Não há como negar que o termo “coaching” tem sido cada vez mais utilizado. Ele aparece comumente nas revistas, nos jornais, nas redes sociais, nos portais pela internet e já deu o ar da graça até mesmo em algumas cenas de novela. Por conta disso, muita gente começa a manifestar interesse por essa profissão cercada de dúvidas.

Será que o coaching é uma atividade profissional interessante? Há futuro para ela no Brasil? Por que há tantas pessoas ingressando na área? Afinal de contas, quanto ganha um coach? As respostas para essas e outras perguntas, você vai conferir neste artigo. Boa leitura!

O que é coaching?

O coaching é uma metodologia que facilita e acelera o alcance dos objetivos das pessoas. Essa área profissional abrange conhecimentos de várias outras, como a administração, a psicologia, a gestão de pessoas, a gestão do tempo, e por aí vai. Trata-se, na verdade, de um conjunto de diferentes técnicas e ferramentas que permitem que o indivíduo alcance os seus objetivos mais facilmente.

O coaching pode ser aplicado em objetivos das mais diversas áreas: vida pessoal, carreira, estudos, finanças, espiritualidade, performance esportiva, negócios, liderança, gestão de equipes e produtividade empresarial (o chamado “coaching corporativo”).

O profissional que conduz o processo é chamado de “coach”, enquanto o indivíduo que contrata os serviços dele é denominado “coachee”. O processo funciona por meio de sessões que duram entre 1 e 2 horas. Essas sessões têm quantidade e frequência variáveis, de acordo com cada caso, mas é comum, por exemplo, que sejam realizadas 12 sessões na frequência de 1 vez por semana.

Ao longo dessas sessões, o coach ajuda o coachee a conhecer a si mesmo, a definir os seus objetivos, a compreender as suas forças pessoais e os seus pontos que precisam de desenvolvimento, a traçar um plano estratégico que permite o alcance dessas metas e a monitorar o desempenho de forma contínua.

O que faz um coach?

PSC

O coach, portanto, é o profissional que conduz as sessões de coaching, ajudando o coachee a alcançar os seus objetivos. Para isso, ele se utiliza de diversas técnicas e metodologias de autoconhecimento, gestão do tempo, inteligência emocional e planejamento estratégico. Entenda o que faz um coach:

1. Promover autoconhecimento

O primeiro passo de qualquer sessão é fornecer ao coachee ferramentas para que ele conheça a si mesmo. Isso inclui identificar os seus sonhos e transformá-los em objetivos. Inclui também reconhecer os pontos fortes do indivíduo, que precisam ser potencializados, e os seus pontos fracos, que precisam ser “solucionados”.

2. Definir objetivos

Depois dessa fase de autoconhecimento, o coach precisa entender qual é o objetivo que o coachee deseja alcançar. Para que esse objetivo seja eficaz, ele precisa ser SMART (inteligente) — a sigla em inglês explicada a seguir:

  • SSpecific: específico;
  • MMeasurable: mensurável;
  • AAchievable: alcançável;
  • RRelevant: relevante;
  • T Timebound: em prazo definido.

3. Construir um planejamento estratégico

Depois de definir um objetivo claro, com as características acima, o coach e o coachee devem definir um plano de ações estratégicas que culminem no alcance desse objetivo. Por exemplo: estudar x horas por dia para passar no concurso público almejado.

4. Auxiliar na realização do plano

Após definir as ações estratégicas, o coach deve ajudar o coachee a realizá-las. Para isso, ele deve oferecer ferramentas de autoconhecimento, de produtividade e também de motivação para superar o desânimo e o cansaço.

Qual é a formação necessária para ser coach?

Teoricamente, não há uma formação clássica (curso de ensino superior) para que uma pessoa se torne coach, de modo que qualquer pessoa pode exercer a profissão. No entanto, a própria demanda dos clientes acaba por selecionar os profissionais mais experientes. Alguém que tem o objetivo de emagrecer, por exemplo, certamente dará prioridade a um coach com formação em nutrição, concorda?

Assim, as formações universitárias facilitam que o coach encontre o seu nicho de atuação, ou seja, a sua área de especialidade. Contudo, existem formações específicas para coaches aqui no IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, que podem ser feitas por qualquer pessoa (com ou sem ensino superior) que deseje exercer a profissão.

Esses treinamentos, que são referência nacional, apresentam ao futuro coach todas as técnicas e conhecimentos básicos para o desenvolvimento de pessoas. Além disso, eles promovem o desenvolvimento de diversas competências, como a organização da carreira, o planejamento de sessões, a empatia durante o processo, a escuta atenciosa, a ética, o sigilo com o cliente e o próprio plano de remuneração do profissional pelos serviços oferecidos.

Qual é a remuneração de um coach no Brasil?

Por falar em plano de remuneração, chegamos ao momento de responder à pergunta-título deste artigo. Afinal, quanto ganha um coach no Brasil? A resposta é bastante complexa, tendo em vista que a profissão não é regulamentada e é relativamente nova por aqui. Sendo assim, não há valores tabelados que precifiquem as sessões.

Os preços das sessões variam de acordo com a necessidade do cliente, com a experiência e formação do coach, com a duração de cada uma delas (entre 1h e 2h), entre outros fatores. Sendo assim, é comum que o preço de uma sessão de coaching fique entre R$200,00 e R$500,00.

Lembrando que as sessões geralmente ocorrem uma vez por semana, a remuneração mensal do coach vai depender da quantidade de clientes que ele conseguir atrair. Se um coach conseguir realizar duas sessões por dia, ele terá uma remuneração diária de R$400,00, o que resulta em R$8000,00 ao fim de um mês de 20 dias úteis. É claro que esses valores variam mês a mês, mas já dá para ter uma ideia de quanto ganha um coach.

Isso quer dizer que o coach só precisa trabalhar 4 horas por dia para ganhar R$8000,00 por mês? Não! O trabalho do coach não consiste apenas em conduzir as sessões, mas também em prepará-las, em estudar os casos, em atualizar os seus conhecimentos e em prospectar novos clientes — atividades que também demandam bastante tempo.

Conclusão

O coach é um profissional que atua no desenvolvimento humano, aplicando técnicas e compartilhando conhecimentos que tornam o alcance dos objetivos dos indivíduos mais fácil e rápido. A profissão está em alta no Brasil e tem obtido muita popularidade. Todavia, há muitas pessoas sem qualquer tipo de formação que se arriscam a exercer a profissão, o que cria uma imagem negativa.

Para que você seja um coach bem-sucedido, entretanto, é preciso investir, sim, na sua formação, de modo que o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching é a maior referência nacional em formação de coaches. Conheça os nossos cursos de formação e obtenha esse grande diferencial de ser um coach formado pelo IBC — este, sim, um cartão de visitas determinante para o seu sucesso!

E você, querida pessoa, já pensou em ser um coach formado pelo IBC? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!