No nosso dia a dia, cada um de nós convive com indivíduos dos mais diferentes perfis, assim, é natural sentir mais afinidade com uns e menos com outros. Entretanto, se um deles passa a te irritar mais do que o normal, é importante ligar o sinal de alerta para entender exatamente a razão para isso. Aproveito e convido você a refletir sobre que tipo de pessoa te incomoda, para que identifique os motivos e aprenda a evitar esse tipo de problema, pelo seu próprio bem.

Comece Pensando Que Tipo de Pessoa Te Incomoda Com Maior Intensidade

Para iniciar essa reflexão, sugiro que pense no tipo de pessoa mais te incomoda, seja no trabalho, em família, entre amigos ou na sociedade de uma forma geral. Lembrando que é natural se incomodar, por exemplo, com aqueles que se comportam de maneira desrespeitosa em relação aos demais. Por isso, aqui me refiro a determinadas características que podem vir a te irritar, como indivíduos expansivos ou quietos, agitados ou tranquilos, enfim, traços da personalidade.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Começar com esse passo é importante para que possa entender o motivo para que uma atitude que pertence a outra pessoa te cause tanto incômodo. Afinal, na grande maioria dos casos, essa reação que se tem nada mais é do que um reflexo daquilo que cada um carrega em seu interior. Por essa razão, não se deve culpar o outro, mas sim olhar para dentro de si, a fim de identificar as causas do problema e ir em busca das soluções necessárias.

Imagine que um colega de trabalho seu seja do tipo que gosta de se sobressair e mostrar que é competente a todo o momento. Sabemos que esse não é um tipo de comportamento muito saudável, mas não cabe a nenhum de nós julgar e sim aprender a lidar com ele sem se permitir afetar. Afinal, quando o ego alheio inflado começa a incomodar mais do que o normal, pode ser um sinal de insegurança e falta de autoconhecimento e de autoconfiança.

O mesmo vale para inúmeros outros tipos de comportamento dos outros que nos incomodam. Isso acontece por conta de um mecanismo de defesa que todo ser humano possui, conhecido como projeção. Através dele, tendemos a projetar no outro tudo aquilo que rejeitamos em nós mesmos, e tudo isso sem perceber. Isso pode ocorrer de forma leve, através de críticas e pensamentos, ou mais intensa, podendo resultar em agressões físicas e verbais.

Principais Motivos Que Levam uma Pessoa a Nos Incomodar

Para te ajudar a entender melhor essa situação, veja, a seguir, quais são os principais motivos que podem levar uma pessoa a te causar algum tipo de incômodo.

1 – Quando o Outro Tem o Que Você Deseja

Parece clichê dizer que se incomodar com alguma característica do outro seja sinal de desejar aquilo para si, mas se trata de algo bastante comum. Um indivíduo tímido, por exemplo, que gostaria de se sentir mais seguro para se expressar, pode demonstrar certa irritação em relação a uma pessoa expansiva, mesmo sem se dar conta de que tem o desejo oculto de ser como ela.

2 – Quando o Outro Tem o Que Você Também Tem e Não Aceita

Da mesma maneira que alguém pode se incomodar com uma característica do outro que gostaria de ter, isso também pode acontecer quando se possui esse mesmo traço. Um exemplo bastante comum diz respeito às pessoas que estão acima do peso e que criticam outras que também estejam. Para quem está enxergando a situação de fora a incoerência é bastante clara, contudo, o indivíduo que está agindo de tal forma pode não se dar conta disso.

3 – Quando o Outro Age de Maneira Diferente ao Padrão Que Você Considera Normal

Muitas pessoas criam em suas cabeças um padrão que consideram aceitável em relação a várias questões, como, por exemplo, religião, orientação sexual, visão política e estilo de vida. Assim, tudo aquilo que for diferente do que elas acreditam ser o normal tende a incomodá-las. Esse é um assunto bastante delicado e que deve ser analisado com seriedade, já que respeitar o direito do outro ser como é, é fundamental para que todos possamos viver em harmonia e, juntos, construirmos um mundo melhor.

4 – Quando a Sua Autoestima Está Baixa

A baixa autoestima é uma condição que costuma abrir espaço para que alguém se incomode demais com determinadas características das outras pessoas. A principal razão para isso é que, através das críticas, o indivíduo forja uma sensação de superioridade que, na realidade, não existe.

5 – Quando Você Não Se Coloca Limites

Um tipo de pessoa que costuma incomodar bastante são aquelas chamadas de folgadas, que se aproveitam da boa vontade alheia. Contudo, antes de julgar o comportamento do outro, é necessário olhar para o seu próprio, a fim de identificar se não foi você quem deu espaço demais para que isso acontecesse. Colocar limites em relação ao que irá ou não fazer é fundamental para evitar esse tipo de problema.

A Importância do Autoconhecimento e da Autorresponsabilidade Para Evitar Se Incomodar Com os Outros

Depois de entender as razões que podem te levar a se incomodar com o comportamento de terceiros, é importante que saiba que a melhor maneira de evitar que isso aconteça é se conhecendo verdadeiramente. Quando você reconhece suas qualidades e pontos a serem melhorados, e aceita a sua essência, as atitudes dos outros tendem a deixar de te afetar, porque saberá lidar com seus sentimentos e emoções de forma equilibrada.

Outra vantagem do autoconhecimento é que, através dele, aprenderá a se responsabilizar por tudo o que se passa dentro de ti. Afinal, quando se incomoda com a forma com a qual um outro indivíduo age, isso diz mais sobre você do que sobre ele. E é essa consciência que irá fazer com que assuma o controle da sua própria vida e se torne o autor da sua história, deixando de lado o papel de vítima.

Espero que este artigo te ajude a se conhecer melhor e a aprender a lidar com os seus sentimentos e emoções, porque esse é o principal caminho para que o outro deixe de te afetar. Lembre-se sempre que quanto mais se conhecer, mais poderá se curar e se potencializar.

 

 

Copyright: 688688785 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes