair do lugar.

Isso é uma situação bastante comum, sendo recorrente tanto na vida pessoal quanto na profissional das pessoas, e mais, ocorre também à nível empresarial.

O processo de tomada de decisões pode ser um verdadeiro desafio na vida de pessoas e empresas, onde, em certos casos, demanda uma grande responsabilidade e pressão por parte dos envolvidos.

É nesses e outros tantos casos que surge a figura do mentor, responsável por aplicar processos de mentoria. Sua função é muito simples, contribuir para que pessoas e empresas sejam capazes de tomar essas difíceis decisões de um modo assertivo.

Em outras palavras, o mentor é a figura que contribui para o crescimento pessoal e profissional do seu mentorado.

Mas para exercer essa função é preciso que ele seja devidamente capacitado para tal, possuindo habilidades, qualidades e características que lhe permitam promover esse desenvolvimento na vida de pessoas e empresas.

Confira, através da leitura deste artigo, quais são as principais qualidades e características capazes de formar um bom mentor. Acompanhe-me nesta leitura.

PSC

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Qualidades de um bom mentor 

O processo de mentoria é um recurso que tem ganho cada vez mais espaço. Afinal, não é para menos, vivemos em um mundo onde as exigências técnicas e comportamentais têm sido colocadas verdadeiramente à prova.

As empresas estão à procura da excelência quando o assunto se trata da contratação de novos profissionais. Certos quesitos têm sido amplamente abordados, sobressaindo, muitos vezes, até mesmo em relação às habilidades técnicas, tais como:

Portanto, empresas e profissionais têm procurado, cada vez mais, recursos que possam ajudá-los a desenvolver-se e aprimorar-se.

Mas é bom lembrar que, para que se possa atingir bons resultados em um programa de mentoria, é preciso também que o mentor seja devidamente capacitado a fim de impactar positivamente na vida do seu mentorado.

E, para atingir esse fim, podemos observar claramente algumas características e qualidades que são fundamentais para quem quer aplicar-se no oferecimento de mentoria. Confira abaixo quais são.

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial para um profissional e não é diferente na carreira de um mentor. E a razão para isso é muito simples, afinal, para que um mentor possa vivenciar de modo verdadeiro e genuíno o seu propósito, de contribuir para o crescimento de pessoas e empresas, é preciso que ele seja capaz de identificar, dentro de si, quais são as suas expertises.

Isso pois, de outro modo, ele dificilmente conseguirá atingir bons resultados na vida dos seus mentorados. A fim de elucidar esse caso, pense que você deseja se tornar um mentor e, dentro da sua gama de conhecimentos e paixões, você possui uma grande proficiência em lidar com questões esportivas, por exemplo.

Fica claro qual é a área que você deve aplicar no oferecimento dos seus serviços, não é mesmo? Agora, imagine a hipótese que você vá no sentido oposto desses preceitos e ofereça uma mentoria de culinário, assunto esse com do qual você não possui nenhuma expertise, inclusive, não gosta e somente irá oferecer pois surgiu uma oportunidade, além de tratar-se de um assunto que está em alta.

Será mesmo que você conseguirá causar um impacto positivo na vida do seu cliente? Dificilmente não é mesmo. Portanto, o autoconhecimento é imprescindível, sobretudo no início da carreira de um mentor.

2. Comunicação eficaz e assertiva

A comunicação é uma qualidade indispensável quando pensamos na figura de um bom mentor, afinal de contas, estamos falando de uma área onde o principal intuito é contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas e empresas.

Como esse progresso será feito se o mentor não for capaz de comunicar-se bem, não for capaz de transmitir de modo claro, ou seja, assertivo, os seus ideais, bem como o que será necessário para que o seu mentorado possa desenvolver-se.

3. Expertise e proficiência

É claro, ninguém é capaz de ser mentor de alguma pessoa ou empresa se não tiver a expertise necessária para suprir as necessidades de desenvolvimento do seu mentorado.

É importante que o mentor possua as habilidades necessárias acerca do contexto com o qual ele deseja aplicar-se.

Nesse sentido, quando procuramos por um mentor o ideal é que possamos ir à procura de um profissional que possua habilidades e capacidades, técnicas e comportamentais, nítidas e que vão de encontro com as suas ambições de progresso e crescimento.

4. Empatia e congruência

Em uma relação entre mentor e mentorado é imprescindível que exista uma relação de empatia, sobretudo quando estamos avaliando a figura do mentor.

A empatia nada mais é do que a capacidade de uma pessoa colocar-se no lugar da outra. Por intermédio dela é possível que o mentor compreenda, de um modo mais profundo e significativo, quais são as reais ambições e aspirações do seu mentorado.

É a partir desse ponto que entra a congruência, a capacidade de aliar esses dois conceitos permitirá, ao mentor, caminhar lado a lado com seu cliente, guiando-o rumo a um poderoso e eficaz processo de desenvolvimento.

Características de um bom Mentor

Além desse conjunto de qualidades, algumas características são muito importantes e contribuem para que o mentor alcance níveis de excelência bastante elevados. São elas:

  • Bom Relacionamento Interpessoal;
  • Experiência em programas de mentoria bem sucedidos;
  • Ser cativamente, motivar e inspirador;
  • Disposto a reinventar-se e admitir quando estiver errado, demonstrando flexibilidade;
  • Ser capaz de ouvir na essência;
  • Dar bons feedbacks;
  • Tenha uma visão sistêmica;
  • Empenho no que diz respeito a desenvolver-se continuamente, atualizado-se sempre às novas tendências.

E você? Conhece mais alguma qualidade ou características imprescindíveis na constituição de um bom mentor? Deixe seu comentário no campo abaixo e, se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais. 

Imagem: Por fizkes