Milhões de pessoas acordam em todo o mundo buscando por dinheiro, sonhando em serem ricas e milionárias, acreditando que todos os problemas estarão solucionados com este feito. Mas será que já pensaram que riqueza pode ser mais do que ter muito dinheiro?

Será que todas as pessoas que sonham com riqueza são maduras e preparadas o suficiente para alcançar o sucesso financeiro que acreditam merecer?

Pense em alguns dos seus maiores sonhos na vida: ter uma bela casa, dar conforto para sua família, viajar pelo mundo, se aposentar mais cedo do que o previsto. O que está impedindo de realizar estes sonhos?

A primeira resposta que costumamos pensar é dinheiro. E não está errado, afinal o mundo é lindo, o céu é azul, mas sem dinheiro passamos fome. Mas com muito trabalho, com uma herança ou tirando a sorte na loteria você pode realizar estes desejos. E quando o dinheiro acabar?

É perfeitamente possível alcançar o resultado financeiro que faz sentido para você, que se conecta com os seus objetivos pessoais, profissionais e de vida e a quarta chave abre exatamente esta porta. Mas toda liberdade exige consciência e maturidade. Você tem consciência do significado do dinheiro na sua vida?

Liberdade financeira é a passagem da escassez para a abundância e começa com a ressignificação do dinheiro na vida das pessoas. Há crenças e pensamentos negativos que se tornam verdadeiras barreiras para o sucesso em todas as áreas da vida, incluindo a financeira.

O conceito pode soar como apenas uma teoria, mas a verdade é que está ao alcance de todas as pessoas, basta ter a chave e tomar consciência do seu merecimento.

PSC

Liberdade financeira significa possibilidades além do que o dinheiro pode comprar. É a liberdade para escolher uma carreira que você ama sem se preocupar com o quanto vai ganhar; liberdade para atender às suas necessidades, da sua família e ainda ajudar outras pessoas sem esforço; é liberdade de poder decidir.

Liberdade financeira significa conectar-se aos seus valores mais profundos e ter dinheiro suficiente no banco para sustentar esses valores sem ter que se preocupar com contas a pagar e sem temer qualquer imprevisto financeiro.

E as vezes a porta que encontramos fechada no caminho para a liberdade, prosperidade e abundância está dentro da nossa cabeça. Dinheiro também está relacionado com crenças e o significado que aprendemos a atribuir a ele.

As crenças são nossas verdades individuais, são o conjunto de tudo que acreditamos e que passa a ser verdade para nosso sistema cognitivo. As crenças que alimentamos sobre dinheiro podem ser determinantes na nossa vida financeira.

As crenças que desenvolvemos durante toda a nossa vida, em geral podem nos impulsionar ou nos limitar. Se você alimenta crenças limitantes sobre dinheiro como crer que pessoas ricas são desonestas, que dinheiro atrai pessoas ruins ou que não merece alcançar a riqueza, dificilmente você vai ter uma boa relação com ele.

Acredite, algumas pessoas têm crenças tão arraigadas e limitantes que passam a ter medo do dinheiro e do sucesso financeiro. Mas o contrário também é verdadeiro. Se você alimenta crenças fortalecedoras, percebe o dinheiro como um meio que não tem um significado próprio, mas aquele que atribuímos a ele, você está no caminho certo para alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

O significado de liberdade financeira pode ter respostas diferentes dependendo dos objetivos de cada pessoa e até do estágio de vida de cada um.

Para algumas pessoas, a liberdade está em poder viajar, conhecer outras culturas e viver aventuras pelo mundo. Para outras pessoas pode ser proporcionar tudo de bom e de melhor para a própria família. E para outras pode ser escolher quando pode se aposentar e não precisar mais se preocupar com dinheiro.

Seja qual for o significado para você, saiba que liberdade financeira é alcançável, mas você precisa começar a trabalhar para isso agora. Seja por meio de um planejamento financeiro adequado, tendo como meta inicial melhorar a organização das suas finanças pessoais, ou aprendendo sobre investimentos e a melhor forma de lidar e multiplicar os recursos que já possui.

Você gosta do que faz hoje? Não perca tempo com atividades que não fazem sentido para você e seus objetivos. Encontre algo pelo qual seja apaixonado, se permita usar seus talentos e habilidades e o dinheiro será consequência natural.

O próximo passo é mudar seu mindset sobre dinheiro. Parte de se tonar rico e então alcançar a liberdade financeira envolve mudar a sua mentalidade e pensar positivamente sobre o dinheiro. Um mindset milionário não é exclusivo para quem já nasceu milionário. Qualquer pessoa pode aprender a desenvolver a sua forma de pensar sobre dinheiro e aproveitar o poder de um mindset voltado para o sucesso, a riqueza e abundância.

Estabeleça metas financeiras que estejam dentro das suas possibilidades e seja sempre honesto sobre a sua situação. Gastar mais do que ganha é resultado de uma mentalidade imediatista que busca apenas a satisfação rápida, sem pensar no amanhã.

Considere você mesmo como seu melhor investimento. Uma das características de pessoas com mindset milionário é que elas sabem exatamente onde querem chegar e se planejam para chegar até lá.

Busque aprender coisas novas pois conhecimento é uma riqueza com valor incalculável e que ninguém jamais vai poder tirar de você.

Concentre todas as suas energias, e até mesmo suas economias, naquilo que ama e acredita verdadeiramente, mas mantenha os pés no chão, pense a longo prazo para obter resultados maiores e duradouros.

Aprenda a gerenciar seu dinheiro, independentemente do valor. Encare as próprias finanças, faça um planejamento a curto, médio e longo prazo. A quarta chave, Liberdade Financeira, é uma das chaves que mais dependem da tomada de consciência e atitude.

E por último, comprometa-se consigo mesmo e com a liberdade que deseja alcançar. Garanta que seu comportamento acompanhe seus objetivos pois suas atitudes podem afetar drasticamente sua capacidade de acumular riqueza. Por mais que você seja capaz de se perdoar, imagino que concorde comigo que o melhor caminho é não se trair e não sabotar o seu desenvolvimento.

Se comprometa verdadeiramente com a manutenção e consistência para que sua jornada se transforme em liberdade financeira.